EDIÇÃO 17 » FIQUE POR DENTRO

Fique à Frente da Curva


David Apostolico

O ajuste mais importante quando se faz a transição de cash games para torneios é a habilidade de ficar à frente da curva. Cash games podem ser considerados “estáticos”, no sentido de que os blinds nunca mudam – e mesmo assim ainda têm seu dinamismo, pois vários outros fatores se modificam. Porém, um jogador sólido pode ser vencedor mantendo a fundamental estratégia de ser paciente e escolher as oportunidades.

Jogadores de torneios não têm esse privilégio. Com blinds e antes sempre a aumentar, a ação é forçada. Ajustes são obrigatórios: permaneça estático em seu pensamento e você certamente será eliminado. Obviamente, isso não é nenhuma revelação (na verdade, é bastante elementar). Ainda assim, muitos ainda caem porque não agem rápido o suficiente – e a hora de agir é antes de os blinds ficarem muito altos.

Diversos jogadores esperam que os blinds e antes aumentem até um nível que faça valer a pena ser agressivo e tentar steals. O problema com essa estratégia é que os outros vão pensar da mesma maneira, tanto de um ponto de vista defensivo quanto ofensivo. Isto é, eles não apenas vão tentar levar pote como também vão impedir que você faça o mesmo. Além disso, os outros serão mais cínicos e poderão reconhecer sua agressividade como roubo. Por fim, se você não estava acumulando fichas até aí, corre o risco de ter que jogar com todo seu estoque: nunca é bom entrar em coin flips se isso puder custar sua vida no torneio.

Se algo soar familiar, eis uma simples frase para se ter em mente: Fique à frente da curva. O primeiro a falar geralmente é o vencedor em muitos aspectos da vida e dos negócios. Aqueles que conseguem identificar tendências e serem os primeiros a adotá-las obtêm os maiores lucros. A beleza de se jogar um torneio de poker é que você já conhece a tendência – não há segredo ou fórmula secreta. Estude a estrutura de blinds antecipadamente e fique atento ao tempo que falta em cada nível. Por mais óbvia que essa informação seja, muita gente ainda joga o tempo todo atrás da curva.

Pare um momento e reflita sobre suas últimas participações em torneios. Pense na primeira vez que você foi all-in. Você estava em desvantagem daquela vez, arriscando todo seu estoque? Esqueça o resultado daquela mão. Se na maior parte das vezes estava, você não está se posicionando à frente da curva. No próximo torneio que jogar, tente aumentar sua agressividade dois níveis antes do que normalmente faria.
Um ótimo campo de treinamento é jogar alguns sit-and-gos online ou em um cassino: são torneios rápidos e que vão lhe forçar a ser proativo, quer você queira, quer não. Ainda será necessário lidar com uma grande variância, assim como ocorreria em qualquer disputa mais longa. Contudo, ao correr riscos logo no começo, você na verdade diminui os perigos em vez de aumentá-los. Essas perdas iniciais provavelmente não vão lhe custar todo seu estoque e, embora elas nem sempre sejam bem-sucedidas, vão funcionar vezes suficientes para lhe colocar em uma posição melhor nas rodadas seguintes, de modo que você não vai precisar jogar com todo seu estoque mais tarde.
Boa sorte, e lembre-se: fique à frente da curva!

David Apostolico é autor de vários livros de poker, incluindo “Lessons From the Pro Poker Tour” e “Poker e a Arte da Guerra”. Ele está disponível para aulas de poker, e você pode contatá-lo em thepokerwriter@aol.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×