Especiais » Papo Cabeça

Estratégia no poker online: aprenda conceitos matemáticos para reduzir suas perdas no jogo


24/07/2017
» comente


Engana-se quem pensa que o poker online é um jogo decidido pela sorte. Na verdade, essa modalidade exige bastante inteligência estratégica daqueles que desejam sair vencedores na maioria das sessões.

De acordo com o livro Teoria do Poker, escrito por David Sklansky, − jogador profissional −, existe uma série de variáveis lógicas e dedutivas que cercam uma mesa de poker, e compreendê-las é algo essencial para se tornar um bom jogador. Entender, por exemplo, que o poker não é feito de truques nem trapaças, mas sim de aspectos técnicos, emocionais e “matemáticos” é o grande segredo para saber qual decisão tomar em diferentes cenários do jogo.

Se você é um jogador de poker online que tem acreditado somente na sorte, é hora de conhecer alguns conceitos matemáticos que podem melhorar sua performance:

Probabilidades no Poker

No Texas Hold’em − a modalidade mais comum nos jogos de poker virtual −, é importante aprender a calcular a probabilidade de acertar o jogo depois do flop (as três primeiras cartas comunitárias). As melhores “fórmulas” para chegar a uma previsão realista se embasam no número de outs, ou seja, nas cartas restantes do baralho. Veja alguns exemplos:

Probabilidade de acertar o jogo depois do flop, levando em conta duas cartas por vir (turn e river)

Entre 1 e 8 outs: faça a multiplicação do número de outs por 4
Entre 9 e 20 outs: faça a multiplicação do número de outs por 3 e adicione 8

Situação A: Depois do flop, você conta com uma pedida de sequência engavetada e presume que só ganhará o pote se acertá-la. Isso significa que você possui 4 outs. Ao fazer a multiplicação (4x 4) %, você descobre que tem 16% de chances de ter a sequência certa até o river.

Situação B: Passado o flop, você conta com uma pedida para um flush e uma sequência nas duas pontas, o que totaliza 15 outs. Ao calcular [(15x3) + 8] %, você constata que tem 53% de chances de fechar o jogo até o river.

Probabilidade de acertar o jogo depois do flop, levando em conta apenas a carta que virá em seguida (turn ou river)

Entre 1 e 3 outs: faça a multiplicação do número de outs por 2
Entre 4 e 8 outs: faça a multiplicação do número de outs por 2 e adicione 1
Entre 9 e 14 outs: faça a multiplicação do número de outs por 2 e some 2
Entre 15 e 20 outs: faça a multiplicação do número de outs por 2 e some 3

Situação C: Depois do turn, você possui um par fraco e pressupõe que ganhará a mão somente se acertar no segundo par ou trinca, possuindo 5 outs. Calculando [(5x 2) + 1, você descobre que as chances de acertar o jogo no river são de 11%.

Situação D: Depois do flop, você conta com uma pedida para um flush e uma sequência nas duas pontas. Dessa forma, você tem 15 outs. Ao calcular [(15x2) + 3] %, você conclui que as chances de fechar o jogo no turn são de 33%.



Comparando probabilidades com pot odds no poker online

Após calcular as probabilidades de acertar o jogo, é fundamental avaliá-las em comparação com as pot odds, isto é, a razão entre o custo da aposta e o tamanho do pote que você está disputando.

Por exemplo, se o pote tem $4 e o seu adversário aposta $ 1, você terá de pagar um quinto do pote para ter a chance de ganhá-lo. Pagar $1 para ter um lucro de $5 equivale a pot odds de 5:1. Em contrapartida, se você precisasse pagar $3 para ter um lucro de $9, sua pot odds seria de 3:1.

Tenha em mente que o valor do pote abrange não só as fichas que já estão nele, mas também todas as apostas da rodada atual. Ao determinar as pot odds e compará-las com as chances de acertar o jogo, você descobrirá se vale a pena ou não prosseguir com a aposta.

A importância desses cálculos para sua estratégia de poker online


Calcular probabilidades e pot odds pode parecer algo complicado, sobretudo quando se é um jogador iniciante. No entanto, o domínio desses conceitos matemáticos é indispensável para reduzir as perdas em longo prazo, o que pode ajudá-lo a se transformar em um verdadeiro “expert” e vir a ganhar dinheiro nos sites de poker.

É pertinente destacar, enfim, que os números sempre estarão presentes em qualquer mesa de poker. Os jogadores que possuem conhecimentos avançados sobre o tema, terão uma grande vantagem sobre seus oponentes.

Os cálculos apresentados acima são apenas uma introdução à matemática básica do poker, por isso recomendamos que você se aprofunde no assunto por meio de livros como “A Teoria do Poker” de David Sklansky e “Texas Hold’em, Odds e Probabilidades, de Matthew Hilger”.



Redação

www.cardplayer.com.br


Leia Também



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123