EDIÇÃO 17 » FIQUE POR DENTRO

Combate Mano a Mano: Holdplz Causa Todo Tipo de Confusão ao Jogar Errado no Flop


Craig Tapscott

Quer estudar mãos reais de poker com os jogadores de maior sucesso da Internet? Nesta série, a Card Player oferece análises de mãos com os maiores talentos do poker online.

Craig Tapscott: Situe essa mesa final para nós.
Anthony “holdplz” Spinella: Eu sou o terceiro de seis jogadores e o prêmio em dinheiro varia do primeiro prêmio de $91.500 ao sexto de $21.500. O líder em fichas, “Whooookidd”, que é um jogador muito bom e agressivo, está à minha esquerda. Um dos adversários tem jogado de modo muito, muito tight, mas de maneira agressiva, enquanto os outros têm apresentado um poker bem padrão, considerando os tamanhos dos estoques deles. Além disso, eu não tinha time bank, o que me apressou muito durante a mesa final, inclusive nessa mão.

Eu tinha K 10 no UTG com 35 big blinds, então decidi abrir com um aumento. Três dos cinco estoques atrás de mim eram bons para resteal e variavam entre 20 e 23 big blinds, então eu normalmente apostaria forte aqui. Contudo, baseado primeiramente no ICM (Independent Chip Model) e nas premiações, bem como na esperança de obter algum respeito, já que estava abrindo do under the gun, e também no fato de os estoques de mais de 20 big blinds serem uma quantia substancial para um reshove, eu achei que essa fosse uma boa oportunidade de abrir raise, independente da mão que eu tivesse.

CT: Explique o que você quer dizer com reshove. E se houvesse um estoque de 10 a 15 big blinds a falar, você ainda faria esse aumento?

AS: Quando alguém tem um estoque de 15 a 20 BBs, ele normalmente é chamado de reshove stack. Isso ocorre porque se trata de um estoque com o qual se empurra um raise all-in diante do aumento de alguém. Com 15-20 BBs, você tem eqüidade de fold contra qualquer aumento padrão de duas ou três vezes o big blind, então, se alguém estiver abrindo muitas vezes o pote, pegar uma mão marginal e empurrar contra um raise modesto pode ser uma boa idéia.

Já com estoques de 10 a 15 BBs a falar, eu não tenho certeza do que faria. Como eu disse, as premiações serão mais espaçadas, pois os jogadores vão ficar mais tight, só que esses estoques são muito pequenos e eles podem estar dispostos a apostar. Eu provavelmente aumentaria e pagaria diante de qualquer estoque de 10 a 13 BBs e largaria contra um de 15, mas também é provável que eu abrisse com um aumento e desistisse se houvesse dois ou três estoques de aproximadamente 15 big blinds em seguida, sobretudo porque as pessoas estão mais propensas a apostar com stacks próximos de 15 big blinds do que 20 ou mais.

Holdplz aumenta para 95.250. Whooookidd paga.

CT: Qual é sua reação imediata a esse call?

AS: Bem, ele tem cerca de 72 big blinds. Eu acho que está dando apenas call com algo como 7-7+, A-Q, A-J, A-10 e K-J+ do mesmo naipe, A-Q, A-J ou K-Q de naipes distintos, mas talvez um pouco mais tight por causa dos estoques a falar.

CT: Você tem alguma leitura desse oponente?

AS: Nós jogamos apenas alguns potes juntos na reta final desse torneio – uma mão em particular. Eu abri raise sendo o under the gun, ele apenas pagou, chegamos ao river e eu fiz um check-fold diante do empurrão dele: fora isso, apenas potes pequenos e insignificantes. Ele sabe que eu sou um jogador agressivo e que pensa, e provavelmente ele também é. Ele gosta de dar call pré-flop com algumas mãos marginais um pouco mais do que os outros, mas de forma justificável, já que joga muito bem pós-flop, e, tendo posição contra mim e estando com mais fichas, é provável que ele coloque muita pressão.

Flop: Q J 3 (pote: 274.500)

Holdplz pede mesa.

AS: Na verdade eu pedi mesa para pensar. Eu não tinha certeza sobre o que iria fazer, e estava pensando sobre quanto apostar e assim por diante. Contudo, antes que eu pudesse decidir, temendo que acabasse meu tempo e não tendo time bank, cliquei no botão de check. Eu devia ter colocado cerca de 140.000 e depois apostado o dobro se ele apenas pagasse, e empurrado se ele aumentasse.

Whooookidd pede mesa.

AS: Nesse momento, ele pode ter quase toda a gama pré-flop, embora possa apostar com Q-Q, J-J e A-Q (eu acho), e provavelmente K-Q, mas pode também pedir mesa depois de mim.
Turn: 8 (pote: 274.500)

CT: Depois do [rápido] pedido de mesa no flop, como você joga agora?

AS: Agora, depois de ter jogado errado no flop, estou perdido no turn. Realmente não gosto de fazer check-call, então reverto ao que meu plano do flop deveria ter sido — apostar/reaumentar. Porém, nesse momento eu estou apenas somando erros, pois espero que ele blefe no flop muito mais do que dê raise blefando diante de uma aposta no turn. Eu simplesmente acho que ele vai acertar alguma coisa com uma carta por vir. É provável que eu não tenha eqüidade suficiente contra a mão com a qual ele está empurrando, então, se eu for apostar, provavelmente devo apostar pouco e largar diante de um aumento.

Holdplz aposta 160.000. Whooookidd paga.

CT: Esse call simples pode lhe ajudar, de algum modo, a definir a mão dele?

AS: Eu não tenho tanta certeza sobre o que ele tenha nesse momento — algo como A-J, K-Q, A-10, especialmente se K-Q ou A-10 forem de copas. Depois que ele pediu mesa no flop, eu esperava que ele pagasse aqui: só que eu planejava dobrar a aposta em muitos rivers.

CT: Colocando-se no lugar dele, que gama de mãos ele acha que você tem para fazer essa aposta no turn?

AS: Eu não tenho certeza. Sinto que não posso ter toda minha gama pré-flop aqui, pois eu poderia dar check-raise no flop com muitas mãos. As únicas com as quais eu continuaria apostando aqui quase 100% das vezes provavelmente são A-10, K-K e A-A. Dessa forma, minha gama no turn pode ser muito ampla. Olhando rapidamente, algo como A-A, J-J a 2-2, A-10+, K-10+, Q-10+ e J-10 de mesmo naipe, A-10+, K-J+ e Q-J de naipes diferentes.
River: K (pote: 594.500)

CT: Você conseguiu um par, mas estou certo de que ainda está preocupado.

AS: Sim. Acertei o top pair no river e melhorei minha mão, mas isso também se encaixa em mãos A-10, K-J, K-Q dele. Há aproximadamente 600.000 no pote, e eu tenho mais de 1.100.000 restantes. Decidi tomar a iniciativa com…

Holdplz aposta 280.000.

AS: Eu estou fazendo uma aposta pelo valor relativamente pequena contra qualquer A-Q ou A-J ainda restante, mas…

Whooookidd vai all-in.

CT: Você deve estar derrotado, certo?

AS: Bem, aqui eu devo presumir que ele esteja apostando pelo valor com K-J, K-Q ou A-10, e preciso largar. Eu não vejo como ele possa estar blefando quando empurra aqui, especialmente após ter pedido mesa depois de mim no flop e apenas pagado no turn. Tendo em vista que só há duas mãos com as quais ele possa pagar minha aposta e eu derrotá-lo, fazer um check-fold talvez tivesse sido a melhor escolha nesse momento, pois ele também pediria mesa com A-Q ou A-J e apostaria por valor com suas mãos maiores que um par.

Holdplz larga. Whooookidd ganha o pote de 874.500.

CT: Que erros você cometeu nessa mão, e como você a teria jogado de modo diferente se pudesse?

AS: De cara, não tomar a iniciativa no flop. Esse foi certamente o maior erro que cometi nessa mão, pois ele me fez somar erros em cada street. Eu também não tinha planejado bem minha ação no turn e, se ele tivesse aumentado, eu provavelmente teria empurrado. No river, apostar pouco provavelmente foi errado, pois havia mais mãos com as quais ele poderia ter pagado e ganhado do que dado call e perdido.

Anthony Spinella começou a jogar em MTTs durante seu primeiro ano de faculdade e manteve um bankroll de duzentos dólares com cash games de $3-$6 limit. Ele subiu de níveis lentamente depois de ser transferido para SUNY Albany e ter conhecido seu mentor, “Jordankickz.” Ele então ganhou um freezeout de $300, que lhe valeu $16.000, e, duas semanas mais tarde, ficou em segundo lugar no evento de $215 do PokerStars, ganhando $93.000. Mais recentemente, Spinella ganhou no Full Tilt os eventos de $750.000 garantidos, levando $133.000, e de $1.000, faturando $101.000. Ele já competiu em várias etapas do European Poker Tour e está ansioso para fazer 21 anos em junho de 2009 e jogar na World Series of Poker.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2018. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×