GERAL

Usando a sua porcentagem de sucesso pra estimar seu “salário” no poker

por Vivi Saliba


 

30/11/2018 16:49
Usando a sua porcentagem de sucesso pra estimar seu “salário” no poker/CardPlayer.com.br
Vivi Saliba faz parte do time de embaixadores do 888poker


Todos nós sabemos que os jogadores não recebem exatamente um salário, mesmo aqueles que jogam a sério e full-time. Já que eles não tem salário, como será que os jogadores conseguem saber o quanto de dinheiro eles irão ganhar? Ou será que é tudo uma grande aposta, ou os jogadores conseguem estimar o quanto eles ganham (ou perdem) no mês?


A verdade é que os jogadores de poker podem fazer esse cálculo, principalmente usando a porcentagem de sucesso nas mesas como medida pra saber como será seu desempenho durante um certo período de tempo.


Para quem joga online, existem vários softwares que podem ajudar a traçar suas jogadas de diversas maneiras, incluindo aí o cálculo da sua taxa de sucesso nas mesas. Normalmente essa porcentagem de vitórias é definida pelas vitórias e perdas dos big blinds a cada 100 mãos jogadas, expressadas pela medida BB / 100. O cálculo também pode ser definido pela quantia de dinheiro arrecadada a cada 100 mãos, ou money / 100.


Se você é um jogador live, você terá mesmo que mapear seu desempenho manualmente, apesar de também poder encontrar apps pra ajudar a formar seu histórico. No caso dos jogos live, geralmente os jogadores calculam essa estimativa por quanto dinheiro eles ganharam ou perderam a cada hora de jogo (money / hour) ou de big blinds por hora (BB / hour).


Pra tornar essa estimativa mais compreensível, vamos imaginar dois tipos de jogadores, o jogador X e o jogador Y.


Se o jogador X tem uma taxa de sucesso de 10 BB / 100 e ele joga um $0.50/$1 pot-limit Omaha cash game, isso significa que ele ganha $10 a cada 100 mãos jogadas. Se o jogador joga uma média de 5.000 mãos por mês, ele pode esperar ganhar $500.


Se o jogador Y tem uma taxa de -5 BB / 100 e ele também joga um $0.50/$1 PLO cash game, isso quer dizer que ele perde $5 a cada 100 mãos. Se o jogador Y joga 1.000 mãos com essa mesma taxa, ele perderá  $50.


Em ambos os casos, os jogadores conhecem sua atual taxa de sucesso e usam ela pra estimar quanto eles irão ganhar ou perder em escala maior. Lembre-se que se a taxa é baseada em números maiores, elas serão mais úteis como indicadores de resultados futuros do que as taxas calculadas a partir de menos amostragem.


É claro que algumas vezes os jogadores vão superar ou aparecer abaixo do valor esperado, ou expected value (EV). Mas a longo prazo os números irão se balancear e chegar mais perto do que foi estimado, fazendo a taxa de sucesso de um jogador mais confiável como indicadora dos resultados futuros.


A meta de cada jogador de poker é conseguir elevar essa taxa e assim aumentar seus rendimentos. Isso não acontece de uma hora pra outra. Pra elevar sua taxa de sucesso, você deve estar focado nos estudos e batalhar muito. Você deve ter em mente algumas deficiências técnicas ou áreas de estudo como preflop limping, preflop flat-calling, c-betting nos flops, defender os turns, e apostar por valor nos rivers. Melhorar esses aspectos do jogo pode ajudar no aumento da sua estimativa de sucesso.


Você também pode aumentar seus rendimentos aprendendo a evitar alguns hábitos, que podem influenciar na queda da sua média de vitórias, como assistir vídeos enquanto joga, falar ao telefone, cair no famoso “tilt”, jogar muitas mãos de uma só vez, ou não prestar atenção às mãos em que não está envolvido. Qualquer coisa que te faça distrair do seu “A-game” pode - e provavelmente irá - afetar negativamente sua estimativa de vitórias.


A partir do momento que você puder calcular o quanto de dinheiro poderá ganhar, você então pode decidir quantas horas quer dedicar ao jogo, assim como o tamanho do esforço que você vai dedicar pra conquistar suas metas e traçar novos objetivos.


Seja você um jogador profissional ou recreativo, é sempre possível ter sucesso no poker, desde que você queira se dedicar a compreender o que está fazendo e focar sua energia e tempo no seu desenvolvimento. Batalhe duro o suficiente e você pode assim conquistar uma consistência nos seus rendimentos no poker - talvez até podendo no futuro chegar a um ponto em que você poderá olhar pra eles e poder chamá-los de “salário”.


Vivi Saliba faz parte do time de embaixadores do 888poker.



Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123