EDIÇÃO 14 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Vencedores se Concentram no Aqui e Agora

O passado e o futuro são irrelevantes


Alan Schoonmaker

Digamos que você esteja jogando no-limit hold’em.

1. O pote é de $100.
2. Você irá ganhar se conseguir a carta certa e perder se não consegui-la.
3. Você conhece as odds exatas contrárias a você consegui-la.
4. Não haverá mais apostas porque o apostador foi all-in.
5. Você está no zero a zero essa noite e tem $200 em fichas.

Hipótese A: As odds contrárias para você conseguir sua carta são de 10-1. Você investiu $30 no pote e lhe custará mais $15 para pagar a última aposta.

Hipótese B: As odds contrárias para você conseguir sua carta são de 4-1. Você investiu $20 no pote e lhe custará mais $20 para pagar a última aposta.

Em que caso é mais provável que você pagasse?

Você tomaria uma decisão diferente caso estivesse ganhando $500?

E se estivesse perdendo $500?

O que suas respostas significam?
Não podemos tirar conclusões definitivas de apenas duas perguntas, mas podemos dizer o que elas sugerem sobre seu raciocínio. Se você respondeu Hipótese A, estava pensando como um perdedor. Se respondeu B, estava pensando como um vencedor. Você deve saber se esse padrão se repete em outros lugares.

A Hipótese A tem uma expectativa negativa. As odds contrárias à sua vitória são de 10-1, mas você tem pot odds de apenas 6,67-1 ($100÷$15 = 6,67). Se fizer isso 110 vezes, irá:
Ganhar $100 10 vezes = +$1.000
Perder $15 100 vezes = -$1.500
Perda líquida a cada 110 vezes = $500
Prejuízo médio por aposta = $4,54 (cerca de 30% da aposta de $15)
A Hipótese B tem uma expectativa positiva. As odds contrárias à sua vitória são de 4-1, mas você tem pot odds de 5-1 ($100÷$20 = 5). Se você fizer isso 100 vezes, irá:
Ganhar $100 20 vezes = +$2.000
Perder $20 80 vezes = -$1.600
Lucro líquido a cada 100 vezes = $400
Lucro médio por aposta = $4 (20% da aposta de $20)

Ignore Fatores Irrelevantes
Mas e a diferença em seu investimento? Não é melhor arriscar $15 para proteger um investimento de $30 do que arriscar $20 para proteger um investimento de $20? A resposta não poderia ser mais simples: Não, não e não!

Quando você coloca um dólar no pote, ele não lhe pertence mais. O mesmo acontece com cada dólar no pote. Vencedores não pensam em “proteger seus investimentos”. Em vez disso, eles baseiam suas decisões na expectativa atual.

E quanto a como você está se saindo? Você deve decidir de modo diferente se estiver ganhando ou perdendo? Mais uma vez, a resposta é: “Não!” Seus resultados passados são irrelevantes, e vencedores ignoram seus resultados passados e outras coisas sem relevância, como a sorte que estão sentindo. Se a expectativa atual for positiva, eles apostam. Se a expectativa atual for negativa, eles correm. Se fizerem isso vezes suficientes, vão ganhar.

Muitos perdedores não são capazes de pensar dessa maneira. Por exemplo, eles dizem a si mesmos: “Eu cheguei até aqui, então tenho que pagar” ou “Eu não fiz um flush a noite inteira, então tem que ser agora” ou “Eu estou com tanta sorte que sei que minha carta vai vir”. Todas essas afirmações são idiotas.

Uma afirmação mais idiota ainda é: “Eu preciso me recuperar”. Se você pensa assim, provavelmente irá jogar mal. Em vez de analisar racionalmente sua expectativa atual, você irá se ater a seus sentimentos. Tentativas desesperadas de se recuperar já acabaram com inúmeros bankrolls.

Todos nós já nos arrependemos porque não saímos de um jogo logo, mas algumas regras para decidir quando sair são simplesmente estúpidas: “Saia quando estiver ganhando”. “Saia quando tiver duplicado seu investimento”.

Por outro lado, sair depois que tiver perdido determinada quantia é bem razoável. Se você perder muito, pode pensar: “Eu preciso me recuperar”.

Além disso, ganhar pode sugerir que você tenha uma vantagem nesse jogo, enquanto perder pode sugerir o oposto. Ganhar e perder podem afetar também sua imagem na mesa e as reações de seus oponentes. Leve em conta todos esses fatores, e então baseie inteiramente sua decisão de jogar ou sair em sua expectativa atual.

Não Pense Sobre o Que Você “Deveria Ter Feito”
Alguns perdedores não observam a ação para aprender com ela, mas para duvidar suas decisões passadas. Logo, em vez de se concentrar em como jogar essa mão, eles mentalmente revêem mãos passadas. “Eu deveria ter apenas pagado aquele aumento com 7ª 5ª; eu teria conseguido um flush. Eu teria ganhado $142 e estaria ganhando $25 em vez de perdendo $117”.

Quando vencedores descartam uma mão, eles a deletam mentalmente — a não ser que possam aprender com ela. Eles não podem ter aquelas cartas de voltam, então se esquecem delas e se concentram no que devem fazer agora: jogar seu melhor e coletar informações para fazer ajustes futuros.

Não Sonhe Com o Futuro
Vencedores planejam o futuro. Eles pensam sobre como devem jogar essa mão e as futuras. Perdedores sonham com o futuro: “Se eu ganhar esse pote, estarei perdendo apenas $130. Depois precisarei de apenas mais um para me recuperar essa noite”.

Enquanto perdedores ficam obcecados com o passado e sonham com o futuro, vencedores estudam os outros jogadores e decidem como ajustar sua estratégia. É a coisa mais inteligente que podem fazer e a hora mais importante — agora.

Leis dos Vencedores
1. Permaneça concentrado no que você deve fazer agora para maximizar seus lucros no longo prazo. Não se preocupe com o passado nem sonhe com o futuro. Concentre-se no que você deve fazer agora.
2. Aceite que dinheiro, tempo e esforço perdidos não têm volta. Eles são como o dinheiro no pote. Não importa quem o colocou ali; o que importa é quem irá levá-lo. Invista seu dinheiro e tempo apenas quando puder obter lucro com isso.
3. Preste atenção no que você está pensando. Pergunte-se constantemente: Eu estou concentrado em minha expectativa atual ou pensando sobre outra coisa?

Como Você se Classifica?
Essa escala classificatória mede quanto você se concentra no aqui e agora, na decisão atual, versus o passado, o futuro e outros fatores irrelevantes.

Circule o número que melhor descreve sua concordância com a seguinte afirmativa: Enquanto jogo poker, eu me concentro completamente naquilo que devo fazer AGORA para conseguir os melhores resultados no longo prazo. (7) Concordo muito, (6) Concordo, (5) Concordo um pouco, (4) Neutro, (3) Discordo um pouco, (2) Discordo, (1) Discordo muito.

A Questão Crítica
Revise essa coluna, em especial as “Leis dos Vencedores” e “Como Você se Classifica?” Depois, faça duas perguntas:

• Quais são as implicações de minha classificação?

• O que eu devo fazer de diferente? Liste ações específicas que você deve tomar para melhorar sua concentração no aqui e agora. Discuta suas respostas com alguém em quem você confie e faça boas anotações – essa é a postura dos campeões.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×