EDIÇÃO 13 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Pot-Limit Omaha: Melhores Estruturas de Draws

Straight Draws Fortes


Jeff Hwang

Antes de discutir jogos com menos participantes (short-handed) na próxima coluna, preciso primeiro escrever um pouco sobre straight draws fortes e sobre as melhores estruturas de draws utilizadas para flopá-las. Farei isso não apenas porque considero essencial compreender o pot-limit Omaha (PLO) de maneira eficiente em full tables — os grandes potes no PLO tendem a girar em torno de straight draws — mas também porque acho que será útil para se entender as diferenças entre mesas cheias e com menos participantes.

A tabela abaixo ilustra os straight draws fortes nos três tipos básicos de flops necessários para se produzir uma queda de pelo menos 13 cartas. Perceba que, para que pelo menos um draw assim esteja presente, o flop precisa ter no mínimo duas cartas conexas (como em 9-8-X), duas cartas com um único intervalo (como em 9-7-X) ou duas com dois intervalos entre elas (como em 9-6-X).

Straight Draws Fortes


Eis algumas idéias importantes:
1. É melhor estar na parte de cima — Na última edição, eu discuti “Draws Dominantes” e é aí que tudo começa. Se você quiser estar na extremidade dominante de um grande pote, precisa estar na parte de cima do bordo. Os nut draws de 13 cartas — Q-J-10-X em um flop de 9-8-2, J-10-8-X em um flop de 9-7-2 e 10-8-7-X em um flop de 9-6-2 — todos requerem que se esteja no topo do bordo; em contraste, os piores draws de 13 cartas, que formam o melhor jogo apenas com três outs (no caso dos flops 9-8-2 e 9-7-2) e sete outs (no caso do flop 9-6-2) estão na extremidade inferior. O mesmo é verdade sobre os draws de 16 cartas, enquanto o de 17 pode ser dominado pelo nut draw de 13 cartas.
Não precisa nem dizer que estar dominado em Omaha jamais é uma coisa boa.

2. Estrutura: Parte I — Existe pouca aleatoriedade quando se trata de straight draws. É preciso ter certos tipos de mão para conseguir acertar uma excelente; uma mão diferente como K-10-7-2, por exemplo, não flopa uma queda para seqüência. Em sentido oposto, quatro cartas perfeitas como J-10-9-8 pode conseguir nut-draws de 13 cartas de várias maneiras (7-6-X, 8-7-X, 9-7-X, 10-7-X). Assim, também é útil mencionar que, para conseguir, no flop, um draw de 16 cartas ou mais utilizando apenas duas do bordo no flop, sua mão inicial deve ter um intervalo (gap).

3. Estrutura: Parte II — Para flopar o poderoso nut-draw de 16 cartas utilizando apenas duas do bordo, é preciso ter uma mão com a mesma estrutura da Q-J-10-7 (uma quase-seqüência com um gap duplo na parte mais baixa) ou Q-J-9-7 (uma quase-seqüência com cartas conexas no topo e dois gaps duplos na parte baixa); a única outra mão que pode lhe dar um nut-draw de 16 cartas com duas do bordo é A-K-10-9 em uma mesa contendo Q-J-X. De acordo com Bill Boston, em Omaha High-Low, as odds para conseguir as duas cartas-chave são distantes, de cerca de 1-25, embora também seja verdade que há outras maneiras de ganhar uma mão sem conseguir formar o draw – sendo assim, tais estruturas de mãos geralmente são jogáveis, particularmente em posição final.

Para conseguir um draw de 20 cartas utilizando duas do bordo, sua mão deve ter a estrutura J-10-7-6 (uma quase-seqüência com gap duplo no meio). Contudo, mesmo conseguindo esse draw de 20 cartas, você fica facilmente dominado por um nut-draw de 13 cartas: J-10-7-6 perde quase em 1-2 contra Q-J-10-X em um flop contendo 9-8-X. Dessa forma, embora muitos jogadores sofisticados de PLO joguem com uma mão como J-10-7-6 (e eu mesmo faço isso), eu acho que ela tende a ser supervalorizada.

Estruturas de Mãos Premium Versus Especulativas
Eu fiz um ranking abaixo com os melhores draws de mãos por estrutura. A quase-seqüência de quatro cartas consecutivas, como J-10-9-8, tem as maiores chances de se beneficiar com o flop; além de ser capaz de conseguir um draw de 13 cartas de diversas maneiras, sempre que você conseguir dois pares altos, terá também uma queda nas duas pontas para acompanhar. Apesar do intervalo, J-10-9-7 também é uma mão excelente, enquanto J-10-8-7 é um pouco mais marginal. Ambas podem acertar bons flops e também pares mais draws de 17 cartas, enquanto J-10-8-7 tem uma chance remota de conseguir uma de queda de 20 cartas. Tais estruturas de draw são as premium ou quase-premium, e esses tipos de mãos são quase sempre jogáveis quando têm pelo menos duas do mesmo naipe.

Q-J-10-7 é outra mão que tem potencial para acertar um draw forte, e geralmente vale a pena ser jogada em qualquer posição; Q-J-9-7, do mesmo modo, também tem esse potencial. A mão Q-J-8-7 pode flopar uma queda de 20 cartas, mas é um pouco mais marginal. Essas são estruturas de draws especulativas mas de grande potencial. Como tal, você deve querer ver o flop, se possível gastando pouco, especialmente estiver fora de posição (o que significa que essas mãos devem geralmente ser descartadas de posição inicial em partidas nas quais é comum um aumento antes do flop). Perceba que outra das desvantagens desse tipo de mãos especulativas é que, ao contrário das “premium”, conseguir dois pares altos geralmente resulta em uma mão de via única.

Perceba também que nenhuma delas contém um gap na parte de cima, pois isso marginaliza quase todos os draws (com exceção de A-Q-J-X ou A-Q-10-X), pelas razões discutidas com profundidade em Pot-Limit Omaha Poker: The Big Play Strategy.

Melhores Estruturas de Draws


Jeff Hwang é um jogador semiprofissional e autor de Pot-Limit Omaha: The Big Play Strategy. Jeff é também um analista de investimentos que escreve sobre ações de cassinos para a Motley Fool em Fool.com. Para obter uma lista dos jogos de PLO perto de você, visite o website de Jeff no endereço jeffhwang.com




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×