EDIÇÃO 12 » MISCELÂNEA

Fique Esperto


Gavin Griffin

Lidando Com Um “Donkey” Irritante (CHIU)

Gavin:
Parabéns pelo seu sucesso. Eu tive a oportunidade de jogar com você durante a World Series do ano passado. Nós tínhamos um jogador muito irritante na mesa. Minha pergunta é: além de, obviamente, tentar bloquear mentalmente um jogador, como você lida mentalmente com alguém na sua mesa que é irresponsável, abusivo ou simplesmente mal educado durante horas sem que isso afete suas decisões? Obrigado. Boa sorte.
Saudações,
Todd

Oi, Todd:
Durante a maior parte do tempo, eu simplesmente tento ignorar um jogador irritante na mesa. Eu uso meus fones de ouvido ou converso com outras pessoas para tentar desviar a atenção de determinada pessoa. Se isso não funcionar bem, eu simplesmente o ignoro. Se o jogador então se torna abusivo para com outros jogadores ou o dealer, é hora de tomar providências. Esse comportamento é inaceitável. Eu sei que o poker pode ser frustrante e que é normal cutucar um pouco seus adversários para tentar desconcentrá-los, na esperança de afetar seus jogos, mas jamais é aceitável se tornar abusivo. Repetição de apelidos, linguagem ofensiva dirigida a um jogador ou dealer e atirar cartas são atitudes inaceitáveis que precisam ser controladas imediatamente. Com sorte, eu tenho capacidade mental suficiente para não permitir que as ações deles afetem minhas decisões. E boa sorte na WSOP desse ano!


Derrotando Muitos Oponentes

Qual é a coisa mais importante que você aprendeu para ganhar torneios de no-limit hold’em com muitos inscritos?
— Damian M. Moorman, Dayton, Ohio

Oi, Damian:
A coisa mais importante que aprendi sobre ganhar torneios com muitos oponentes foi que você não pode ganhar o torneio nos estágios iniciais, mas certamente pode perder. Eu não estou dizendo que não se deve aproveitar as vantagens iniciais ou se expor ridiculamente porque está no primeiro dia. O que eu quero dizer é que você não deve pressionar muito no início e tentar ganhar todo pote para acumular fichas. Sim, é claro que se deve tentar acumular fichas, mas faça isso ganhando potes modestos ou correndo riscos com desvantagens pequenas. Várias vezes eu coloquei muita pressão no começo de um torneio e acabei com raiva de mim porque fiz jogadas idiotas que me eliminaram muito cedo. Certifique-se de que suas decisões são seguras e de que suas informações são boas, e então espere que as coisas dêem certo.


Tomadas de Decisões-Chave na Mesa

Gavin:
Eu estou tentando aprender a ser um jogador de torneios melhor. Acho que um dos meus maiores erros é não analisar todas as informações que deveria antes de tomar decisões na mesa. Às vezes eu ajo pensando apensas nas minhas cartas, e então me vejo eliminado.
Que questões você se pergunta antes de decidir o que fazer em um torneio?
— Steve, St. Louis, Missouri

Oi, Steve:
Existem várias coisas que você deve levar em consideração antes de cada decisão que toma na mesa de poker:
1. Qual é minha imagem? Como eu posso tirar vantagem dela? Se você tiver uma imagem tight, pode usá-la a seu favor blefando um pouco ou jogando com mãos abaixo de seu range, na esperança de conseguir um bom flop e ganhar. Se tiver uma imagem loose, jogue mais tight, com mãos fortes e deixe as fichas virem em sua direção.
2. Como meu oponente tem jogado? Você deve sempre prestar atenção ao que está se passando na mesa, de modo a entender o estado mental de seu oponente em determinada mão. Ele sofreu uma bad beat ou perdeu um grande pote? Se isso aconteceu, você pode esperar que ele tente recuperar essas fichas imediatamente. Ele foi pego blefando? Algumas pessoas gostam de tentar outro blefe logo depois de terem sido pegas, pois os outros pensariam que elas jamais iriam blefar duas vezes seguidas.
3. O que meu oponente tem, e o que ele acha que eu tenho? Essas duas questões são fundamentais. Se você puder deduzir a provável mão de seu oponente e o que ele possivelmente acha que você tem, irá abordar a mão com mais informações. Obviamente, o poker é um jogo de informações incompletas, então às vezes suas respostas a tais perguntas serão equivocadas.
Apenas se certifique de que está prestando bastante atenção ao que está se passando ao seu redor, Steve. Essa é a melhor maneira de estar preparado para o inevitável.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×