EDIÇÃO 117 » COLUNA INTERNACIONAL

Usando blockers para blefar


Ryan Fee
Jogadores de alto nível têm um segredo para blefar com sucesso: bloqueadores, do inglês, blockers. Muitos de vocês já devem ter ouvido esse termo antes, mas provavelmente a aplicação estava ligada ao pré-flop. Neste artigo, vamos analisar como os blockers podem fazer nossos blefes funcionarem com mais frequência no pós-flop — e para fazer isso, vamos usar como exemplo uma mão que joguei recentemente. 

O QUE SÃO BLOCKERS?

A ideia é bem simples: se uma carta está em nossa mão, ela está bloqueando a chance de o nosso oponente ter combinações em seu range que teriam tal carta. No hold’em há 1.326 combinações possíveis de mãos iniciais, sendo que há 16 combinações de cada dois combos de cartas não-pareadas, ou seja, há 16 maneiras possíveis de alguém sair com 10-9 ou K-J (quatro do mesmo naipe, ou suited; e 12 de naipes diferentes, ou offsuited). Há também outras seis combinações para cada combo de mãos pareadas. Ou seja, existem seis maneiras possíveis de você sair com A-A (A♦A♣, A♦A♠, A♦A♥, A♣A♠, A♣A♥ e A♥A♠) ou outro par qualquer.

Pensar sobre ranges dessa maneira ou quando estamos aprendendo sobre blockers, nos ajuda muito. Por exemplo, se eu tenho A-K, pré-flop, a chance de nosso oponente ter par de Ases ou Reis é 50% menor, já que as combinações de A-A e K-K somadas vão cair de 12 para seis. Então, quando temos A-K, nós não deveríamos ter tanto medo de bater de frente com esses pares, uma vez nós os estamos bloqueando.

Aprender a usar blockers com efetividade é uma ferramenta muito importante para selecionar com mãos devemos blefar, tanto pré-flop quanto pós-flop. Se nós selecionamos mãos com os blockers corretos, a chance de o adversário oferecer resistência é menor.

Agora, vamos à mão.

Usando blockers para blefar

USANDO BLOCKERS PARA CONSTRUIR UM RANGE DE BLEFE

Eu aumento do button (BTN) e o big blind (BB) paga. O flop vem A♥ 10♠ 7♦. Ele pede mesa. Eu aposto. Ele paga.

O turn é um 2♠. Ele pede mesa. Eu aposto. Ele paga.

O river é um 2♣. Ele pede mesa. Como quais mãos eu deveria apostar?

Para responder essa questão, precisamos ter ideia do range que o BTN abre raise quando ninguém entrou no pote assim como o range de call do BB. Usando um programa para avaliar ranges, podemos dar uma olhada detalhada em como isso vai afetar nossa estratégia. 

No bordo A-10-7-2-2, não é difícil decidir com quais mãos podemos apostar nas três streets por valor, mostradas em verde escuro (98 combinações no total). No entanto, para fazer com que seja mais difícil jogar contra a gente, nós também precisamos balancear nossa range de aposta com combinações de blefes. Se não fizermos isso, nossos adversários podem nos explorar facilmente sempre dando fold com as mãos médias e fracas. Balanceando nosso range, nos explorar fica muito mais difícil. 

A melhor maneira de blefar é usar mãos que bloqueiam (mostradas em rosa no Quadro 3) as combinações de check-call do adversário (mostradas em verde escuro no Quadro 2). Essas mãos são escolhas efetivas por algumas razões. Primeiro, elas bloqueiam um número de combinações de A-X do adversário que dariam call em múltiplas streets. Se escolhêssemos J-9 para blefar, haveria 10 combinações a menos de A-J (há chances de o BB apenas pagar com A-J, apesar de a mão não estar no quadro) e A-9 que ele seguraria. Segundo, essas mãos podem se tornar mãos de valor até o river. J-9, J-8 e 9-8 podem se tornar o nuts em um flop A-10-7, além de bloquearem as mãos que nos pagam.

Lembrem-se também que podemos usar esse conceito para ter certeza que nossa range está perfeitamente balanceado. No exemplo acima, se apostamos o pote no river, com todo nosso range de valor e de blefe, nós precisamos de duas mãos de valor para cara uma mão de blefe para igualarmos as odds do pote que estamos dando para o adversário (2-para-1). Levando em conta que nossa range de valor consiste de 98 combinações, nosso range de blefe deveria ser de 49 combinações. Os blefes mostrados em rosa correspondem a 52 combinações de mãos, ou seja, para ficarmos completamente balanceados nessa situação, nós teríamos que deixar   mão três combos de mãos. Entretanto, na prática, principalmente em limites mais baixos, manter um range perfeitamente balanceado nem sempre é a melhor jogada.

Usar blockers para construir seu range de blefes é a melhor maneira de garantir que seus blefes tenham o melhor aproveitamento possível. Mantenha em sua cabeça: se sua mão tem pouco ou nenhum valor de showdown e bloqueia um certo número de combinações do range de call do adversário, então você deve colocá-la em seu range de blefe. 

Usando blockers para blefar

Quadro 1:
Range de Open Raise do BTN (44.19%)
Vermelho e Verde: Range que o BTN abre raise
Verde: Mãos fortes o bastante para apostar por valor nas três streets


Usando blockers para blefar

Quadro 2:
Range estimado de call do BB vs range que o BTN abre raise
Verde Claro: Fold para qualquer aposta no flop
Amarelo: Fold para qualquer aposta no turn ou river
Verde Escuro: Pode dar fold para uma aposta no river
Vermelho: Não vai dar fold


Usando blockers para blefar

Quadro 3:
Range de Open Raise do BTN com boas mãos para blefar
Vermelho e rosa = Range que o BTN abre raise
Rosa = Boas mãos para blefar no bordo A-T-7-2-2




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 117

Ano 10 - abril, 2017

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Raise Editora - Os melhores livros de poker do mundo totalmente em português

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×