EDIÇÃO 115 » COLUNA NACIONAL

Sobre Confiança e Números

Uma lição esquecida por muitos jogadores


Fellipe Nunes
Umas das primeiras regras que aprendi no poker é que você aumenta os buy-ins conforme seu bankroll cresce. Essa é uma das primeiras lições que um jogador que está tentando se profissionalizar aprende — e é também uma das mais esquecidas com o passar do tempo.

Alguns jogadores tendem não só a esquecer esse aprendizado como, muitas vezes, acabam dando pouca importância ao que os números dizem sobre seu grind e desempenho. Sei que vários jogadores sofrem com problemas de confiança, mas acredito que os casos mais complicados são aqueles que seguem extremamente confiantes no próprio jogo e se recusam a mudar, mesmo quando seus números e resultados não demonstram uma boa situação.

Todos os jogadores que estudam têm algum nível de buy-in no qual vencem com consistência. Estar atento aos seus números e ao que eles refletem deve basear não só suas ações no jogo, mas sua visão de si próprio como jogador.



Se você tem um ROI sólido jogando torneios até $22, por exemplo, mas está há três dias terminando a sessão muito negativo, por que não ajustar por um tempo e focar nos torneios até $11? Se as coisas não melhorarem, não há problema em reduzir um pouco mais o buy-in. “Ah, mas eu bato o field dos torneios até $22, estou confiante, etc.” Bom, você realmente pode cravar um torneio que equilibre suas contas depois de uma semana, talvez de um mês. No entanto, se fizer o devido ajuste de buy-ins antes de precisar dessa cravada, o risco de entrar em uma downswing diminui significativamente.

Se ontem seu dia de jogo foi terrível, procure ajustar um pouco a grade, jogue os torneios mais baratos e aumente as chances de hoje ser um dia ótimo. Não ignore seus números, olhe diariamente o que eles dizem. Se estão bons e você se sente confiante, vá em frente, jogue aquele torneio que te desafia, dê um passo adiante. Agora, se os resultados estão ruins, não teime com eles. Siga em frente novamente, levando em conta o conselho que seu gráfico está lhe dando. Deixe que seus números sejam seus melhores amigos.


NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×