EDIÇÃO 114 » COLUNA INTERNACIONAL

Jogando do Button contra um Raise

O quão loose devemos jogar do button quando alguém abre raise


Ryan Fee
Muitas pessoas me perguntam quão loose devemos jogar do button quando alguém abre raise. Eu sei que as pessoas querem uma resposta rápida ou uma dica confiável, mas há muitos fatores para serem considerados. Neste artigo, vou analisar os que considero mais importantes.

A primeira coisa, e provavelmente a mais importante, é qual o tamanho do raise do adversário. Seu range de mão deve se comportar de maneira diferente ao enfrentar um mini-raise, 3x, 4x ou 5x. Se você está encarando um mini-raise é bem aceitável jogar com algo como 25 a 30% do seu range. Isso porque você não precisa de tanta equidade contra a aposta mínima. Mesmo com uma mão como 75, você pode dar call, afinal, você está pagando 2 big blinds para tentar levar um pote com 5 (levando em consideração que os blinds desistam).

No entanto, é preciso estar consciente que ao pagar do button, há uma ameaça real de um squeeze. Porém, contra um mini-raise, eu sou a favor de jogar todas as Broadways, suited conncetors e cartas do mesmo naipe com um gap (como 97 e 108), além de Ases e Reis fortes também do mesmo naipe (como A9 e K9). Aqui, o risco de algum dos blinds fazer uma 3-bet é contrabalanceado com o pequeno preço que você está pagando para jogar essas mãos.



Quando os tamanhos de apostas vão ficando maiores, as coisas começam a mudar. Quando alguém faz um squeeze, você perde mais fichas. Se alguém faz um raise de 3 vezes o big blind, uma mão como K8, que geralmente jogada bem do button, se torna uma mão não lucrativa para apenas dar call. 

O segundo fator é: de onde meu adversário está abrindo raise? Posição é crucial. Você não deve tratar o raise do UTG e do cutoff (CO) do mesmo jeito. Basicamente, o range do UTG é de 15% das combinações possíveis de mãos, enquanto o do CO chega até 35%. Essa é uma diferença muito importante e que você deve levar em consideração quando estiver pensando na equidade da sua mão ao fazer dar um call mais loose do button.

Resumindo, existem mãos que você deve pagar do button quando o CO fizer um raise, mas que você deve dar fold se o aumento vier do UTG, isso inclui mãos que mencionei acima, como K-8 e 7-5 do mesmo naipe.O terceiro fator a ser considerado é o estilo de jogo do oponente. Pagar um aumento de um jogador looser não é a mesma coisa de pagar um aumento de um jogador tight. Algumas das mãos que citamos, como A-To, K-Jo e J-Qo, você irá querer jogar contra jogadores loose, mas não contra um jogador tight. Talvez, isso seja meio óbvio, mas na prática sabemos que as pessoas cometem muito mais erros dos quais se arrependem depois.

Minha sugestão é que você passe algum tempo “brincando” com softwares que calcula sua equidade baseado no range do adversário, como o Equilab. Isso ajudará sua memória e será muito útil quando uma situação semelhante aparecer nas mesas.

Conhecer e saber utilizar o range de mãos é essencial para cometer o mínimo de erros antes do flop. Amadureça essa ideia.

Ryan Fee é instrutor do site Upswingpoker.com, já ganhou mais US$ 3 milhões em torneios ao vivo e possui um bracelete da WSOP.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 114

Ano 10 - janeiro, 2017

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aposte agora no SportsBet.io
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Astropay

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2018. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×