EDIÇÃO 114 » COLUNA NACIONAL

Brasil: um país de altos e baixos


Leonardo Baptista

Ainda sobre o Brazilian Gaming Congress, um tema me chamou muita atenção e ainda merece destaque: os investimentos em jogos no país. E para isso, vamos falar da excelente palestra Perspectivas Econômicas do Brasil – Porque o país necessita de investimentos e quais os prós e contras de investir no mercado de jogos brasileiros, apresentada por Ricardo Amorim, CEO da Ricam Consultoria e apresentador do Manhattan Connection, da GloboNews.

 

Para começar a falar em investimentos temos que levar em conta o atual cenário brasileiro e mundial. O País possui hoje um quadro instável, com oscilações políticas e econômicas, sendo as principais delas: a inflação na casa dos 6,58% ao ano, o desemprego que atinge mais de 12 milhões de brasileiros, a redução do Produto Interno Bruto (PIB) e a instabilidade política causado pelo impeachment da presidente Dilma e as denúncias da Lava-Jato. Porém, no exterior a turbulência não é diferente. A eleição de Donald Trump também deixou em aberto o rumo que seguirá a economia americana e mundial.

 

Para 2017, as projeções econômicas para o Brasil não são as melhores. Quando falamos do PIB, a previsão é de que cresça algo em torno de 1%, índice considerado baixo para países em desenvolvimento. Outro ponto que merece destaque são as oscilações da taxa de câmbio. Todos esses fatores contribuem para redução na confiabilidade e consequentemente a queda dos investimentos no País.


O ano 2016 foi um dos mais turbulento da nossa história, mesmo em comparação com o impeachment do presidente Collor.


Historicamente, como apresentado por Amorim, mesmo após períodos de declínio econômico, devido a grandes crises/eventos, crack de 29, petróleo de 79, plano Collor e impeachment nos anos 90, bolha imobiliária americana de 2008, a retomada da nossa economia acontece de forma relevante nos anos posteriores.


E assim como foi nos anos 90, a mudança do governo trouxe novo ânimo e tem, a despeito do que muitos apostaram, colocado o País nos trilhos e a equipe econômica tem se engajado nas múltiplas estratégias para levar o País a estabilidade.

Hoje temos 23,1 milhões de pessoas na classe AB; 113,1 milhões na classe C e 70,8 milhões de pessoas na classe DE. Em 2004, os índices indicavam maior número de brasileiros na pobreza, com 13,6 milhões na classe AB; 72,1 milhões na classe C e 97,4 milhões nas classes DE. Estes números mostram que atualmente o País possui um número maior de pessoas aptas ao consumo, seja ele em alimentação, moradia, vestuário, bens de consumo e por que não em lazer. O Brasil possui inúmeros meios para movimentar o entretenimento e o turismo local, entre eles a instalação de cassinos e resorts.

 

Outro ponto positivo, que mostra o País no rumo certo são os índices relacionados ao agronegócio. O saldo comercial do agronegócio vem em uma crescente desde 1980, dando um salto no ano 2000 e alcançando os 90 bilhões de dólares em 2016. Esse crescimento fez com que o interior brasileiro também se desenvolvesse e gerasse renda para os moradores locais. Fato importante para reduzir o inchaço nas grandes capitais e aumentar a renda per capita dos brasileiros.

 

Como podemos ver entre altos e baixos na economia e na política, o Brasil tem tudo para ainda ser o País do futuro. E a legalização dos jogos de azar só tem a contribuir com as riquezas do País. 

 

Leonardo Baptista é CEO do site Betmotion.com
Defensor fervoroso dos jogos de azar, de habilidade, de aposta, UNO, Gamão, Truco e Pif, entre outros.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×