EDIÇÃO 109 » MISCELÂNEA

Explicando Poker como se eu tivesse cinco: Isolar um oponente


Equipe Card Player

Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.

 

O CONCEITO: ISOLAR UM OPONENTE

 

É uma aposta ou um aumento que encoraja um ou mais jogadores a desistirem da mão. O objetivo é ficar heads-up contra apenas um jogador. Jogadores de poker geralmente isolam um oponente quando têm uma mão que joga melhor apenas contra um adversário ou quando eles querem explorar um jogador fraco. Empurrando os outros jogadores para fora do pote, você tem mais chances de vencer a mão.

 

OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO ANOS.

 

Isolar um oponente consiste em expulsar outros jogadores do pote, deixando apenas um, além de você, claro.

 

DÊ-ME UM EXEMPLO

 

Vamos dizer que você tem um par médio, como par de Oitos, e está no hijack. Um short stack empurra all-in de apenas quatro big blinds. Você quer pagar o all-in, mas sabe que se apenas der call, as chances de um ou mais jogadores também pagarem é grande, principalmente os blinds, que ganharão boas odds, o que reduziria drasticamente as chances de o seu par de Oitos vencer.

 

É aqui que você faz a jogada para isolar o adversário, dando um raise para algo como 10 ou 12 big blinds. Agora, para ver o flop, os jogadores terão que pagar um preço muito mais caro. Assim, o range de call dos outros adversários será bem mais tight. Muitas vezes, eles até podem desistir de mãos como A-10, K-J e K-Q, que possuem boas chances contra pares pequenos e médios.

 

Mas você não precisa fazer essa jogada apenas para isolar os shorts. Com frequência, você pode utilizá-la para isolar um jogador fraco ou um maníaco. No geral, se esses tipos de jogadores entrarem de limp ou derem raise das posições iniciais, você pode fazer um reaumento, mesmo com uma mão que deveria apenas dar call ou até fold, para que o resto da mesa não entre na mão também. Agora, além ter a vantagem de ser melhor jogador que o adversário, você também tem posição sobre ele.

 

Claro que nem tudo são rosas. Existe a possibilidade de alguém depois de você acordar com um monstro, o que fará com que sua jogada custe mais fichas do que geralmente custaria. Se houver um bom jogador ainda para falar e ele perceber que você tem feito isso muitas vezes, ele irá começar a reagir com 3-bets e cold 4-bets.

 

E caso você comece a isolar os adversários com mãos muitos marginais, você também pode ter muitos problemas pós-flop. Nem sempre a posição e a habilidade serão o bastante para vencer uma mão.

 

Isolar o adversário pode ser uma jogada bastante lucrativa, mas contra jogadores bons e agressivos é bom tomar bastante cuidado.

 




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×