EDIÇÃO 108 » MISCELÂNEA

The Book Is On The Table - Daniel Negreanu: Power Hold'em


Marcelo Souza

Power Hold’em foi escrito por uma das maiores lendas da história do poker, Daniel Negreanu, em conjunto com outros jogadores formidáveis. Neste livro, você encontrará observações sobre formas de jogar que o surpreenderão, assim como abrirão a sua mente para o small ball. O poker small ball é projetado para ajudá-lo a vencer em todas as formas de no-limit Texas hold’em, usando uma abordagem de apostas que limita os riscos em cada mão, enquanto estimula o jogo agressivo. Essa também é uma oportunidade de desvendar as mentes de Evelyn Ng, Todd Brunson, Erick Lindgren, Paul Wasicka e David Williams, que têm participação fundamental no livro.

Capítulo 2 – Todd Brunson
Vencendo nos Cash Games de Limites Altos
 
O BLEFE 
A maioria das pessoas que raramente joga, ou que nunca tenha jogado poker, acredita que o jogo tem tudo a ver com blefar. Eles acham que blefar é a base da estratégia. Algumas pessoas que jogam regularmente também têm esta ilusão. Se você é uma destas pessoas, se constantemente tenta blefar e apanhar blefes, vai ter uma vida difícil no poker.
 
Blefar pode ser a jogada mais extremamente valorizada no poker. De onde eu vim, um blefe é coisa como você tentar empurrar uma ovelha colina abaixo. Uma ovelha não vai se permitir ser empurrada colina abaixo. Nem a maioria dos jogadores de poker vai se deixar levar por um blefe, pelo menos não muito frequentemente. Alguns jogadores virtualmente nunca podem ser blefados; o calling station está no topo da lista.
 
O “idiota” está logo depois do calling station na lista dos Não-Blefe-Contra-Eles. Um jogador precisa ter algum bom senso para descartar uma mão. Nunca tente blefar um idiota! Isto é verdadeiro o tempo todo, mas especialmente se o idiota estiver perdendo. Sempre que tiver uma compulsão de blefar um idiota que está perdendo, peque o seu dinheiro, jogue 95% no vaso sanitário e dê descarga. Mantenha os outros 5%. Ao final de um ano, você conseguirá um lucro enorme.
 
Na verdade, não crie o hábito de blefar qualquer tipo de jogador que esteja perdendo uma quantia significativa de dinheiro. Perdedores de qualquer tipo sempre acham que os oponentes têm observado a sua falta de sorte, e estão tentando levar vantagem disso. Muitos outros jogadores também fazem isso. Não seja um deles! Espere por uma boa mão contra jogadores que estejam perdendo, então aposte pelo valor até o fim.
 
JOGADORES para BLEFAR
 
Então, quem você deveria blefar. Os jogadores tight normalmente são alvos muito bons. Uma vez que eles não acertem o flop, frequetemente se rendem sem lutar. O jogador loose e agressivo também é um bom alvo, mas este “pato” pode ser mais difícil de enrolar.
 
O estilo de jogo dos oponentes loose e agressivos exige que eles simplesmente não desistam de um pote quando forem desafiados. Frequentemente eles pagarão raises com o par mais baixo ou com um straight draw na gaveta que a maioria dos jogadores descartaria imediatamente quando tomasse um raise. Com frequência, eles não conseguem as pot odds adequadas para fazer estas jogadas, mas eles roubam tantos potes que ocasionalmente podem desistir de alguma equidade para manter a imagem à mesa. Eles também normalmente acreditam que podem dominar os oponentes na última street.
Não estou dizendo que você não deva blefar estes sujeitos, somente seja cauteloso quando o fizer. Pode ser preciso mais de um tiro para que o serviço seja feito. Eles podem pagar o seu raise com uma mão fraca, digamos, par mais baixo ou algumas vezes até mesmo sem par e sem draw. Mas então, quando eles derem check na quarta street, você não pode mostrar fraqueza ou eles atacarão. Continue com a jogada e dispare novamente.
 
Se um jogador loose e agressivo pagar pela segunda vez, mas você ainda sentir fraqueza e acreditar no seu primeiro instinto, dever seguir em frente. Termine o que começou e dispare o terceiro tiro! Você tomará o jogo dele se ele não completar o draw, não tiver um draw, ou tiver um par pequeno. Mesmo se você julgar mal a força da mão dele, será difícil para ele pagar com o segundo par ou até mesmo com top pair. Parecerá que você tem dois pares ou melhor.
 
Muito poucos jogadores podem blefar em todas as três streets, e bons jogadores sabem disso. Mesmo quando eles pagam duas vezes, frequentemente recuarão na aposta final. Repare que eu disse “bons jogadores”. Idiotas e novatos frequentemente se esquecem deste fato. Mas é claro, você não deveria blefar esses sujeitos de qualquer maneira.
 
Se você tentar esta jogada muito frequentemente, ela não funcionará contra qualquer um. À medida que observar os oponentes e os classificar em categorias, e perceber como eles jogam, eles farão o mesmo com você. Até mesmo idiotas notarão que você jogou cinco mãos seguidas e foi pego blefando em três delas.
 
IMAGEM À MESA
Tenha certeza de ter uma boa imagem à mesa antes de tentar um blefe. Se você jogou cinco mãos seguidas, a sua imagem à mesa por enquanto está arruinada, e parecerá que você está em “tilt”. Recoste-se na cadeira e espere por uma mão; de qualquer maneira, provavelmente você não conseguirá ação até que venha a calmaria.
 
Se você ainda não jogou nenhuma mão por horas e um jogador bom, porém loose, der raise antes de você de posição intermediária a final, esta pode ser a sua chance. A sua imagem à mesa deve ser boa, e você pode colher bons frutos. Não se esqueça que eu disse “jogador bom e agressivo”. Se ele for um jogador ruim e agressivo, pode não ser capaz de largar uma mão marginal, e você estará apenas queimando as suas fichas.
 

 
TÍTULO: Power Hold’em (Power Hold’em Strategy)
AUTOR: Daniel Negreanu
NÚMERO DE PÁGINAS: 442
PREÇO: R$ 95,00
DISPONÍVEL EM: www.raiseeditora.com

 




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 108

Ano 9 - julho, 2016

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Torneio Exclusivo da CardPlayer no MicBet
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Greysnow Poker

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×