EDIÇÃO 106 » COLUNA NACIONAL

Jet Lag


Dr. Fabiano Gênova
Meses estudando e revendo as principais mãos dos grandes torneios, artigos lidos e atualizações feitas. Dinheiro economizado durante um ano todo. Pronto! Já está na hora de partir para um grande torneio internacional de poker ao vivo.
 
Com o aumento gradativo do número de adeptos ao poker, surgem mais e mais torneios importantes mundo a fora. Tradicionais séries, como WSOP e EPT, já dividem o calendário com outros grandes eventos. Frequentemente, importantes jogadores se deslocam de um país a outro em busca de um tão sonhado troféu, braceletes e, claro, muito dinheiro. Alguns passam horas e horas dentro de um avião, enfrentam escalas, trocam de aeroportos, isso em poucos dias. Fusos horários são atravessados rotineiramente por essas pessoas, às vezes, não dando chance ao organismo de acertar os ponteiros do relógio biológico.
 
Mas e agora? Como meu organismo reagirá?
 
Essa desordem biológica, provocada pela troca de fuso horário em viagens, é denominada de jet lag. Engloba um conjunto de sintomas físicos, temporários, capazes de causar horas de muito stress e incômodos logo após o desembarque durante uma viagem. É uma alteração causada no nosso ciclo circadiano, em que seu corpo teria cerca de um dia todo para completar as principais tarefas necessárias para o bom funcionamento do organismo, mas como tudo foi compactado em poucas horas... Complexo, não é mesmo? Imagine para o seu organismo entender toda essa mudança.
A Terra divide-se em 24 segmentos longitudinais, sendo que cada um deles tem um fuso horário. À medida que atravessamos essas fatias verticais, pior será o jet lag. Portanto, viagens mais longas no sentido horizontal, tendem a serem as mais sintomáticas.
 
 Os sintomas vão desde cansaço, fadiga e insônia, passando por dores de cabeça, problemas gástricos e até uma queda relevante no sistema imunológico. Geralmente, o nosso organismo demora cerca de um dia para se adaptar para cada fuso horário modificado em viagens no sentido leste e um dia e meio para os fusos no sentido oeste. Então, como fazer para que essa mudança no meu organismo não cause diminuição do meu rendimento nas mesas?
 
Algumas mudanças poderão ser feitas bem antes da data de embarque para o país de destino. Ir acostumando o organismo ao futuro novo horário é uma boa opção para quem possui um planejamento:
 
Ajustar as refeições 
 
Tente modificar o horário das refeições ainda no país de origem. Se a viagem for para um lugar com diferença de três horas a mais, por exemplo, tente adiantar suas refeições dias antes do embarque.
 
Hora de dormir
 
Assim como nas refeições, nos dias que antecedem o embarque, adiantar algumas horas  o horário de ir para a cama é uma opção para evitar a sonolência no destino. Evite dormir logo após a chegada e tente programar o seu descanso para o horário correto de dormir
 
Hidratação
 
Agua ou qualquer outro líquido saudável é indispensável para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Mantenha-se sempre hidratado. Não tome bebidas que contenham cafeína antes ou durante o voo. Ao chegar, só faça uso desta substância até por volta das 15h no horário local.
 
Aconselhamento médico
 
Procure o seu médico para que ele possa aconselhar e planejar a minimização dos desgastes da viagem. Se você possuir alguma doença crônica, é indispensável a consulta com esse profissional para a programação dos horários das medicações de uso contínuo.
 
Chegue antes
 
Para viagens mais longas, não é aconselhável chegar apenas um dia antes do torneio. Você precisará de tempo, dias, para que seu organismo se acostume à nova rotina. Um organismo adaptado será capaz de proporcionar um melhor rendimento físico e mental.
 
Com essas orientações você será capaz de melhorar o seu rendimento nas mesas. Se os sintomas do jat lag aparecerem, não se preocupe, em poucos dias, você estará adaptado.
 
Dr. Fabiano Gênova, CRM-SP 129.224, é médico, clínico geral com atuação em reumatologia e joga poker há quatro anos. Twitter: @DrFabianoGenova
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×