EDIÇÃO 17 » COLUNA INTERNACIONAL

Faça o Que For Preciso

O sucesso no poker exige trabalho duro


Roy Cooke

“Eu não preciso ser o melhor jogador do mundo. Só quero ganhar algum dinheiro”, disse o profissional batalhador.

Durante anos, o Sr. Batalhador tem labutado, sobrevivendo em jogos de limites médios. Mesmo vencedor, ele não pode dar um estilo de vida de qualidade à sua família. E estava em busca de algumas dicas rápidas para melhorar seu jogo, algo que lhe impulsionasse, melhorasse seu jogo de profissional batalhador marginal para o de grande vencedor que ganha dinheiro como ele vê os outros profissionais ganhando.

Eu tinha sugerido livros para que esse lesse, mas ele não queria se esforçar. Ele estava buscando “O Segredo” — a chave simples que o tornaria um grande vencedor — que todo mundo obviamente estava escondendo dele. Ele não ficou feliz quando eu lhe disse que esse segredo não existia.

Uma mente fechada pode ser uma falha fatal, tanto na vida quanto no jogo. O Sr. Batalhador estava em busca de solução para seu poker ineficaz, mas rejeitou a solução de abordar o jogo como um estudante. Tiger não aparece simplesmente e começa a detonar. Ele usa uma seqüência estudada de tacadas calculadas à medida que joga. Eli e Peyton Manning não entram em campo e começam a explodir bombas. Eles revêem os vídeos dos jogos e constantemente trabalham em suas habilidades.

Jogadores insatisfeitos com seus resultados sempre me dizem quão mal eles estão se dando. Se, ao longo do tempo, outras pessoas estão tendo desempenhos melhores que o seu, existe um porquê para isso. Não é o dealer nem o baralho! Você está sendo derrotado por seus concorrentes. Essa é a má notícia. A boa é que há esperança. Você pode melhorar seu jogo!

Leitura, avaliação e preparação mental são partes do jogo. É fácil aprender o básico do poker, e relativamente fácil derrotar jogadores recreativos que só querem se divertir. Mas o jogo de poker é incrivelmente complicado de ser jogado em um nível alto, exigindo atenção, concentração, habilidades analíticas e grande conhecimento — habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos!



Para levar seu jogo além das estratégias básicas de seleção de mãos com habilidade de leitura de mãos baseadas no senso comum, você precisa aprender habilidades difíceis. É preciso entender a teoria do jogo, saber as pot odds e ser capaz de ler oponentes, definir matematicamente a gama de mãos deles, estabelecer como sua mão joga contra as gamas deles e mesclar teoria do jogo e conhecimento estratégico para fazer jogadas eficientes na hora certa. Você também deve desenvolver suas habilidades competitivas, concentração, resistência mental e força mental e emocional. Adquirir essas habilidades com proficiência requer muito conhecimento e esforço pessoal. Você precisa ser inteligente, competitivo e disciplinado, e não há como se tornar um grande jogador sem muito esforço.

Com as recentes mudanças no poker online e as condições econômicas atuais, o poker se tornou muito mais difícil. Muitos novatos da recente explosão do poker aprenderam a jogar, alguns excepcionalmente bem! Muitos outros deixaram o jogo. Além disso, os mais espertos e mais duros ainda estão em ação. A vantagem de todo mundo contra a concorrência diminuiu. Agora, mais do que nunca, é necessário se dedicar ao jogo se quiser vencer.

Nesse ambiente, estratégias básicas não criam mais vantagens significativas. Se você quiser uma vantagem ampla o suficiente para ganhar a vida jogando hoje em dia, precisa ir bem, bem, bem além do nível básico de raciocínio. É preciso saber como derrotar as pessoas com conhecimento de seleção de mãos e estratégia básica. Você precisa entender o jogo conceitualmente e ser capaz de pegar princípios de poker e analisar contra-ataques efetivos para a gama de mãos de seu oponente. Deve distinguir quando é conceitualmente correto utilizar certas jogadas e quando não é. Soa fácil, mas não é. É trabalho árduo.

Conhecimento de poker é fácil de adquirir: muitos estudaram, inclusive vários jogadores recreativos. Estudar livros e aprender seus conceitos é apenas o começo. Você deve trabalhar para colocar em prática o que aprendeu. Para dominar, precisa de atenção para aprender as tendências de seus oponentes, de modo a poder utilizar de modo efetivo seu conhecimento, disciplina e estabilidade emocional.



Eu aprendi poker em vários ciclos, e ainda tento somar algo a meu jogo sempre que jogo. Eu estudei os livros e criei um grande nível de conhecimento estratégico. Depois, trabalhei em minha habilidade de me concentrar. A partir daí, trabalhei em minhas habilidades de solucionar problemas. Eu analisava situações de minhas sessões para ver em retrospecto se jogadas melhores estavam disponíveis para elas ou se eu tinha lido meus oponentes com precisão. Fazer esses exercícios melhorou minha resistência e acuidade mentais, e minha memória, e me fez usar minha aplicação do conhecimento para aumentar a profundidade de minha criatividade na mesa. Isso criou vantagens que me deram expectativas positivas contra oponentes sólidos que aplicavam estratégia básica, e me possibilitou usar o jogo para construir minha vida.

O Sr. Batalhador jamais vai ser “o melhor jogador do mundo”. Sem trabalho duro, ele não chegará nem perto de se tornar o melhor jogador que ele pode ser. Ele precisa sobreviver, mas não cria a vantagem vencedora que constrói uma vida positiva no poker. Ele não será capaz de competir contra a massa de jogadores inteligentes que está fazendo um esforço muito maior que o dele. Esses caras são difíceis de evitar hoje em dia.

Se você for jogar, esforce-se ao máximo. Ter uma existência marginal com um jogo marginal é uma vida péssima. O caminho está cheio de eliminados que não se comprometeram com a excelência. É difícil adquirir esse nível, mas a vida é muito mais difícil se você não adquiri-lo!
Eu sinto muito pela situação do Sr. Batalhador, mas meu conselho é simples: pare de se lamentar e comece a trabalhar — ou desista e arranje um emprego.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2018. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×