EDIÇÃO 101 » COLUNA NACIONAL

A Importância do Foco

Concentre todas as atenções nas mesas


Fábio F1oba Maritan
Um dos grandes trunfos de um bom jogador é trabalhar na infinidade de possibilidades que jogar poker proporciona. Para o ambiente competitivo do poker profissional, estar focado diz respeito a concentrar toda atenção nas ações que ocorrem na mesa e usá-las no decorrer do tempo. Oras, partindo do ponto que informação é sinônimo de fichas, nada mais justo que se esforçar nesse sentido.

O grande problema é que, seres humanos que somos, facilmente somos distraídos pelo mundo à nossa volta. Distrações que vão desde um simples cheiro diferente até algo mais comum hoje em dia: a conexão com o mundo virtual. A evolução tecnológica que conecta as pessoas, principalmente através de seus smartphones, nos coloca de frente a um bombardeio de informações, muitas vezes totalmente nocivas à produtividade. Consultar o celular uma vez ou outra, tudo bem, muitos jogadores até usam desse artifício para relaxarem um pouco, porém o problema, como sempre, está nos excessos.



Considerando que um torneio de poker exige horas e horas de concentração, é natural que nossa mente se distraia e o nosso nível de atenção oscile. Como já sabemos, em um curto lapso de tempo mal gerido, fichas construídas em dias passam para a pilha do adversário em instantes, e aquela oportunidade diz adeus. Aquela situação que, quando posteriormente observada, seria diferente caso fosse revivida. E olha que hoje não estamos falando das tão cruéis bad beats. Daí que entra algo de extrema importância: a disciplina. Disciplina para focar em si mesmo quando a mente quer escapar. Controlar os próprios impulsos e emoções. Com certeza, jogadores mais experientes se dão bem com esse predicado. Aquela cobrança de você com você.

A meu ver, somente técnica — nem mesmo inteligência — é suficiente para o sucesso no poker moderno. Vários jogadores são muito fartos nesse sentido, porém não logram êxito, pois pecam demais no aspecto emocional, principalmente no que tange ao foco e disciplina. Aqui cabe frisar também o quanto a má disciplina impacta na gestão de bankroll. Interessante que, até então, questões relacionadas à inteligência emocional não eram tratadas como um adendo nos cursos e coachings de poker espalhados por ai. Talvez porque o dinheiro já tenha sido mais fácil anteriormente, mas é perceptível a ascensão desse quesito nos jogadores bem-sucedidos na atualidade.

No mais, ciente que nunca será o bastante, quanto mais esforço para se diferenciar em relação ao universo de jogadores, mais se tem a ganhar. Seja no aspecto técnico ou emocional do jogo. Caso queira de verdade, procure um profissional de referência na área e acelere sua evolução. Sucesso nas mesas e até a próxima.


NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×