EDIÇÃO 99 » MISCELÂNEA

Explicando Poker como se eu tivesse cinco: VPIP


Equipe Card Player
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: VPIP
 
VPIP é um acrônimo para Voluntary Put Money In Pot (Colocar Dinheiro Voluntariamente No Pote). É mais usado em softwares de auxílio para poker online. É uma estatística que apresenta a média com que o jogador dá call ou raise pré-flop.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
 
No poker, com exceção dos blinds e dos antes, ninguém é obrigado a investir fichas no pote. Jogadores que entram em vários potes têm um VPIP alto. Já aqueles que adotam uma estratégia mais tight têm um VPIP baixo. Sabendo o VPIP de um jogador, você pode determinar seu range com mais exatidão.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
 
Você está jogando um torneio online, tem a média de fichas e está na bolha do dinheiro. Um jogador com o mesmo stack que você aumenta do meio da mesa. A ação roda em fold e você tem A-J no small blind.
 
Se o seu oponente tem um VPIP baixo, algo como 15% ou menos, você sabe que ele está jogando extremamente tight, então poder largar seu A-J tranquilamente — já que provavelmente estará enfrentando mãos que dominam completamente o seu A-J. No entanto, se o VPIP do oponente está em torno de 40%, você sabe que ele é muito loose. Aqui, você pode fazer uma 3-bet por valor ou até mesmo dar call e jogar pós-flop.
 
No geral, em uma mesa cheia, um jogador equilibrado tem um VPIP entre 18% e 24%. Pessoas que estão abaixo dessa porcentagem dificilmente conseguirão valor quando receberem mãos fortes. Acima disso, os blefes dificilmente passarão. Em mesas com seis ou menos jogadores, esse número sobe bastante, já que o valor relativo das mãos também muda consideravelmente.
 
É importante dizer que a posição também tem papel fundamental em como analisamos o VPIP. Por exemplo, alguém que tem um VPIP não necessariamente está abrindo raise com um range fraco das posições iniciais. O mesmo vale para um jogador com um VPIP baixo abrindo raise do button. Nem sempre ele terá uma mão legítima.
 
Há muitos softwares no mercado que calculam automaticamente o VPIP baseado nas mãos que o programa “vê” durante as suas sessões. No final das contas, esses números lhe ajudarão a bolar uma estratégia lucrativa para jogar contra seus adversários.
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×