EDIÇÃO 97 » MISCELÂNEA

Explicando poker como se eu tivesse cinco: Snowing


Equipe Card Player
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: SNOWING
Em jogos draw de lowball, em que você troca cartas para tentar fazer o menor jogo, snowing é o ato de você não fazer mais trocas (stand pat) com uma mão que não tem chances de vencer no showdown. Isso dá força para o blefe que você fará na sequência.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
Em jogos lowball, quando um jogador tem uma boa mão de cinco cartas e decide pelo stand pat, ele “informa” à mesa que tem uma mão pronta, que provavelmente é muito forte. Mas, algumas vezes, um jogador pode optar pelo stand pat com uma mão ruim, mesmo sabendo que não tem chances de ganhar. Ele então blefará a sua mão, esperando que todos deem fold. Isso é chamado de snowing.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
Digamos que nós estamos em um jogo 2-7 Triple Draw (cada jogador pode trocas as cartas por três vezes). Nessa variante objetivo é fazer o menor jogo possível e a melhor mão é 2-3-4-5-7 — Ases entram como cartas altas e sequências e flushes contam contra você.
 
Bem, você recebe K-Q-7-4-2 no button e decide aumentar. Apenas o big blind paga e ele troca três cartas. Você joga fora seu K e sua Q e pede duas cartas. As cartas que vêm para você são J-J, ou seja, sua mão piorou e agora você tem J-J-7-4-2. Seu oponente pede mesa, você aposta, ele paga e troca mais duas cartas, dando a entender que ele agora tem três cartas boas. Aqui, você tem a oportunidade de executar o snowing.
 
Você pode trocar seus dois Valetes, esperando melhorar a sua mão, mas por que não ficar com as suas cartas? Isso mostrará ao seu adversário que você já completou uma boa mão. Você decide ir para o snowing, não troca nada, aposta e é pago. Agora, seu oponente troca apenas uma carta. Novamente, você vai para o stand pat, aposta e seu oponente desiste, mostrando que a última carta não foi boa.
 
A chance dessa estratégia funcionar aumenta quando você pareia suas cartas menores. Vamos dizer que você tem K-Q-7-4-2, faz um aumento e é pago por um jogador. Você troca duas cartas e recebe 7-2. Agora, você tem 7-7-4-2-2. Dois pares é uma mão horrível em lowball, no entanto, agora você sabe que é muito mais difícil que seu adversário compre um Sete ou um Dois, o que facilita o snowing.
 
Essa estratégia também pode ser aplicada em outras variantes, como o ace-to-five lowball, badugi, badacey e badeucey. Algumas vezes, adotar o snowing é tão efetivo que os adversários podem tentar melhorar mãos que já estejam à frente. Por exemplo, no badugi, se um jogador tem J-6-5-3, mas está enfrentando pressão de um adversário que está fazendo o snowing, ele pode jogar o Valete fora e tentar melhorar a mão, mesmo que já esteja ganhando.
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×