EDIÇÃO 95 » COLUNA INTERNACIONAL

Limp(e) suas ideias


Dusty Schmidt
No artigo de hoje, um tema um pouco polêmico: o overlimp, que nada mais é do que entrar de limp quando um ou mais jogadores também já entraram de limp.

Há um consenso de que entrar de limp é um jogada fraca e ruim. Geralmente, sim. Mas, principalmente em cash games ao vivo, há situações em que prefiro o limp ao raise.

Vamos ver algumas situações:

> Você tem uma mão que joga melhor contra vários jogadores

Pares pequenos e suited connectors podem se beneficiar das implied odds quando há muitos oponentes na mão. Dar raise é uma opção com essas mãos, se seus oponentes tendem a dar fold com frequência antes do flop. Mas em jogos loose, com oponentes que gostam bastante de ver flop, o melhor é também entrar de limp e tentar acertar uma boa mão em um pote multiway (com três ou mais jogadores).

> Sua mão joga melhor em heads-up, mas é improvável que você vá conseguir tirar outros jogadores da mão

Querer jogar um pote heads-up é elegante, ideal, mas quando você está em uma mesa com mais jogadores, depende deles deixar você sozinho com o limper (jogador que entrou de limp). Mesmo se há apenas um limper antes de você, um ou mais jogadores podem dar call depois que você aumentar. É importante observar principalmente se o big blind (BB) e o button (BTN) gostam de defender suas posições. Se eles gostam de jogar muitas mãos, nessas respectivas posições, então você poderá ter muitos problemas se tentar isolar um limper.

> Você tem uma mão que gostaria de jogar, mas alguém provavelmente irá empurrá-lo para fora do pote se você der raise

Algumas vezes, temos mãos que valem apena jogar com um aumento, mas nãos com dois. Explico. Se há um jogador depois de você que gosta de fazer 3-bets quando há tentativas de isolar o limper, então você deve ser tornar um dos caras a ser isolado. Em artigos futuros, darei dicas de como combater esses jogadores que jogam agressivamente dando reraises, mas, por agora, entenda que com esse tipo de jogador à sua esquerda, pode ser um estorvo tentar isolar um limper. Se você quer mesmo ver um flop e o jogo está muito loose, o overlimp é uma boa opção.

Quando sua mão é melhor jogando contra apenas um jogador, mas você dificilmente conseguirá se colocar em uma posição de heads-up, é preciso pesar os riscos de se envolver em um pote multiway e os benefícios de manter o pote pequeno. Com uma mão como A9, você deve provavelmente dar raise ou fold. No entanto, dar call é uma opção com A9.



Requerimentos para o Overlimp Sua mão é forte o bastante para jogar
Sua mão não é forte o bastante para pagar uma 3-bet
Sua mão joga bem contra vários jogadores
Seus oponentes, provavelmente, vão lhe deixar ver o flop quando entrar de limp.


Vamos a alguns exemplos:

$5-$10 – No-Limit Hold’em – 9 jogadores
Stacks: Todos têm cerca de $1.000
Informações: O UTG é loose e fraco. O jogador à sua esquerda é um relativamente tight
Pré-flop: Você tem A5 no hijack
UTG entra de limp, 3 folds, você paga, 2 folds, SB paga, BB pede mesa
Flop: K83 ($40 – 4 jogadores)
SB check, BB aposta $25, UTG fold, você fold, SB fold
Resultado: Você joga suas cartas fora e o BB puxa o pote.

Análise: Você perdeu uma ótimo oportunidade de isolar o limper com um raise e acabou em um pote com quatro jogadores. Se você estiver em heads-up, sendo o jogador que aumentou pré-flop, você levará o pote com frequência com uma simples continuation bet (c-bet). Quando você utiliza o overlimp, geralmente terá que acertar uma mão para levar o pote. Neste caso, um dos adversários decidiu apostar no flop e você, sabiamente, deu fold com seu Ás-high. Você deu limp, errou e perdeu. Esse não é o problema. O problema é que sua mão lhe dá poucas chances de acertar um monstro e levar um grande pote multiway. 



$5-$10 – No-Limit Hold’em – 9 jogadores
Stacks: Todos têm cerca de $1.000
Informações: O UTG é loose e fraco, assim como os jogadores à sua esquerda
Pré-flop: Você tem A5 no hijack
UTG entra de limp, 3 folds, você paga, cutoff paga, BTN paga, SB paga, BB pede mesa
Flop: K83 ($60 – 6 jogadores)
SB check, BB aposta $45, UTG fold, você paga, cutoff paga, BTN paga, SB fold
Turn: J ($240 – 4 jogadores)
BB aposta $150, você paga, cutoff fold, BTN fold
River: 2 ($540 – 2 jogadores)
BB aposta $300, você all-in, BB call
Resultado:  BB mostra K2, e você puxa um grande pote com o nuts.

Análise: Esta mão é muito similar à anterior, mas há duas diferenças importantíssimas. A primeira é que sua mão é suited. Mãos do mesmo naipe jogam melhor potes multiway do que uma mão offsuit. A segunda diferença é que os jogadores à sua esquerda são fracos e gostam de jogar muitas mãos. Quando você tem uma mão boa para jogar contra vários jogadores, você quer esse tipo de adversário com você. Eles cometerão grande erros pós-flop se você lhes der essa oportunidade.

Aumentar com A5 não é uma jogada ruim aqui, mas dar apenas call encaixa perfeitamente. Depois do flop, o cenário dos sonhos: você consegue o nut flush draw, o BB sai apostando e você é um dos três jogadores que deram call.

Quando o turn traz seu flush nuts, você apenas dá call para que os outros jogadores tenham a chance de errar. Você teve sorte de o BB ter acertado uma grande mão, mas, no final, só foi pago porque ele é o tipo de jogador que gosta de ver um flop com uma mão como K-2 de naipes diferentes.

Conclusão Quando um jogador entra de limp antes de você, dar raise é geralmente a melhor jogada, mas, como vimos, não esqueça que o overlimp pode ser também um ótima jogada.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 95

Ano 8 - junho, 2015

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Raise Editora

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×