EDIÇÃO 84 » COLUNA NACIONAL

Destrinchando as cores do flop

Análise do flop pelos naipes


Moacir Martinez

No artigo de hoje, vamos falar sobre o flop, a street que pode lhe levar à glória ou a derramar um verdadeiro caminhão de fichas. No flop, as possibilidades são muitas, você pode acertar nada, o jogo mais forte ou aquele draw tentador. Mas quais são os diferentes tipos de flop que podem aparecer, e qual a matemática por trás da primeira street? Basicamente, temos três tipos de flop analisando os naipes e três tipos analisando as cartas. Hoje, analisaremos o flop pelo naipe.

1. O Flop Monotone O flop monotone é um dos mais temidos e, muitas vezes, inibe a ação, já que traz três cartas do mesmo naipe. Este tipo de flop ocorre em 5,18% das vezes. Ou seja, mais ou menos cinco vezes a cada cem mãos.
Exemplos:
9 7 A
7 4 K



2. O Flop Rainbow Se os jogadores têm cuidado com o flop monotone, é no rainbow que acontecem a maioria das continuation bets e check-raises. A explicação é simples: este tipo de flop traz três cartas de naipes diferentes, draws para sequência à parte, geralmente, são bordos secos. Este é um flop que você verá com frequência, cerca de quatro vezes a cada dez mãos (39,77%).
Exemplos:
A Q J
2 3 9



3. O Flop com Flush Draw Este é o tipo de flop que você mais verá, o com duas cartas de um mesmo naipe, ou seja, com um draw para flush. Ele ocorre 55,05% das vezes. A cada duas vezes que flop for virado, um deles trará um flush draw.

Exemplos:
5 8 K
6 10 J

 



Notem que se somarmos as probabilidades dos três flops aparecerem, naturalmente, teremos 100%. Mas como chegamos a esses percentuais?

A base para os cálculos é a mesma. Vamos supor que eu quero saber quais as chances dos três naipes serem diferentes:

a) A primeira carta pode ser qualquer uma do baralho, que contém 52 cartas, então teremos: 52/52;

b) A segunda carta não pode ter o mesmo naipe da primeira. Então, agora, temos 51 cartas no baralho, mas 12 delas nãos no servem mais. Assim, teremos: 39/51;

c) A terceira carta não pode ser igual nem à primeira nem à segunda. Agora, temos 50 cartas no baralho, mas 24 delas (12 + 12) não nos servem mais. O cálculo então será de 26/50.

d) Multiplicando a x b x c, chegamos a 39,77%.
O número de combinações possíveis para um flop é de 22.100. Portanto, 8.788 combinações de flop serão rainbow, com três cartas de naipe diferente.

Caso queira calcular o flop com flush draw, no segundo termo, em vez de 39/51, teremos 12/51, em que 12 é o número de cartas que nos servem. No terceiro termo, para que o flop não seja monotone, 39 é o número de cartas que podem aparecer, o que nos dá 39/50. No entanto, como o flop tem três cartas, esse evento pode acontecer de três maneiras diferentes. Então, além de 52/52 x 12/51 x 39/50, teremos que multiplica tudo por 3, o que nos dará 55,05%.

E se eu quiser calcular um flush draw de um naipe específico, com duas cartas de ouros e uma terceira aleatória ou duas cartas de paus e uma terceira aleatória, por exemplo? Também é simples. Alteraremos apenas o primeiro termo do exemplo anterior. Como temos interesse em apenas um naipe, apenas 13 cartas nos servem, em vez das 52, então, teremos 13/52. A conta final será 13/52 x 12/51 x 39/50 x 3, ou seja, 13,76%. Notem que, como temos quatro naipes, se multiplicarmos esse número por 4, chegaremos a aproximadamente 55%, que é o número de vezes em que o bordo terá um flush draw.

Este e outros assuntos estão ainda mais detalhados no livro de minha autoria, lançado pela Raise Editora, “Matemática fácil do Poker”.




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 84

Ano 7 - julho, 2014

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×