EDIÇÃO 71 » MISCELÂNEA

The Book is on the Table: Pot-Limit Omaha Poker – Estratégias Para Grandes Jogadas


Marcelo Souza

Pot-limit Omaha Poker – Estratégias para grandes jogadas é a sua porta de entrada para a variante do poker que mais ganha popularidade no mundo. Por ter muito mais ação e potes maiores do que o no-limit hold'em, o número de adeptos desta modalidade cresce de forma exponencial. No Brasil, todos os grandes torneios já trazem em sua grade eventos paralelos de pot-limit Omaha. Neste livro, Jeff Hwang apresenta os principais segredos para começar a ser lucrativo no jogo de quatro cartas. Saiba quais são as melhores mãos iniciais, as mãos jogáveis e as não jogáveis, a importância da posição e por que o PLO é chamado de "jogo de draws". Na parte final do livro, Hwang ainda apresenta conceitos importantes para uma variante ainda mais complexa: o pot-limit Omaha 8-or-better (Hi/Lo). Pot-limit Omaha Poker – Estratégias para grandes jogadas é, definitivamente, o melhor guia para jogadores inexperientes ou iniciantes da modalidade.

CAPÍTULO 4 – MÃOS INICIAIS E JOGO PRÉ-FLOP (p.71)
Que tipos de mãos eu deveria jogar antes do flop, e como deveria jogá-las?
Uma das decisões mais importantes que você tomará em uma mão é escolher com quais cartas jogar, já que a sua decisão de entrar no pote antes do flop define o jogo pelo resto da mão. As três perguntas principais são quais mãos jogar, quando jogá-las e como jogá-las antes do flop.

MÃOS INICIAIS
Nós já sabemos que as melhores mão iniciais no PLO são A-A-K-K e A-A-J-10 double-suited. Rundowns, como A-K-Q-J e J-10-9-8, também são boas.  Jogue mãos com quatro cartas que trabalham em conjunto, e não jogue mãos com danglers*. Mas o que isso realmente significa, e com o que mais eu posso jogar?

O fato é que se você ficar sentado, esperando por A-A-K-K double-suited e quatro cartas perfeitamente conectadas, você nunca jogará Omaha de maneira efetiva. Além disso, no PLO, há uma variedade maior de mãos jogáveis do que no hold’em. Entretanto, apesar da maioria das mãos iniciais terem valores muito próximos – poucas mãos são mais do que 2-para-1 favoritas sobre qualquer outra –, isso só é verdade se o dinheiro estiver todo no pote antes do flop, e se o pote for disputado em heads-up. Na vida real, há uma enorme disparidade entre as mãos que ganham os potes grandes e aquelas que não.
Deep-stacked, o cash game de PLO é mais um jogo de implied odds, e toda a mão que você joga deve ser jogada para ganhar potes grandes. Dito isso, já que quase todos os potes são disputados por diversos jogadores, todas as mãos são draws – incluindo as que têm A-A. E para entender que tipos de mãos você quer jogar, é preciso ter uma ideia de o que você está tentando acertar no flop. Em outras palavras, as mãos que você quer jogar são aquelas que se ajustam aos Objetivos das Grandes Jogadas, descritos no Capítulo 1.
Isso é, estamos tentando acertar:
1. O nut straight com redraws.
2. O maior full house ou a trinca mais alta com outros draws.
3. Draws fortes para o nut straight, como discutido no Capítulo 3.
4. O nut flush ou nut flush draw.
5. Uma combinação dos itens citados acima.

Uma boa mão inicial usa todas as quatro cartas de alguma forma e é ideal que possa acertar o flop de diversas maneiras. Assim, eu dividi as mãos iniciais passíveis de serem jogadas em seis grupos básicos: (1) Cartas altas e Broadway Wrap com Ás como carta alta; (2) Mãos para straights; (3) Mãos com ases suited; (4) Mãos com par; (5) A-A; e (6) Mãos marginais.

Então, depois de discriminar as mãos jogáveis em grupos, também classificaremos as várias mãos por qualidade. Essa classificação ajudará a determinar quando e como jogar os diversos tipos de mãos antes do flop.

CARTAS ALTAS E BROADWAY WRAP COM ÁS COMO CARTA ALTA
Como uma regra geral, qualquer mão consistindo de quatro cartas acima de 10 (incluindo o 10) é jogável e é uma mão com draw premium – especialmente quando suited. Quase quaisquer mãos com cartas acima de 9 se ajustam à estrutura das mãos com draws premium do Capítulo 3, sendo K-J-10-9 a única exceção.
Mãos Broadway Wrap com Ás como carta alta – quaisquer mãos com as cartas maiores do que 9 (incluindo o 9) e contendo um Ás – podem formar grandes nut straight draws. Essas mãos são A-K-Q-9, A-K-J-9, A-K-10-9, A-Q-J-9 e A-J-10-9. As três primeiras podem acertar no flop um nut straight draw de 16 cartas, enquanto as três últimas podem acertar no flop dois straights draws diferentes de 13 cartas. Quando contêm um Ás, as mãos com grandes Broadway Wraps têm um excelente potencial para uma grande jogada e são mãos com draws premium.

Cartas altas também têm a melhor chance de acertarem os dois maiores pares no flop.
*Cartas que não combinam de nenhuma maneira com as outras da mão. Na mão 10JJ3, por exemplo, o 3 é o dangler, já que não é possível combiná-lo com nenhuma das outras cartas para formar uma sequência ou um flush.

 

TÍTULO: Pot-limit Omaha Poker – Estratégias para grandes jogadas (Pot-limit Omaha Poker – The Big Play Strategy)
AUTOR: Jeff Hwang
NÚMERO DE PÁGINAS: 354
PREÇO: R$ 79,00
DISPONÍVEL EM: www.raiseeditora.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×