EDIÇÃO 68 » COLUNA NACIONAL

Pergunte ao diretor


Devanir “DC” Campos
RENZO – Campinas/SP

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo por esta coluna. Está sensacional. Como também sou filho de Deus, queria tirar algumas dúvidas. Acontece com muita frequência em nossos home games de quem está distribuindo as cartas cometer erros. Então, decidi escrever para esclarecer alguns pontos. Qual o procedimento quando o dealer:

A) se esquece de queimar uma carta.

B) abre quatro cartas de uma vez no flop.

C) abre o flop, o turn ou river antes do último jogador ter realizado a sua ação.

D) recolhe as cartas de um jogador sem que ele quisesse dar fold

Olá, Renzo. Que bom que gostou da coluna. Para os erros na distribuição das cartas existem regras também. Pouca gente se interessa em ir atrás de conhecê-las, e isso, muitas vezes, causa confusões no meio da partida. A partir do regulamento de 2012, a ADTP incorporou ao documento uma parte chamada “IRREGULARIDADES NO BOARD”.

Esta parte do regulamento possui as condutas para sempre que alguma coisa de errado aconteça com o bordo ou com a distribuição. Veja que os questionamentos de “A” até “C” estão cobertos pelo quadro de irregularidades:

O item “D” é coberto pela regra #50 do regulamento da ADTP:

“Mãos Acidentalmente Recolhidas/Corrompidas: Jogadores são responsáveis por proteger as suas cartas todo o tempo. Se o dealer acidentalmente retirar as cartas, o participante não terá direito de a recuperá-las e não receberá a aposta de volta. Se o participante aumentou a aposta, e esta ainda não foi paga, o aumento será retornado ao participante”.

Portanto, se o jogador estava desatento e não protegeu a sua mão, e o dealer a recolheu, infelizmente, não há o que fazer, e ele deve procurar ficar mais atento nas próximas vezes.



LUCAS DE ABREU – Belo Horizonte/MG

Eu estava jogando um torneio na minha cidade e a seguinte situação aconteceu: um rapaz era o big blind, mas não estava prestando atenção no jogo quando o dealer terminou de distribuir as cartas. Então, ele jogou as suas cartas para o centro da mesa, como se estivesse dando fold, mas quando percebeu que era o big blind, ele as puxou de volta. O dealer não o deixou jogar, disse que ele tinha dado fold e pediu as cartas. O diretor foi chamado, e a decisão do dealer foi mantida. Isso foi correto, mesmo com as cartas totalmente identificáveis e com ele agindo fora da vez?


Lucas, esta é uma dúvida relativamente comum, e já vi isso ocorrer diversas vezes nos torneios. Geralmente, acontece quando o big blind é um jogador com pouca experiência ou estava muito desatento.
O primeiro conceito que levo em consideração é de que o poker é um jogo de observação contínua; ou seja: é responsabilidade do jogador saber em que estágio da mão ele se encontra, quantos são seus oponentes, quanto é o blind, quem são os blinds, onde está a ação etc. Portanto, se o jogador, inequivocamente, jogou as suas cartas à frente, em um movimento que o dealer entende como o de desistir da mão, eu não tenho problemas em manter o entendimento e não deixar que o jogador jogue a mão.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×