EDIÇÃO 62 » COLUNA NACIONAL

Melhores Jogadores do Brasil na Atualidade


Sérgio Prado
Sempre adorei listas. Sou daqueles que passa horas na internet em sites especializados em elencar os melhores nas mais variadas categorias, e adoro ver as principais cerimônias de premiação. Muitas vezes, discordo de metodologias e critérios, acho alguns resultados absurdos e perco a noção do tempo debatendo resultados com amigos. Mas uma coisa é certa: sempre me divirto e aprendo muito com elas!

A minha ideia quando pensei em criar a lista com os Melhores Jogadores de Poker do Brasil na Atualidade, no meu blog no portal ESPN.COM.BR, era promover o debate, gerar discussão. A comunidade de poker do Brasil cresce em progressão geométrica, mas ainda se comporta como nicho. Colocar as pessoas para pensar é uma forma de buscar evolução – e um assunto como esse é perfeito para isso.

Os critérios utilizados para a votação foram deliberadamente vagos e extremamente abrangentes. Na minha cabeça, a segmentação não é importante no momento atual. Uma lista complexa, dividida em várias subcategorias, é interessante para especialistas e pode ser viável no futuro, mas ainda é pouco atraente para uma imensa maioria que está apenas começando a entender o universo do poker.

Escolhi quinze jornalistas e pessoas da mídia especializada. Eles deveriam listar os dez melhores jogadores brasileiros com base nos resultados e conquistas no período de 2011/2012, seja ao vivo ou online, em torneios ou ring games, em qualquer modalidade. Os votos deveriam ser divididos em três categorias: Ouro (com três jogadores), Prata (com três jogadores) e Bronze (com quatro jogadores). Os votos foram publicados no blog, de uma maneira clara e honesta.

O resultado foi o seguinte:

http://espn.estadao.com.br/post/276734_resultado-melhores-jogadores-de-poker-do-brasil-na-atualidade

As abreviaturas correspondem aos nomes dos quinze especialistas, em ordem alfabética: Alexandre Ferreira (Pokerdoc), Alexandre Gonçalves (Intellipoker), Ari Aguiar (ESPN), Bruno Nóbrega (Card Player), Danilo Telles (MaisEV), Fábio "Mamute" (MeBeliska), Gabriel Rubinsteinn (Flop / Superpoker), Guga Fakri (Pokerdoc), Guilherme Kalil (Bluff), Juliano Maesano (Flop / Superpoker), Luiz Fernando Hermesmeyer (PokerNews), Marcelo Souza (Card Player), Pedro Nogueira (El Hombre / Card Player), Sérgio Prado (ESPN / PokerStars Blog / TV Poker Pro) e Victor Marques (TV Poker Pro).

O gráfico final é bem interessante. Ele mostra que, mesmo em um universo de análise amplo, existe um certo consenso com relação aos primeiros colocados. E a quantidade de nomes que obtiveram apenas uma lembrança é bastante positiva, mostrando que existem talentos de sobra no cenário do poker nacional.

A reação do público com a publicação da lista foi exatamente a que eu esperava. Muitas pessoas adoraram e muitas criticaram; muitas apoiaram e muitas detestaram... Mas toda a comunidade parou, pelo menos por alguns minutos, para refletir sobre os resultados. E esse era o objetivo! Nenhuma lista desse tipo tem a pretensão de ser definitiva. Não queria fazer um ranking com fórmulas matemáticas complexas e inquestionáveis. Queria apenas mostrar que as pessoas podem opinar sobre o assunto com transparência. Esse é o caminho para a evolução e o crescimento do poker.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×