Ainda na ressaca da WSOP 2012 e com a Black Friday engasgada na garganta, enfim uma luz no fim do túnel. Depois de muitas especulações e mais de um ano de espera, o poker online finalmente ganha força com a compra do Full Tilt pelo gigante PokerStars. Com certeza, uma nova fase. Espero que a credibilidade e segurança do jogo online, colocada em prova nesse período nebuloso, seja reestabelecida o mais rápido possível.
2012 está se tornando um grande ano para o Brasil. O poker foi reconhecido como esporte da mente, e, a cada dia, vejo pessoas trabalhando sério para que o esporte ganhe respeito e espaço no cenário brasileiro. Um grande reforço no mercado foi a parceria entre BSOP e PokerStars. A maior série de torneios brasileira se uniu ao maior site de poker do mundo.
A primeira etapa dessa união foi um sucesso, e atraiu um número grande de jogadores – foram quase 750, apenas no Main Event, o que garantiu um prêmio de R$237.000 ao primeiro colocado. Os eventos paralelos também fizeram sucesso e lotaram o salão do Holiday Inn.
Eu gostei muito das mudanças na estrutura, principalmente com relação ao aumento no tempo dos blinds, agora de uma hora. Pretendo jogar todas as etapas até o final do ano, e acredito que, a cada torneio, teremos mais novidades e melhorias.
Isso sem falar na importância da participação de outras mídias, como os canais de televisão aberto. Tivemos a reportagem do Otávio Mesquita, para o seu programa Claquete. A matéria mostrou o poker como um esporte, a estrutura do campeonato brasileiro e a seriedade da modalidade e dos atletas.
Também estou curioso para ver o programa a Liga, gravado pelo Cazé Peçanha direto da BSOP. Certamente haverá uma repercussão positiva. As pessoas poderão observar que o poker não é mais aquele jogo de cassino em que as pessoas perdem todo o seu patrimônio.
Outra grande conquista que eu não poderia esquecer é a parceria anunciada pelo profissional do PokerStars André Akkari. Ele agora será agenciado pela 9ine, empresa cujo dono é o ilustre Ronaldo “Fenômeno”. Será que iremos ver o Akkari junto de grandes feras como Anderson Silva ou Neymar?
Essa notícia me animou ainda mais com o futuro do poker. Eu aposto que muita coisa boa ainda estar por vir. A “velha guarda do poker”, os precursores do esporte mental no Brasil, lutaram durante quase uma década para que o poker não ficasse à margem da sociedade. Finalmente, começa a era de colher os frutos. Todas essas pessoas merecem as recentes conquistas. Desde o início, acompanho essa luta, e admiro a disposição e esforço dedicado a esta paixão.
Eu imagino o poker há cinco anos, no Brasil, e vejo hoje onde conseguimos chegar. A comunidade cresceu muito. Agora, a prospecção para os próximos cinco, não podia ser melhor. Empresas especializadas nas mais diversas áreas surgem e se profissionalizam a cada dia. Revistas, sites, organizadores de eventos, investidores, agências, dealers, staffs, gerentes... Toda a estrutura melhorou muito – e todos fazem parte desta grande comunidade.
E como encarar essa nova fase? Todos devem contribuir juntos. Afinal, todo mundo trabalha com um mesmo objetivo. Só vamos avançar para o próximo nível com trabalho duro, disciplina, profissionalismo e companheirismo. Para ganhar ainda mais o respeito das pessoas, é preciso ser um exemplo. É dever de cada pessoa envolvida com o poker, seja ele jogador, organizador, dealer etc., exercer o seu melhor, de forma honesta e digna. Não podemos deixar o famoso “jeitinho brasileiro” afetar a imagem positiva que estamos construindo. Poker não é um jogo de boteco, é um esporte sério.
Um grande evento que participo como representante é o Master Minds. Acredito muito na ideologia dos organizadores: provar, para os que ainda duvidam, que o poker é um esporte da mente. É muito importante a iniciativa de promover palestras, desafios etc. Esse tipo de entretenimento aproxima as pessoas que não conhecem nosso universo. Hoje, muitas pessoas ouvem falar sobre o poker, mas muitas ainda não conhecem.
Tenho muito orgulho em representar algo que apoia esta abertura. Com certeza, as próximas edições prometem surpresas ainda maiores. Já conseguimos colocar a hashtag #PokerNoTerra nos trending topics do twitter. Unidos, temos um poder de fogo muito forte.
Convoque seus amigos, divulgue notícias, apoie novas ideias. Vamos para cima. Fichas neles. Chegou o momento do poker brilhar no Brasil.
NESTA EDIÇÃO