EDIÇÃO 6 » ESPECIAIS

Torneio dos Campeões do BSOP

Diversidade é a melhor palavra para definir o BSOP. O circuito percorreu o país pelo segundo ano consecutivo: foram 10 etapas, aproximadamente 800 jogadores inscritos e cerca de 600K em premiação. A capital mineira recebeu os vencedores das nove etapas anteriores do Brazilian Series Of Poker para o “Torneio dos Campeões”, evento que definiu o campeão do BSOP 2007.


Amúlio Murta

Um Caldeirão de Sotaques
O que esperar de um torneio que percorre um país marcado por regionalismos e costumes diversificados? Um caldeirão de sotaques e diferenças. Baianos, paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros, todos se encontraram em Belo Horizonte para definir quem ficaria com o título de campeão da temporada. E o prêmio ficou com um paranaense: Sérgio Brunn.

Sérgio despontou já na 1a etapa, disputada em São Paulo, na qual faturou o primeiro lugar. Ele conseguiu ainda disparar nas etapas seguintes, fazendo os heads-ups da segunda e da terceira etapa. Apesar de não ter conseguido manter o bom rendimento nos eventos subseqüentes, chegou à BH com 1.138 pontos, o que lhe dava a primeira colocação no ranking da competição. Mas não era uma situação confortável, pois Brun possuía uma vantagem de 272 pontos a frente do segundo colocado, com um agravante: outros seis jogadores ainda tinham possibilidade de conquistar o título – competidores do calibre de Felipe Mojave, José Bed, Wellington Azevedo e Jorge Breda. Isso serviu para elevar ainda mais o nível da competição e esquentar a disputa.

O Torneio foi disputado em dois dias. O primeiro foi até o 7o nível de blinds. Do segundo e decisivo dia saiu o campeão do evento e o vencedor do “Bracelete de Prata”, entregue ao Campeão da Temporada. No total foram 39 inscrições, o que elevou a premiação para mais de 65K.

No Feltro
Rogério “Pistola” foi a primeira queda do Dia-1 do torneio. Na disputa pelo título, as saídas de Tom Azevedo e José Bed, respectivamente 2o e 3o do ranking, trouxeram para Brun a possibilidade de ser campeão ficando entre os 20 melhores.

Após o break, Fernando Conrado, presidente da federação gaúcha de Hold`em, paga o all-in do carioca Vicenzo Camillotti, que tinha AA. Conrado mostra 55 e o flop traz 5-5-x, dando a Conrado uma quadra. Era o fim da disputa para Vicenzo, que caiu na 25ª posição. Marcelo Bicheiro caiu em seguida, e o primeiro dia do evento terminou com 23 jogadores classificados para o Dia-2.

Sergio Brun não conseguiu fazer a mesa final do Torneio dos Campeões. Começou o segundo dia short stack e foi eliminado na 23ª posição, com KK nas mãos. Silvio Garcia o derrubou com um AQ. A essa altura, somente Felipe Mojave e Jorge Breda ainda poderiam tirar-lhe o título. Mojave caiu em 12a e garantiu o terceiro lugar geral. Roberto Cunha foi o “bolha” da mesa final, caindo em seguida.

Mesa Final
Gabriel Almeida (99.900), Fernando Conrado (87.500), Eduardo Pitombo (66.000), Marcelo Valadares (34.700), Luis Fernando (22.000), Silvio Garcia (20.100), Jorge Breda (19.100), Guido (18.500), Roberto Reis (13.200) e Mumu “Senhor do Baralho” (8.800) fizeram a mesa final do Torneio dos Campeões do BSOP 2007.

O primeiro all-in aconteceu com cerca de 30 minutos de disputa, por volta das 19:00h, quando Mumu, que estava short stack, quebrou o par de cincos de Luis Fernando com AT. Em seguida foi a vez de Marcelo Valadares tentar dobrar as suas fichas, porém, não teve a mesma sorte. Foi a primeira queda da mesa dos campeões.

Mesmo tendo dobrado há algumas rodadas, Mumu se viu obrigado a entrar novamente de all-in. Caiu com A8, contra uma trinca de quatro de Fernando Conrado. O gaúcho, que, graças a sua irreverência e simpatia já vinha chamando atenção pelas mesas onde passava, conseguiu, além de jogar seriamente, proporcionar momentos de pura diversão a todos que acompanhavam o torneio. Sempre amparado pelo seu “Curandeiro-da-Noite, Tira-Inhaca, Benzedeiro e Manager”, o baiano Tico Viana.

Depois de pagar um all-in de José Guido, que tinha A9, Roberto Reis, de A5, vê o flop trazer 9-9-7, e é fim de papo ele. Em seguida, Luis Fernando vê seu flush ser derrotado pelo flush mais alto de Conrado. Com aproximadamente duas horas de torneio, Fernando Conrado assume liderança em fichas. Até então essa posição era ocupada pela jovem promessa do poker mineiro, Gabriel Almeida. Nesse instante, a mesa foi interrompida para que os participantes fizessem um deal. Mas não houve acordo e o jogo recomeçou.

Definido o Campeão
Àquela altura, na briga pelo título de campeão da temporada, apenas Jorge Breda poderia tirar o bracelete de Sérgio Brun. Foi então que, com A©K, Breda decidiu apostar tudo.  Com muita expectativa no salão, Fernando Conrado dá um call e mostra AQ. A expectativa aumenta. Fernando Conrado, em seu uniforme “ferrarista”, grita:

-  Às e Dama nunca perdeu!
- Sem surpresa! Sem surpresa, pelo amor de Deus! Sussurra Breda.
- Sérgio Brun, Sérgio Brun! Torce, Sérgio Brun! Pede uma Dama! Grita Conrado apontando para Sérgio, que acompanhava à distancia, discretamente.

O dealer começa a virar as cartas e o bordo traz um flush para Conrado. Com a queda de Breda, o paranaense Sérgio Brun ficou com o “Bracelete de Prata” e conquistou o título campeão da temporada 2007 do BSOP. Ao cair em 5º, Breda garantiu a segunda colocação geral.

Após uma breve interrupção para que todos pudessem saudar o campeão, o jogo recomeçou. Silvio Garcia, depois de perder grande parte de suas fichas, viu-se numa situação de all-in obrigatório (blinded away), no big blind. Silvio começou ali uma espetacular arrancada, vencendo essa e várias mãos seguintes, fatiando Gabriel, Guido e Conrado, e aumentando consideravelmente seu stack.

Com a queda do carioca Eduardo Pitombo na 4ª colocação, o jogo foi novamente interrompido para uma segunda tentativa de deal.

Sem Acordo
Novamente sem sucesso no deal, e com a definição dos três melhores se aproximando, o jogo recomeçou mais tenso. Discussões e punições não faltaram, e essa atmosfera mais densa deu novo ritmo à disputa. Foi então que Garcia, que ainda mantinha a sua arrancada, eliminou Guido, que ficou na 4a colocação.

A essa altura, Conrado liderava a contagem de fichas e, com a eliminação de Guido, Garcia tomou de Gabriel o 2a lugar. Após mais algumas rodadas o jogo foi novamente interrompido para uma nova tentativa de acerto entre os competidores. Finalmente, houve um deal.

Restando apenas três jogadores na disputa, em um momento decisivo, Gabriel retomou a segunda colocação de Garcia e, algumas rodadas depois, com TT, interrompeu a fantástica arrancada do mineiro Silvio, que ficou com a 3a colocação da mesa final.

Heads-Up
Advindos de satélites realizados no dia anterior, os dois nomes que decidiram o “Torneio dos Campeões” fizeram um HU rápido. A contagem de fichas antes do início da decisão dava vantagem para o gaúcho: 217K contra 173K. A mão que decidiu o torneio começou com Gabriel apostando forte, com Q©9©. Conrado decidiu pagar com 76. O flop trouxe Q2©6©. Os dois jogadores pediram mesa. Com o turn trazendo o 8, Gabriel decidiu apostar tudo. Conrado pagou. As cartas foram mostradas e o river trouxe o 6, dando uma trinca a Fernando Conrado e quebrando o par de damas de Gabriel.

Parabéns a Fernando Conrado, que levou para o sul do país o troféu do “Torneio dos Campeões”, fazendo da disputa uma saudável brincadeira, com sua simpatia, carisma e bom poker.

Saudamos também Sérgio Brun, que – com todos os méritos – se sagrou Campeão da temporada 2007 do BSOP, e à empresa Nutzz, em especial ao Brasa e ao DC, pela competência na organização e realização do evento.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×