A Federação Mineira encerrou, com o mais absoluto sucesso, nos dias 15 e 16 de dezembro, a temporada 2007 do Campeonato Mineiro de Hold`em. Comprovando a importância que a capital mineira exerce no circuito nacional, oito presidentes das maiores Federações de Texas Hold`em do país estiveram presentes, prestigiando o evento. Eles se encontraram em BH para definir os rumos da recém criada Confederação Brasileira de Texas Hold`em.
A competição, que contou com cerca de 200 jogadores inscritos, foi dividida em dois dias. No primeiro, foi disputada a 10a e última etapa do Campeonato Mineiro e, concluída essa, no dia seguinte, os dez jogadores mais bem ranqueados durante o ano (somando-se as dez etapas), juntaram-se para disputa da mesa que definiu o campeão da temporada.
Dos cinco jogadores que tinham chance ou ainda sonhavam com o título, apenas Rafael Caiaffa e Pedro Alvim conseguiram passar ao segundo dia. Caiaffa, primeiro do ranking e favorito ao título, fez a sua 8a mesa final da temporada, caindo na décima colocação e somando mais 40 pontos no ranking. A 10a etapa acabou vencida por Tarcísio Van-Petten, seguido por Augusto Fonseca em segundo e Breno Pacheco, em terceiro.
Mesa dos Campeões
A Mesa dos Campeões foi formada por figuras conhecidas do Hold`em mineiro: Cristiano Soares, Ratinho, Rafael Hetti, Fernando “Bunda”, Pedro Alvim, Hugo Mora, Rafael Caiaffa, Eduardo Lucas e, em um momento familiar, “os Olímpios”, pai e filho.
“Sem surpresa”
Embora existissem ainda outros cinco jogadores com chances de ultrapassá-lo na corrida pelo título, Caiaffa já vinha despontando como provável campeão há algumas rodadas. No segundo dia, começou com uma diferença de 230 pontos sobre o segundo colocado e, para não perder o título, bastava ficar entre os seis melhores da mesa final.
Com a tranqüilidade de não se ver obrigado a correr riscos e com a pressão nas costas dos adversários, Caiaffa viu a queda de Rafael Hetti em décimo. Em seguida, seu AK eliminou Ratinho, que tinha K3. Ele também viu as quedas de Cristiano Soares e Eduardo Lucas, até que seu par de Reis bateu de frente com o AT de Fernando Bunda. O Flop trouxe A-A-J, dando uma trinca a Fernando. Caiaffa acabou caindo na sexta colocação, o que lhe garantiu o título da temporada e o direito de representar o país no maior evento do poker mundial, o WSOP (World Series of Poker), em Las Vegas.
Olimpio Couto (pai) caiu logo depois, e Hugo Mora, campeão da temporada 2006, foi o próximo. A mesa final acabou assim: Olimpinho Couto em primeiro, Fernando “Bunda” em segundo e Pedro Alvim em terceiro. Com a primeira colocação, Olimpinho ficou com o vice-campeonato da temporada e Fernando ficou na terceira colocação.
Num fim de semana movimentado, fechamos 2007 com a certeza de que o Texas Hold`em já é uma realidade no país. Esse foi o ano em que o Brasil começou a escrever seu nome na história do poker mundial, um ano de fatos e realizações, como a entrada de André Akkari para o “Poker Stars Team” e o histórico 4a lugar de Leandro Brasa no Evento 49 do WSOP. Além deles, Thiago “TheDecano” Nishijima, que passou boa parte do ano na liderança do ranking mundial da rede Ongame. Não bastasse tudo isso, tivemos ainda a chegada ao país da maior revista de poker do mundo, a CardPlayer Brasil, e a criação da Confederação Brasileira de Texas Hold`em. Com tudo isso, as projeções para 2008 não poderiam ser melhores.
Parabenizamos aqui toda a equipe da Federação Mineira, que trabalhou muito para colocar o Hold´em no lugar em que está hoje. Em especial a Osvaldo Naves, presidente da federação mineira, pela atitude inovadora, coragem e principalmente pelo trabalho em prol do Hold`em em Minas Gerais. Cumprimentamos também os jogadores que fizeram de cada etapa do Campeonato Mineiro um torneio empolgante, desafiador e técnico. Destacando-se aqui o nome de Rafael Caiaffa, que conquistou merecidamente o título e demonstrou ser o jogador mais regular da temporada – agora, ele tem a responsabilidade de representar o país no maior evento do poker mundial. Conte com a nossa torcida, Caiaffa! E que venha 2008!