EDIÇÃO 46 » COLUNA INTERNACIONAL

Sprezzatura - A arte de aparentar tranquilidade


David Apostolico

Baldassare Castiglione foi um humanista, diplomata e escritor do século XVI. Sua obra mais famosa foi O Cortesão, na qual ele defendia que se deve preservar a compostura e o autocontrole sob quaisquer circunstâncias. Ele também pregava a prática da sprezzatura, que, em uma tradução livre, significa conduzir todas as coisas com certa indiferença, de modo a ocultar qualquer talento ou habilidade artística e fazer com que suas ações pareçam aleatórias e naturais.



Esse conselho parece servir muito bem à maioria das áreas da vida. Em relação ao poker, especialmente, ele cai como uma luva. Primeiro, você deve sempre manter a compostura e o autocontrole à mesa. Isso quer dizer mais do que simplesmente não tiltar. Quer dizer ter paciência, disciplina e capacidade de se manter focado em tudo que acontece no jogo, de modo a estar pronto para explorar qualquer oportunidade ao mesmo tempo em que minimiza seus erros.

A segunda parte do conselho de Castiglione é ainda mais interessante: como se beneficiar do uso de uma atitude indiferente, fazendo com que suas ações pareçam não conter esforço algum? Bem, manter uma aparência indiferente lhe ajudará a preservar sua compostura e autocontrole. E também fará com que suas ações sejam muito difíceis de se ler. Como seus oponentes poderão ter uma leitura sua se você projeta uma imagem tranquila e controlada o tempo todo?

Além disso, é provável que suas ações aparentemente naturais afetem seus oponentes. Eles podem relaxar demais e acabar baixando a guarda. Ao fazerem isso, ficam propensos a cometer erros. Mal sabem eles que, escondido sob um semblante tranquilo, encontra-se um monstro, um guerreiro impávido disposto a ir até o fim nessa guerra.

A chave para a sprezzatura é o domínio da aparência de falta de esforço. Não se esqueça disso: trata-se apenas da aparência. Anos de experiência, incontáveis horas de estudo e ferimentos de guerra provenientes de bad beats fazem parte desse jogo “sem esforço”.



Praticar a sprezzatura é um trabalho árduo. É preciso não apenas fazer tudo que deve ser feito à mesa de poker, como também trabalhar muito mais para que isso pareça natural. Assim, você dá outra dimensão ao seu jogo.

Da próxima vez que estiver assistindo a um programa de poker na televisão, esqueça um pouco as cartas e preste atenção em cada jogador. Tente descobrir quem domina a arte da sprezzatura. Você verá que muitos dos grandes nomes possuem essa curiosa habilidade. E eles sabem utilizá-la em proveito próprio. Ou pelo menos aparentam.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×