EDIÇÃO 46 » ESPECIAIS

Daniel Cates - O Rei da Selva

Desde o fim de 2009, Dan “jungleman12” Cates já ganhou $7,5 milhões no poker online, onde foi o maior vencedor em 2010. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram mais $2 milhões. Com uma incrível taxa de vitória em mais de 1 milhão de mãos ao longo de sua carreira de três anos, este jovem de 21 anos já é um dos maiores vencedores da história do poker online.


Brian Pempus

Empregado do McDonald’s na adolescência, ele hoje tem no currículo eventos como o super high-roller de $250.000 do Aussie Millions 2011, quando caiu na bolha da mesa final do torneio mais caro da história. Seja em eventos high-roller ou em cash games nosebleed, buy-ins gigantescos se tornaram a regra na carreira de Cates, que rapidamente se tornou um dos maiores jogadores online de todos os tempos.

Como muitos de sua geração, Cates começou no poker em home games durante seus últimos anos de colégio. Era perdedor. Seu jogo esporádico e seus cabelos compridos lhe valeram um apelido que define bem sua personalidade. “As pessoas diziam que eu lembrava George of the Jungle”, afirma Cates.

Após terminar o ensino médio, ele começou a jogar cash games live com buy-ins de $100 a $200. Ele jogou durante alguns meses e perdeu muito dinheiro no começo. Não demorou para que ele resolvesse tentar o poker com mouse e teclado. Sem muitos recursos, ele desceu de nível e voltou a jogar nas mesas de $5 e $10.

Cates entrou na University of Maryland para estudar ciência da computação, tendo jogado exclusivamente online durante seu primeiro ano de faculdade. Ele finalmente começou a ter sucesso e a subir de limites. Com um desempenho modesto nos sit ’n gos e torneios em que tentou a sorte, ele voltou a se dedicar aos cash games, formato que o consagrou.

Em apenas seis meses, o então obscuro grinder online se tornou regular nas mesas de no-limit hold’em de $10-$20. Muito embora sua ascensão tenha sido meteórica, Cates raramente jogou acima de seu bankroll.

“Eu não queimei etapas”, disse ele. “Eu não tinha uma regra de buy-in, mas sempre tive um valor decente de buy-ins disponível, e o valor aumentava à medida que eu subia de limites”. Seu sucesso no poker fez com que ele trancasse a faculdade em 2009 para se dedicar ao jogo.

Um Desastre Chamado “Isildur”
Embora a escalada de Cates das mesas $10-$20 para os nosebleed stakes tenha sido relativamente suave, ele sofreu um baque que quase pôs fim à sua carreira no poker. Em dezembro de 2009, ele e a sensação do high-stakes Viktor “Isildur1” Blom se sentaram para uma intensa batalha heads-up. Quando tudo terminou, Cates tinha perdido $500.000.
“Quando perdi $500.000 para Isildur1 e depois perdi mais $90.000 no dia seguinte, o pensamento de que eu poderia quebrar começou a passar pela minha cabeça”, disse Cates, que tirou vários dias de folga depois do ocorrido.

Depois dessa fatiada, Cates fez exatamente o que jogadores de poker precisam fazer quando necessário – desceu de limites. Apesar de jovem, ele lidou com a adversidade como um profissional experiente. “Minha seleção de mesas também ficou mais tight. É muito ruim ter que jogar em stakes mais baixos, mas às vezes é preciso”.

Logo após isso, Cates teve uma das melhores fases de sua carreira. Não demorou muito para que seu bankroll voltasse a cerca de $1 milhão. “Eu não esperava me recuperar tão depressa”, afirma. “Foi bom ter me dado bem depois da partida com Isildur1. Eu tentava lembrar que nunca tinha corrido riscos idiotas na minha carreira e que eu ainda poderia ganhar muito dinheiro jogando poker. Isso me ajudou a pensar que a grande perda não importaria muito depois de um tempo”.


O Desafio Contra “Durrrr”
Em 2010, após estar estabelecido no mundo do high-stakes online, Cates recebeu uma oferta irrecusável. Tom “durrr” Dwan lhe propôs participar do segundo Durrr Challenge. “Eu já o tinha derrotado antes em no-limit hold’em e sei que ele tem falhas nesse jogo”, disse Cates.

Não demorou muito para que Cates acabasse com Durrr nesse desafio heads-up. Após apenas 6.820 mãos de no-limit hold’em de $200-$400, Cates ganhou impressionantes $700.000. Com 40% das mãos jogadas, ele aumentara sua liderança para confortáveis $1,2 milhões.

Apesar de ser um dos nomes mais temidos do poker, Tom “Durrr” Dwan perdeu mais dinheiro para Cates do que para qualquer outro jogador. Mas não foi o único. Outros vencedores das mesas caras já contribuíram para o crescimento do bankroll de Cates, incluindo Phil Ivey e Ilari “Ziigmund” Sahamies.

Por Que “Jungleman12” É Tão Bem Sucedido?
Diferentemente de quase todos os grandes vencedores da história do poker online, Cates ainda precisa ganhar um pote acima de $400.000, o que ajuda a provar que ele é um dos vencedores de high-stakes mais consistentes de todos os tempos. “Eu tento manter a variância baixa”, explicou.

Seu colega Ashton “theASHMAN103” Griffin cita a agressividade na hora certa, em particular a capacidade de blefar em três streets, como uma das principais razões por trás do sucesso de Cates. No entanto, nos cash games, a sorte não substitui o trabalho duro no longo prazo: Cates joga quase todo dia nos maiores limites da internet.

Embate Contra o Galático
Agora que faz parte da elite do poker, Cates não planeja mudar de carreira. Para ele, trabalhar das 9h às 5h é pior do que 9-5 off. Porém, para um sujeito com sua reputação, não é fácil conseguir ação. Certa vez, isso aconteceu da forma mais inesperada: em dezembro, Cates foi contatado por Cristiano “CR7sete” Ronaldo via Skype. O jogador de futebol mais bem pago do mundo supostamente queria enfrentar o melhor jogador de poker online.

Em uma sessão amigável de pot-limit Omaha de $1-$2, Cates perdeu uma pequena quantia para o jogador do Real Madrid. “Eu nunca tinha jogado com alguém tão famoso quanto ele”, disse Cates. “Ele é um sujeito normal. Ambos respeitamos o jogo um do outro. Não entendo de futebol, mas pelo pouco que sei, ele é um dos melhores do mundo. Eu cogitaria dar coach se ele me pedisse. Em troca, ele pagaria umas cervejas”.


Sem Descanso Enquanto Busca SER O MELHOR
Daniel Cates tem se dado bem tanto em pot-limit Omaha heads-up quanto em no-limit hold’em. A maior parte dos seus $7,5 milhões vem desta última modalidade, por isso mesmo a maioria dos seus oponentes simplesmente parou de lhe dar ação. Ele então passou a jogar Omaha, que ganhara popularidade no mundo dos high-stakes.

Antes de os potes de seis dígitos se tornarem rotina, Cates ganhou mais de $800.000 em apenas 150.000 mãos de no-limit hold’em de $25-$50 heads-up. Ele não precisou dos nosebleed stakes para se tornar milionário, mas subir de stakes era inevitável para alguém que parecia jamais perder.

Confira duas mãos marcantes que Daniel “jungleman12” Cates na selva do poker online:

Cates vs. Patrik Antonius no Maior Pote da Sua Carreira
Cates começou essa mão de pot-limit Omaha de $300-$600 com cerca de $215.000 em seu stack. Seu oponente, o finlandês Patrik Antonius, não estava muito atrás, com cerca de $190.000. Cates era o button e deu raise para $1.800. Antonius voltou $5.400 e Cates deu call. O flop veio A 5 4 e Antonius disparou $10.800.

Cates deu call e bateu o 10. Antonius apostou $32.000 e Cates respondeu com um raise para $129.000. Antonius voltou all-in. Cates pagou. Antonius mostrou A 5 7 4, dois pares e um flush draw. Contudo, ele precisava de ajuda contra a sequência de Cates com A 2 Q 3.

De acordo com a calculadora de Omaha da CardPlayer.com, a mão de Cates ganharia 68% das vezes. Os jogadores resolveram abrir o river e o turn duas vezes (run it twice) e em ambas Cates se manteve, faturando um pote de $375.000.

Um Cooler vs. Tom “Durrr” Dwan
Com milhões em jogo no Durrr Challenge, não é surpresa que Cates tenha ganhado sua maior mão de no-limit hold’em na disputa. Com blinds em $200-$400 e stacks enormes, Cates e Dwan já produziram vários confrontos de seis dígitos.

Cada um com pouco mais de $100.000, Dwan era o button e deu raise para $1.200. Cates voltou $4.800 do big blind e Dwan pagou. O flop veio Q 8 6 e Cates apostou $5.200.

Dwan pagou e o K bateu no turn. Cates apostou $16.800 e Dwan pagou mais uma vez. O river trouxe o 3 e uma aposta de $43.000 de Cates. Dwan foi all-in e Cates deu call com J 2, enquanto Dwan deu muck com um flush menor, 5 4. Cates puxou o pote de $216.000.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×