EDIÇÃO 43 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Que Tipo de Ajuda Você Deve Buscar

Analisando suas necessidades


Alan Schoonmaker

Muitos jogadores desejam melhorar no poker, mas não sabem do que realmente precisam. Simplesmente compram um livro, fazem um curso ou contratam um coach. Eles podem até achar livros, cursos ou coaches excelentes, mas ainda assim vão perder dinheiro e tempo porque aquilo não era o que realmente precisavam.

O processo não é fácil nem agradável: aperfeiçoamento requer trabalho árduo e, em geral geralmente doloroso. E é preciso tolerar essa dor. Se você for como a maioria das pessoas, é provável que consiga lidar com o desconforto físico melhor do que com o psicológico. Tentar evitar a dor de se avaliar com autocrítica e se desafiar pode provocar vários erros:

1. Analisar suas forças e fraquezas de forma imprecisa
2. Superestimar sua capacidade de evolução
3. Trabalhar nos problemas errados

Analisar Suas Forças e Fraquezas de Forma Imprecisa

Pouquíssimos jogadores compreendem claramente quais são suas forças e suas fraquezas. De fato, muitos perdedores acham que jogam bem. Ou eles não sabem o quanto perdem ou não entendem por quê.

Mesmo que seja um vencedor, você pode não ganhar tanto quanto gostaria. Você pode estar cometer erros como jogar muitas mãos ou ir longe demais com elas.

Levando em conta que você toma a decisão de jogar ou largar em cada rodada de cada pote, isso tem mais impacto sobre os seus resultados do que qualquer outra decisão, talvez mais do que todas as outras decisões juntas.

Se você jogar de maneira muito loose, sua maior necessidade é bem simples: precisa ficar mais tight. Você talvez já saiba disso há anos, mas ainda não conseguiu pôr em prática. Você prefere ler um livro ou fazer um curso do que se perguntar: “Por que eu continuo jogando com cartas que eu sei que devo largar?”

Como as forças que lhe impedem de se analisar com precisão são extremamente poderosas, é preciso seguir alguns passos.

Monitore Seu Jogo: Você provavelmente estuda seus oponentes com mais cuidado do que presta atenção em si mesmo, mas é muito mais importante examinar seu próprio jogo. Se você fizer isso, provavelmente concordará com Stu Ungar, tricampeão da World Series of Poker. Ele certa vez disse: “Na mesa, você é seu pior inimigo”.

Monitorar seu jogo vai reduzir – mas não eliminar – algumas de suas tendências autodestrutivas. Pergunte-se sempre:

• “Como eu estou jogando?”
• “Que erros eu cometi?”
• “Que jogadas boas eu fiz?”
• “Por que eu estou jogando bem (ou mal)?”

Se você não se fizer e responder essas perguntas, repetirá os mesmos velhos erros.

De modo inverso, se você monitorar sempre seu jogo, certamente irá melhorar seus resultados e obter informações para evoluir no poker.



Tome Notas: Quase nenhum jogador toma notas enquanto joga. Eles ingenuamente acham que fazer isso é um sinal de fraqueza, mas quem pensa assim está simplesmente aceitando uma realidade e lidando com ela: nossa memória é seletiva. Tendemos a lembrar e esquecer aquilo que faz sentir bem.

Bad beats são o exemplo mais óbvio. Nós lembramos as vezes em que perdemos dinheiro, mas esquecemos aquelas em que jogamos mal e ganhamos um grande pote mesmo assim. Nossa memória seletiva reforça nossa crença de que jogamos bem, mas somos “azarados”.

Se você tomar boas notas e revisá-las com cuidado, verá padrões que revelam suas forças e fraquezas. Por exemplo, se você registrar as quantias que ganhou e perdeu jogando com cartas ruins e indo longe demais com elas, ficará chocado ao ver o quanto esses erros lhe custaram.

Discuta Seu Jogo Com Outras Pessoas: Um coach, colega de poker ou fórum online podem lhe ajudar a enxergar esses padrões e compreender o que eles significam. Você precisa do feedback de outras pessoas para superar seu desejo natural de querer se enganar. Obviamente, não há como obter um bom feedback se você não der às pessoas informações precisas. Essa é outra razão para tomar notas.

Superestimar Sua Capacidade de Evolução

A maioria das pessoas – e não apenas os jogadores de poker – superestimam suas capacidades de evolução. Essa tendência natural é reforçada pela repetição de bobagens como: “Você pode ser o que quiser”.

Não, não pode. Seus genes e seu histórico pessoal impõem limites extremos a sua capacidade de mudança. Centenas de estudos sérios provaram que nada do que você faz lhe deixa significativamente mais inteligente. E você tampouco pode mudar muito sua motivação ou a maior parte de suas características pessoais. Elas são como as cartas no poker: você precisa jogar com as que recebe.

Portanto, aprenda a jogar bem com suas cartas. Trabalhe os aspectos que você pode mudar: seu conhecimento, suas habilidades e sua disciplina.



Trabalhar nos Problemas Errados

Mesmo que aceitem as limitações que eu acabei de mencionar, boa parte das pessoas gente ainda trabalha os problemas errados.

Problemas Que Não se Aplicam ao Seu Nível: Muita gente estuda técnicas que são avançadas demais para elas, seja porque ainda não aprenderem técnicas mais básicas ou porque as avançadas não se aplicam ao seu nível de jogo. Por exemplo, se você estiver jogando num nível básico de hold’em, muitas jogadas avançadas vão simplesmente lhe custar dinheiro. Você ganhará muito mais se compreender a fundo e desenvolver a disciplina para jogar um poker “feijão-com-arroz”.

Problemas Que Lhe Deixam Confortável: Muita gente não compreende que ganhará mais trabalhando suas fraquezas do que suas forças. Eles se detêm em seus pontos fortes porque – pelo menos em parte – gostam do processo.

Obviamente, trabalhar suas forças lhe ajudará, mas você ganhará muito mais se fizer o mesmo investimento de tempo e dinheiro para eliminar suas fraquezas. Seu progresso será bem maior eliminando suas fraquezas do que melhorando suas forças.

Na próxima edição, vamos ver técnicas específicas para eliminar suas fraquezas.




NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 43

Ano 4 - fevereiro, 2011

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
RoyalPag - Comprou, jogou, ganhou, sacou!
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Raise Editora - Os melhores livros de poker do mundo totalmente em português

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2019. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×