EDIÇÃO 42 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Como usar as estatísticas com inteligência

Vantagens e desvantagens do uso das stats durante uma sessão de poker online.


Diógenes Malaquias

No poker online, existem alguns programas que fornecem estatísticas nossas e dos nossos adversários durante o jogo. Neste artigo, vou dar algumas dicas e falar das vantagens e desvantagens do uso das stats durante uma sessão de poker online.

Quando o assunto é estatística, os softwares Poker Tracker 3 e Hold’em Manager se destacam. Pessoalmente, eu prefiro o segundo, pois ele nos dá mais opções, de forma mais amigável.

As stats sãos excelentes para auxiliar os jogadores, na medida em que nos proporcionam uma leitura mais apurada dos adversários. Outra grande vantagem é sentar à mesa já conhecendo várias características dos oponentes com base nos dados colhidos em sessões anteriores.

Com esses softwares é possível ver, por exemplo, a porcentagem de mãos que cada adversário joga, bem como aquelas em que ele dá raise pré-flop etc. Pode-se ainda saber as vezes em que ele entra de limp e depois dá call em um raise, ou então entra de limp e depois dá fold diante de um raise. São centenas de movimentos, decisões e jogadas, nossas e dos nossos adversários, que podem ser analisadas.

Mas não precisa ficar intimidado com tanta informação. As stats são fáceis de usar. Com pouco tempo de prática você já estará familiarizado, e elas se tornarão parte comum do seu jogo online.

Elas facilitam ainda a vida de quem gosta de jogar várias mesas simultaneamente, pois continuam a recolher informações mesmo quando não estamos participando da ação naquela mesa. Medir a agressividade do adversário através de uma escala criada pelo próprio software é uma ajuda e tanto para quem joga várias mesas ao mesmo tempo.

Apenas a título de curiosidade, a maioria dos grandes jogadores de cash games online do mundo estuda os seus adversários, fora do jogo, com auxilio dessas estatísticas. Em dezembro de 2009, Brian “sbrugby” Townsend, Brian Hastings e o grande Cole “CTS” South se juntaram para compartilhar e estudar as estatísticas do então misterioso “Isildur1” (agora se sabe que ele é o Viktor Blom). Logo após esse período de estudos, Hastings ganhou 4,2 milhões de Isildur nas mesas de cash games online.

Até aqui, tudo parece ser só alegria. Mas existem algumas dificuldades, sobretudo para os iniciantes. O primeiro é que várias pessoas cometem o erro de se apegar demais às estatísticas. Elas param de jogar com base nas características dos adversários e agem apenas com base nas stats delas. Com isso, várias informações significativas do jogo do oponente não são assimiladas, pois as estatísticas não conseguem cobri-las. Quer um exemplo? As stats não dizem se, naquele momento, o adversário está tiltado: elas nos mostram apenas um número baseado em todas as mãos que ele já jogou nas nossas mesas, inclusive mãos de meses atrás, quando ele não estava em tilt e jogava normalmente.

Outro grave problema é que jogadores iniciantes gostam de perguntar as stats de jogadores mais experientes e tentar imitá-las. Isso é perda de tempo. Ao contrário, você deve investir seus esforços no entendimento do raciocínio, pois só assim estará realmente aprendendo a jogar poker.



Não imite números, pois eles dão apenas uma pequena informação sobre como realmente são as características do jogador. Alguém pode ter 18% de raise pré-flop, mas muitos desses aumentos podem ter sido feitos do button, e poucos do UTG e do small blind. Ele pode, por outro lado, ter uma distribuição mais homogênea da porcentagem de raise pré-flop por cada posição.

A essência do poker é se adaptar às características dos adversários. Devemos jogar e tomar nossas decisões baseados nisso. As minhas e as suas stats são uma consequência desse fato, e não – absolutamente não – o contrário. Nosso estilo de jogo não deve ser resultado de um número que queremos seguir.

Enfim, você não deve encarar as stats como a “Central de Informações” de seus adversários. Elas são coadjuvantes na sua tomada de decisões. O papel principal cabe às suas observações. De posse dessas duas informações, devemos nos adaptar da melhor forma possível ao modo como nossos adversários jogam. Esse é um dos grandes segredos para se tornar um grande jogador de poker.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×