EDIÇÃO 100 » COLUNA NACIONAL

Quem Está no Controle?

Vamos falar sobre variância


Cláudio Davino
Hoje gostaria de falar sobre um tema que todo mundo já ouviu sobre, mas poucos têm noção de como realmente funciona: a variância — algo que todo jogador de poker deveria conhecer a fundo.

O que é variância?

Variância é a oscilação dos seus ganhos no poker: as upswings (períodos lucrativos) e downswings (períodos de perdas). Basicamente, a variância é a diferença entre o quanto de dinheiro você espera ganhar em média no longo prazo e o que você está realmente ganhando no curto prazo.

No gráfico abaixo, podemos observar 100.000 mãos (curto prazo) de um jogador com ganhos médios de 4bb/100 nas últimas cinco milhões de mãos (longo prazo). Ou seja, em um cenário perfeito, a cada 100 mãos, ele deveria ganhar 04 big blinds. Nesse cenário utópico, seus ganhos seriam representados pela linha vermelha. O gráfico mostra que mesmo chegando a 4.000 big blinds de lucro nas 100.000 mãos, houve períodos em que a variância apareceu, para o bem ou para o mal.



Mas como a variância afeta o nosso jogo?

A resposta dessa pergunta pode ser dada em tópicos:

1. Você pode ficar sem saber se está jogando bem

Graças à variância, você nunca poderá confiar nos seus resultados para mensurar seu jogo. Você pode estar jogando bem e mesmo assim perdendo dinheiro (ou o contrário).

Pensar no quanto ganhamos ao final de uma ou duas sessões é uma erro. A variância em curtos períodos pode ser cruel. O que eu recomendo — e tenho feito ultimamente — é olhar seus resultados apenas no último dia do mês. Jogar sem saber se estou ganhando ou perdendo tem me ajudado muito a analisar todas as situações friamente. Fazendo isso, sua única preocupação é avaliar se fez ou não a melhor jogada.

2. A variância pode ser mentalmente desgastante até para os melhores jogadores

Se você quer ganhar dinheiro com poker, compreender a variância é uma das coisas mais importantes nesse processo. Conheço vários jogadores que são ótimos tecnicamente, mas nos períodos de downswing acabam jogando muito abaixo do potencial.  Além dos ganhos diminuírem, isso pode prolongar o período de perdas.

3. Os jogadores ruins continuam jogando

Aqui, temos que agradecer à variância. O fato de jogadores ruins poderem ganhar dinheiro quando eles estão jogando muito mal é algo realmente bom. Se eles nunca ganhassem, com certeza, perderiam o fascínio pelo jogo. Agradeça à existência das bad beats, sem elas, o poker seria muito mais difícil.



Conclusão

A variância existe, gostando ou não. Como já disse, ela pode agir como Deus ou como o diabo. Mas lembre-se que não importa o lado que você se encontra. No final do dia, é preciso aceitar que ela faz parte da vida de qualquer jogador. Para se evoluir, devemos nos preocupar com as variáveis que podemos controlar, como a capacidade técnica e o psicológico. No longo prazo, as que não controlamos (as cartas) serão irrelevantes. Lembre-se que enquanto você está reclamando de suas bad beats, alguém estará dando duro nos estudos para melhorar cada vez mais.


NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 100

Ano 9 - novembro, 2015

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
FichasNet Garantimos o melhor negócio online na compra e venda de créditos.
Vem aí o WPT Uruguai no Enjoy Punta del Este!
Aumente seu stack agora! Stack fichas

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online
Raise Editora

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Stela de Souza, 54 - Sagrada Família - Belo Horizonte/MG - CEP: 31030-490
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×