EDIÇÃO 40 » FIQUE POR DENTRO

Filosofia do Poker: Founder’s Advice


David Apostolico

Eu me inspirei nas palavras de um dos fundadores da nação americana para escrever esta coluna. Eu me deparei com a frase a seguir de ninguém menos que Ben Franklin: “Sem crescimento e progresso contínuos, palavras como melhoria, conquista e sucesso não têm sentido”.

No poker, há apenas uma maneira de medir o sucesso. Ou você está positivo ou está negativo. Ou está ganhando dinheiro ou está perdendo. Como qualquer um que tenha jogado durante muitos anos sabe, há muita variação no poker. Você não pode medir o sucesso ao longo de uma sessão, de uma semana ou mesmo de um mês. Dependendo da frequência com que joga e do nível em que joga, você talvez precise de um período maior de tempo para medir quão bem você realmente está jogando.

Inversamente, você não pode medir o sucesso com base em desempenhos passados. Um ano bom ou um prêmio de torneio substancial são bacanas, e você deve se orgulhar, mas não há garantia de que o sucesso vai continuar. Na verdade, eu diria que o poker está tão dinâmico no momento, que é extremamente difícil ter sucesso contínuo sem melhoria consistente.

Contudo, o que eu acho que Franklin quis dizer foi que melhoria, conquista e sucesso não acontecem no vácuo. Não se deixe enganar pelos resultados. Não permita que determinada medida de sucesso mascare suas falhas. O poker é trabalho duro; portanto, jogar poker de forma bem sucedida requer trabalho árduo. É preciso ter disciplina, paciência, astúcia, experiência, foco, reflexão, insight, empatia e um monte de outras qualidades. É muito fácil ganhar um torneio de poker ou ter uma sessão vencedora e achar que você domina o jogo. É muito fácil atribuir nossos sucessos ao nosso jogo incrível e nossas falhas nos feltros ao capricho das cartas.

Portanto, como saber se estamos realmente melhorando? Nas palavras do Sr. Franklin, mediante “crescimento e progresso contínuos”. Toda vez que eu jogo, tento aprender pelo menos uma coisa nova sobre meu estilo e pelo menos uma coisa nova sobre o jogo. As permutas em no-limit hold’em são tão vastas que esse aprendizado realmente nunca tem fim. Compare seu conhecido atual ao de dez, cinco anos atrás, ou mesmo um ano ou alguns meses atrás. O que você aprendeu? Como você aprendeu isso? E como garantir que você está progredindo continuamente ou que sua curva de aprendizado está seguindo adiante? Responda essas perguntas e sua melhoria, conquista e sucesso passarão a ter sentido.

David Apostolico é autor de Torneios de Poker e A Arte da Guerra e Estratégia Maquiavélica do Poker, em breve disponíveis em português pela Raise Editora.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×