EDIÇÃO 4 » MISCELÂNEA

O Tilt


George Queiroz

O emocionalmente equilibrado leitor desta coluna conhece muito bem o tilt, um dos maiores riscos para um jogador numa mesa de poker. Toda aquela preparação para o torneio, todas as notas mentais que você acumulou dos adversários, toda a concentração para não dar leitura aos demais componentes da mesa, tudo isso desce água abaixo a partir do momento em que você se encontrar tiltado.

Costuma-se entender o tilt como um momento de sutil descontrole emocional no qual os pequenos detalhes da partida passam despercebidos, contribuindo para sua derrota. Um jogador tiltado tende a jogar descuidadamente, erra jogadas simples e quer recuperar as perdas imediatamente.

Podem levar a este estado algumas derrotas seguidas com boas mãos, leitura errada do adversário, vontade muito grande de ganhar, dentre outros fatores. Entretanto, uma pesquisa minuciosa feita pela equipe da Card Player Brasil descobriu um outro perigoso fator que pode deixar um jogador equilibrado em tilt: mensagens subliminares.

Caso o leitor tenha deixado escapar um muxoxo de desdém ao ler a afirmação acima e decidiu procurar mensagens subliminares rodando ao contrário os discos da Xuxa, pedimos que leia cuidadosamente os resultados da pesquisa, a seguir.

A Card Player Brasil, sempre em busca de melhor qualidade de jogo para seus leitores, consultou sua Assessoria em Neurologia e Psicologia para tentar entender como funciona o mecanismo do tilt. Ficou demonstrado que o tilt aumenta a atividade na área do cérebro conhecida como “reptiliana” relacionada ao sistema de recompensa e diminui drasticamente a atividade no hipocampo, que é a área cerebral responsável pela concentração, o que gera o comportamento já descrito. Até então, nenhuma novidade. O que revoluciona a forma de ver os tilts é que descobrimos que algumas mensagens podem afetar igualmente essas áreas cerebrais ainda que o jogador esteja concentrado na partida, o que comprova que o tilt pode ser despertado subliminarmente.

A mensagem subliminar mais eficiente é a frase “como bate!”. Durante uma partida, ao se deparar com 9 e 3 na mesa, certamente alguém soltará um grito “como bate!”, como o leitor já pôde comprovar. Pronto: será o bastante para que o jogador que perdeu a rodada entre em tilt. Isto também pode ocorrer quando o jogador receber 9-3: automaticamente ele mentalizará a mensagem “como bate!” e mal conterá o impulso de dar all-in pré-flop.

A seguir, trechos de um chat durante uma partida online com um jogador tiltado:


<Tilted>OMG!! 93?!
<Tilted>how…?… that’s… that’s impossible!!
<J.Gaiato>Como bate!!
<Tilted>your (censurado)!!! this is a (censurado)!!! i’ll never play in this (censurado) site again!!! you are a (censurado)!!!
<Support>Mr. Tilted, you’ll be temporarily suspended.
<Tilted>muck you!
<J.Gaiato>LMAO
 
 Em outra ocasião analisada em partida real, a frase subliminar também tilta um jogador emocionalmente equilibrado. Observe a transcrição:

 (Cap. Nascimento): - 9 e 3, senhor 06? 9 e 3? O senhor está de brincadeira comigo? O senhor é um fanfarrão, senhor 06!!!
 (Sr. 06): - Como bate, senhor!!!
(Cap. Nascimento, tiltado): - O quê?! Tira essa roupa preta, vai!!! Tira essa roupa preta! Você é um moleque!!! Ouviu? MO-LE-QUE!!!

Nas próximas colunas, traremos maneiras de evitar os tilts subliminares ou reverte-los ao seu favor. Mas que 9 e 3 bate hein, ah, como bate!!!




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×