Há alguns dias, eu estive na sede da Raise Editora, que fica aqui mesmo em Belo Horizonte. Depois de conversar com Bruno, editor da CardPlayer Brasil, decidimos que seria interessante publicar alguns artigos que eu havia postado no UniversodoPoker.com. Obviamente, revisei e incrementei os textos para a publicação na revista. Espero que vocês gostem.
Nessa edição, vamos falar sobre uma jogada extremamente comum nos cash games online de limites baixos, a donk bet. Se soubermos reagir bem a tal jogada, poderemos aumentar nossa lucratividade de maneira considerável.
O que é uma donk bet?
É melhor exemplificar do que meramente conceituar: eu aumento pré-flop, o big blind paga. O flop vem e o big blind aposta, jogando fora de posição pós-flop. Esse conjunto de ações executadas pelo adversário caracteriza uma donk bet. Repito: é extremamente comum nos depararmos com essa situação em micro-limits (mesas mais baratas do que nl100). Como você verá logo adiante, as razões pelas quais os nossos adversários fazem esse tipo de aposta são quase sempre as mesmas. Dessa forma, fica muito simples, quase mecânico, jogar contra esse tipo de ação.
Em se tratando de micro-limits, eu me arrisco a dizer que 99% dos jogadores que usam essa jogada são donkeys, patos, fishes ou qualquer bicho dessa fauna do poker que garante nosso lucro no final do mês. Mas eu e você, jogadores interessados em alcançar o topo dessa cadeia alimentar, precisamos estar sempre atentos para o fato de que eles costumam pensar sempre do mesmo jeito: “Vou apostar para ver onde estou” ou “Vou apostar para roubar o pote primeiro” é o raciocínio típico dessas dóceis criaturas.
Eles realizam uma donk bet apenas blefando ou com mãos marginais – nunca vi um jogador de limites baixos fazer isso com uma mão como top pair com kicker bom.
Estratégia de defesa
É importante ressaltar que essa jogada não se enquadra apenas na situação do exemplo acima. De forma genérica, uma donk bet ocorre quando alguém paga um raise pré-flop fora de posição e começa apostando no flop.
Assim, enfrentar uma donk bet em micro e small limits é até fácil. Meu conselho para quando você se deparar com um move (no caso, um blefe) desses é:
• Com uma mão fraca, dê raise quase sempre, raise forte. Você vai constatar que eles quase sempre vão dar fold.
• Com uma mão forte, dê slowplay e apenas pague a donk bet para extrair ainda mais dinheiro das mãos fracas e blefes do seu oponente.
Eu lhe asseguro que, contra patos, essa é a maneira ideal de enfrentar uma donk bet.
Contra bons jogadores, tome cuidado
Como de costume: toda regra tem suas exceções, então nós vamos fazer uma note para aqueles 1% dos adversários que fazem uma donk bet com uma mão que não seja fraca. Assim, vamos nos adaptar para reagir de acordo com essa anotação da próxima vez que ele usar tal estratégia.
A segunda ressalva para a linha de raciocínio apresentada é que você deve tomar cuidado ao enfrentar um bom oponente. Esse tipo de jogador já sabe tudo isso que conversamos até agora: jogadores fracos fazem donk bets com mãos fracas e jogadores bons reagem dando raise quando possuem mãos fracas. Não tenha dúvida de que os jogadores fortes usarão esse conhecimento contra você.
Um adversário forte fará donk bet com trincas e draws com a intenção de voltar um reraise no seu raise. Adotando essa linha, ele terá uma equidade de fold – a porcentagem de vezes que você irá largar – muito grande quando tiver um draw e balanceará muito bem seu range quanto tiver trincas. Isso vai fazer com que ele extraia o máximo de você na mão.
Em uma mesa nl50 6-max, você dá raise pré-flop do cutoff e o small blind paga. Todos os outros jogadores dão fold. O pote contém $4,50 e vocês dois veem um flop com 4 9 6 . O adversário dá uma donk bet. A partir desse cenário, veja o que eu recomendo fazer com base no esquema seguinte.
Apenas lembrando, a coluna “Com Read” serve para aquelas situações em que você leu que seu oponente fez uma donk bet com mãos que não são ruins.
Outra coisa: ainda que o poker possua algumas regras de eficiência comprovada, como esta, jamais jogue como se estivesse seguindo uma receita de bolo. Seja criativo e observador. Isso vai fazer toda a diferença, sobretudo nas situações em que não há regra definida. Até a próxima edição!