EDIÇÃO 34 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Medindo o Sucesso - É uma questão pessoal


Ed Miller

O poker é um jogo peculiar. Não há pontuação. Se você estiver jogando cash game, não há vencedor. Se você estiver jogando um torneio, há um vencedor e um zilhão de perdedores. Seus oponentes podem jogar terrivelmente e ganhar uma nota. Você pode jogar um poker excelente e se dar mal. Toda essa peculiaridade já deixou vários jogadores completamente frustrados, clamando aos deuses do poker uma chance. Claramente, se você tiver sido obrigado a mendigar uma sorte melhor, provavelmente não obteve sucesso. Então, o que é o sucesso no poker?

Esta coluna é minha tentativa de dizer o que sucesso significa para mim, particularmente, como jogador de poker.

Primeiro, eu vou lhe dizer o que ele não é. Não é taxa de vitória (winrate). Se você fuçar a Internet, encontrará dezenas de pessoas que vão lhe dizer que, se você não ganha em média $20 a cada 100 mãos jogadas na mesa X, você joga mal. Ou então lhe dirão que ganham $20 a cada 100 mãos, mas não esperam que um reles mortal como você consiga tanto, então talvez você deva ganhar $10 a cada 100 mãos — caso contrário, você é péssimo.

Por favor, ignore todas essas pessoas. A maioria delas é cheia de si. Elas não ganham nem perto do que dizem ganhar. De fato, você deve saber que todo jogador que lhe diz quanto ganha está distorcendo a verdade pelo menos um pouco. E a maioria distorce muito. Não compare seus verdadeiros resultados à fantasia de alguém. Você não conseguirá superá-la.



Se você for bom no poker, pode definitivamente ganhar dinheiro nele. Mas a não ser que você seja um jogador incrivelmente maravilhoso, não vai se aposentar e se mudar para um paraíso tropical com seus ganhos tão depressa. Seus lucros no longo prazo serão modestos. Há muitos jogadores de poker ótimos, e nem todos podem ganhar fortunas. Não há tanto dinheiro assim.

Por exemplo, eu tive sorte o bastante de vender mais de 250.000 cópias dos meus livros de poker. Acredito que a maioria das pessoas que compra e estuda meus livros vai melhorar como jogador. Mas a maioria dessas pessoas não vai ganhar $100.000 por ano no poker. Não é possível. Multiplique os dois números e descubra uma quantia que impressionaria até mesmo o Departamento de Defesa.

Então, o que isso quer dizer? Para mim, quer dizer que precisamos desenvolver medidas não monetárias para aferir o sucesso no poker. Sucesso não significa ganhar tanto dinheiro quanto um contador de vantagens na Internet diz que você deve ganhar. O sucesso no poker quer dizer ganhar algo significativo do jogo em troca pelo tempo e esforço que você dedica a ele.

Para muitos jogadores, isso é tão simples quanto aproveitar seu tempo na mesa. Se jogar poker eleva seu humor e exercita seu cérebro, isso por si só pode constituir sucesso. Embora essa possa parecer uma definição muito modesta para mim, eu já testemunhei explosões de raivas suficientes nas mesas para concluir que muitas pessoas não se divertem enquanto jogam.



A única maneira que eu concebo para aproveitar o jogo é trabalhando para me tornar um jogador melhor. Eu me divirto quando ganho uma aposta extra ou um pote extra utilizando conhecimentos recém-adquiridos. Uma das minhas jogadas preferidas é roubar um grande pote com um all-in no river que eu sei, com base na minha leitura de mãos, que os meus oponentes simplesmente não podem pagar. Outra é fazer uma aposta pelo valor no river, sabendo que meu oponente provavelmente tem ace high e vai suspeitar muito de mim e da minha aposta agressiva para acabar dando fold. Cada vez que eu executo uma dessas jogadas e tenho êxito, sinto o sabor do sucesso. Elas são jogadas que eu jamais faria no começo da minha carreira em no-limit hold’em, pois minha leitura de mãos não era tão boa. Eu nunca tive a confiança de que meu oponente não poderia pagar uma aposta, e meu estilo não era agressivo o bastante para induzir folds de ace high. Esses momentos são sucessos tangíveis na minha eterna jornada para dominar o poker.

Eu gosto de focar em mãos e sessões específicas que joguei bem para medir meu sucesso. Outras pessoas preferem se focar mais em números. Em vez de estabelecer metas financeiras, elas tentam jogar determinado número de mãos por mês. Caso atinjam suas metas, foram bem sucedidos. Já alguns jogadores online tentam ajustar seu jogo de modo que suas estatísticas em bases de dados na Internet atinjam determinadas metas. Quanto mais se aproximam delas, mais bem sucedidos foram. Essas medidas particulares não significam muito para mim, mas eu acredito que pode haver maneiras razoáveis de se medir o sucesso no poker.



Eu acho, contudo, que se você estiver tentando medir seu próprio sucesso, deve evitar focar no dinheiro. Há duas importantes razões para isso. Primeiro, de todas as coisas que você pode controlar quando joga poker, quanto dinheiro você ganha é o aspecto que menos se pode controlar. Se você focar em metas monetárias, vai acabar se decepcionando. Isso é variância. Segundo, se você não atingir suas metas monetárias repetidamente, pode ficar um pouco desesperado. Todo dia, jogadores de poker desesperados tomam decisões ruins. Eles jogam mais do que podem suportar. Eles pedem empréstimos a amigos que provavelmente não conseguirão pagar. Ou se tornam presas fáceis para quem está procurando ganhar dinheiro. Se você permanecer focado no jogo e nas coisas que pode controlar, e não no dinheiro, é mais provável que mantenha o bom senso sobre você, bem como aprecie os sucessos que obteve.

A conclusão é que, ao tentar mensurar seu sucesso no poker, as unidades de medida devem ser particulares para você. Não se pode usar medidas de outras pessoas. Um comentário anônimo em um fórum sobre a taxa de vitória de alguém não se aplica a você, e os números provavelmente serão uma projeção da imaginação superativa dele. Eu gosto de focar em mãos específicas que joguei bem. É possível encontrar outros aspectos do jogo que signifiquem mais para você. Mas, não importa o que escolha, se você se avaliar de maneira razoável, talvez conclua que todas as horas que investiu e todos os altos e baixos que experimentou nesse peculiar jogo valeram muito a pena.

Ed Miller é uma das maiores autoridades mundiais em teoria do poker. Ele é instrutor do stoxpoker.com, e também escreve no seu próprio site, notedpokerauthority.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×