EDIÇÃO 32 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Viciados em Ação e Mesas Shorthanded

Jogos shorthanded online


Matt Lessinger

Tendo em vista os high-stakes online insanos que têm acontecido recentemente, eu acho que 2009 será considerado o ano do viciados em ação no poker. Muito embora apenas alguns poucos jogadores tenham participado dessas mesas nosebleed, acho que os amantes da ação estão se espalhando por todos os níveis de jogo online, e eles têm duas características dignas de nota.

A primeira é que eles jogam muitas mesas simultaneamente. Essa é uma questão que já abordei em várias colunas, então não vou ser repetitivo aqui, mas está claro que a maioria deles está jogando além do seu número ideal de jogos.

A segunda é que eles propositadamente buscam mesas shorthanded em vez das completas. Os jogos shorthanded já se tornaram uma parte tão aceitável da cultura do poker online que eu acho que os jogadores sequer pararam para questioná-los. Eles claramente beneficiam os sites. Em vez de colocar 60 jogadores em seis mesas, eles podem agora colocá-los em dez mesas e cobrar o dobro de rake, se não mais, tendo em vista a velocidade desses jogos. E quando são jogados four-handed, three-handed e até mesmo heads-up, os sites geralmente conseguem lucrar ainda mais.

A verdadeira questão é: essas mesas shorthanded lhe beneficiam? Se você jamais tiver parado para se perguntar isso, agora é um bom momento para tal. Abaixo, eu lhe dou alguns argumentos sobre os quais refletir.

Por Que Você Joga Shorthanded?
Antes do poker online, os jogos shorthanded raramente eram planejados. Na maioria dos casos, eles simplesmente aconteciam. Isso ocorria tarde da noite: uma mesa cheia começava a se quebrar e, logo, os únicos jogadores restantes eram aqueles dispostos a seguir em frente. E se você estivesse mais bem preparado para jogar em tais condições, teria uma boa vantagem. Muitos de seus oponentes estariam bêbados, cansados ou tentando se recuperar, e possivelmente tudo isso ao mesmo tempo. E, muito embora eles não se sentissem confortáveis jogando shorthanded, tampouco queriam ir para casa. Eles então ficavam e perdiam para os jogadores que se ajustavam de maneira adequada.
Hoje não é mais assim. A grande maioria das mesas online são shorthanded, e as pessoas se sentam para jogar sabendo onde estão se metendo. A vantagem do preparo não mais existe, pois, hoje, os jogadores estão cientes de que vão jogar six-handed ou com menos oponentes. Obviamente, alguns estão menos preparados do que outros, mas eles não têm a vantagem que os jogadores das madrugadas nos cassinos costumavam ter.

E há “especialistas em shorthanded” online? Sem dúvida. Mas eu acho que muitos jogadores se convencem de que eles se encaixam nessa descrição, quando na verdade eles simplesmente têm fome de ação e rotulam de “especialidade” o jogo que vai melhor satisfazer esse desejo. Como mesas shorthanded possibilitam jogar corretamente mais mãos, aqueles que anseiam por ação vão dizer que esse tipo de jogo se encaixa no seu conjunto de habilidades. Na realidade, é bem melhor que eles simplesmente passem a jogar menos mãos.

Outros jogadores buscam mesas shorthanded devido aos seus programas de rakeback. Você geralmente ganha rakeback com percentagem do que você contribui para o total do rake, então, quanto menos jogadores houver por mesa, maior será a porcentagem de rake que você paga. Portanto, consegue-se ganhar rakeback mais depressa. Tudo bem com isso, mas eu ainda não consigo entender como os jogadores não veem o óbvio — que eles estão pagando mais rake em sua tentativa de ganhar mais rakeback! Sem dúvida, se você não ganhar nem perder em um jogo six-handed, vai ganhar bem mais do que se ficar sem ganhar nem perder em um com dez jogadores, em termos de rakeback ganho. Mas, tendo em vista o rake a mais que você paga, isso é algo bem mais difícil de se conseguir.

Se você não acredita em mim, calcule quanto rake você paga em 10 horas em uma mesa six-handed de $3-$6. Depois compare a quanto você paga em uma 10-handed. Você vai ver que paga pelo menos o dobro na mesa shorthanded. Sim, isso equivale a mais rakeback, mas significa mais dinheiro? Essa é outra pergunta a se fazer. Se você ganha mais em jogos shorthanded, eles claramente são para você. Caso contrário, no entanto, não há lei que lhe proíba de procurar mesas mais cheias.

Eis outra pergunta, especifica para os viciados em ação: quanto tempo você demora para compreender um novo oponente? Se você estiver sempre em uma mão, sem tempo algum para observar seus oponentes, como pode acompanhar as tendências deles e se ajustar de forma correta? Talvez você jogue uma ou duas mãos com eles e passe a ter uma ideia melhor, mas até lá você pode ter perdido uma bet ou duas, ou mesmo um pote inteiro.

Eu compreendo que todos os programas de acompanhamento de mãos e estatísticas lhe permitem ter uma boa ideia de como seus oponentes jogam sem que seja necessário assisti-los explicitamente. Mas nada disso se aplica quando você está enfrentando um oponente pela primeira vez. A maioria de nós enfrenta um ou dois novos oponentes sempre que jogamos, e queremos saber mais sobre eles antes de encontrá-los.

Em mesas com dez jogadores, você tem o tempo necessário para aprender sobre novos adversários, ainda que esteja jogando em múltiplas mesas. Se você tiver que estar na ação o tempo todo, o que geralmente ocorre quando se joga vários jogos shorthanded ao mesmo tempo, não há como evitar erros. Em determinado ponto, você vai dar um call loose contra a rocha que aposta apenas com mãos altas no river, ou vai descartar um middle pair contra o cara que joga toda mão, pois nunca vai ter oportunidade de aprender sobre cada um deles sem estar envolvido.

Eu não estou dizendo que mesas shorthanded são intrinsecamente piores do que as completas, mas que ambas têm seus pontos positivos e negativos. Se você for um jogador shorthanded sólido, pode tirar mais vantagem de um oponente ruim em uma mesa shorthanded do que em uma completa. Por outro lado, quando mais jogadores houver na mesa, é mais provável que um ou mais deles tenham boas mãos. Além disso, o erro mais comum que jogadores ruins cometem é jogar mãos demais, mas isso é menos grave em shorthanded e muito mais prejudicial em mesas completas.

Resumindo, eu estou simplesmente questionando por que os jogos shorthanded cresceram tão absurdamente em popularidade. No auge dos meus 35 anos, eu sou um dos dinossauros que ainda preferem a mesa com dez jogadores, muito embora eu jogue muitos mesas six-handed por necessidade. Mas essa necessidade advém da quantidade de novos jogadores que migram para os six-handed como se essa fosse a única maneira de se jogar.

Será que eles estão sedentos demais por ação? Para muitos, eu diria que sim. A única pergunta é se isso se aplica também a você.

Matt Lessinger é autor de O Livro dos Blefes, disponível em português pela Raise Editora.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×