EDIÇÃO 30 » ESPECIAIS

Cash Games Online explodem no Full Tilt Poker

Sueco misterioso provoca ação incrível e constrói potes milionários em limites altíssimos


Julio Rodriguez

O maior prêmio do poker é entregue todo ano na World Series of Poker. Com cada carta útil no turn ou desastrosa no river, fortunas podem ser ganhas ou perdidas em questão de segundos. Mas milhões de dólares também mudam de mãos todo dia no Full Tilt Poker, que se tornou o epicentro dos maiores cash games do mundo. Todos os dias, jogadores se sentam com estoques de seis dígitos para competir nas partidas mais ultra-agressivas e interessantes. Todo o catálogo da ação high-stakes está disponível para qualquer um disposto a incendiar algumas mesas virtuais.

Não demora muito para você se deixar levar pela ação, à medida que os potes rapidamente inflam para valores que correspondem a uma enorme hipoteca. Embora limites de $500-$1.000 tenham se tornado a norma em mesas como “Thundurrrrdome” e “Ivey Heaven”, elas estão muito distantes dos high-stakes online que começaram a acontecer há apenas alguns anos.

O Full Tilt Poker ainda estava em estágio de planejamento nos dias que se seguiram à vitória de Chris Moneymaker na WSOP 2003, e os fãs de poker de todo os cantos tinham que se contentar com no-limit hold’em de no máximo $50-$100 em sites como PokerStars, PartyPoker e UltimateBet caso quisessem ver competidores de qualidade no nível mais alto. Mas quando o Full Tilt Poker foi inaugurado em junho de 2004, trouxe consigo a reputação de ser uma cardroom online para os profissionais.

Esse novembro, o poker online experimentou seu primeiro pote milionário, e o interesse no jogo nunca foi tão grande. Nos dois últimos anos, recordes foram estabelecidos e quebrados, e em determinado momento, os tamanhos dos potes rivalizavam e talvez ultrapassavam os do famoso Bobby’s Room no Bellagio, que jogadores como Doyle Brunson, Chip Reese e Barry Greenstein chamavam de casa.

A Fama Vem Para Aqueles Que Jogam
Hoje em dia, qualquer um com um modesto bankroll milionário e um grande desejo pode se tornar uma celebridade instantânea do poker online. Em 2005, havia apenas alguns jogadores, como Prahlad “Spirit Rock” Friedman e Taylor “Green Plastic” Caby, que atraiam a maior parte da atenção como jovens talentos traçando seu caminho no relativamente novo mundo do poker high-stakes online.

Um dos verdadeiramente pioneiros, Caby achava que nos primeiros dias não havia muito talento. “Havia bem menos jogadores regulares”, ele disse. “Havia alguns poucos caras que tinham bastante sucesso nas mesas de $25-$50 e $50-$100, que eram os maiores na época. Mas o resto da ação vinha de doadores ou jogadores que não estavam prontos para subir de nível ainda”.

Quando o Full Tilt Poker se tornou o preferido dos profissionais para cash games high-stakes, o foco mudou pra novatos como Tom “durrrr” Dwan, David “Raptor” Benefield, Phil “OMGclayaiken” Galfond e os irmãos Dang, Di “urindanger” e Hac “trex313”. Apesar de terem muito poucos resultados em torneios ou até mesmo não terem idade suficiente para comprar uma cerveja, esses relativamente desconhecidos ainda assim foram capazes de ganhar fama e, talvez, infâmia no mundo do poker, graças à sua completa indiferença em relação ao dinheiro nos jogos que requerem um buy-in de seis dígitos. Sem qualquer hesitação, eles logo desafiaram alguns dos jogadores de elite do poker — como Gus Hansen, David Benyamine e até mesmo Phil Ivey — que também fizeram facilmente a transição para seus laptops, ultrapassando os limites de “uma mão por vez” das mesas do cassino.

Galfond reconheceu que a maioria das pessoas teria dificuldade em compreender esses jogos. “Eu acho que há uma grande diferença entre os jogadores de poker e as outras pessoas”, ele disse. “As pessoas que não são jogadoras de poker simplesmente não conseguem compreender totalmente o que nós fazemos, mesmo que sejam muito inteligentes. Eu não veria problema algum em dizer a um jogador em tempo integral de no-limit de $1-$2 que eu perdi $800.000 outro dia, mas jamais diria isso a uma pessoa comum, mesmo que ela me conhecesse muito bem”.

Quando as notícias sobre esses garotos multimilionários se espalharam, não demorou muito para que fãs passassem a cultuá-los. Aqueles de vida curta e grande risco de ruína há muito se foram, mas foi Dwan que realmente alcançou status de superestrela ao derrotar os melhores em um nível consistente ao longo de quatro anos. Enquanto outros buscavam oportunidades fáceis, Dwan não se intimidou e tirou o dinheiro dos melhores em várias modalidades, como pot-limit Omaha, assim como no-limit hold’em. Em setembro de 2008, ele entrou numa fase incrível em que ganhou estimados $8 milhões, colocando-se em boa companhia, no patamar de vencedores como Matt “HossTBF” Hawrilenko, Ozzy “Ozzy87” Sheikh, Isaac “luvtheWNBA” Haxton e Sami “LarsLuzak” Kelopuro.

Depois de quatro anos de jogo, Dwan estava no topo do mundo do poker, mas ainda era surpreendente ouvir suas múltiplas indicações para o Hall da Fama do Poker. É certo que o Hall tinha um histórico de honrar jogadores de cash games consistentes bem antes de o poker de torneios dominar tudo, mas levar em consideração um jogador de 23 anos era uma prova cabal de sua influência na nascente popularidade dos cash games online. Embora o Hall tenha decidido passar, o mero fato de ele ter sido indicado diz muito sobre a direção que o poker irá tomar nos anos futuros.

Isildur1 se Junta ao Full Tilt Team

Graças a sua enorme popularidade, Dwan foi acrescentado ao Full Tilt Team no começo de novembro. Foi por volta dessa época que um jogador da Suécia, jogando sob o nick “Isildur1”, começou a desafiar membros do Full Tilt Team a jogar sessões heads-up monstruosas, ganhando e perdendo milhões por vez. Estima-se que um total de $30 milhões tenha mudado de mãos desde que ele começou esse desafio, mas esse número irá certamente aumentar à medida que as partidas continuarem.

Ao longo de três semanas, Isildur1 derrotou Dwan e outros até ganhar $6 milhões. Foi uma rápida ascensão, mas foi ainda mais impressionante quando se leva em conta que ele começou sua campanha com uma perda de $1 milhão.

Quase que imediatamente, a especulação sobre a identidade do desconhecido começou. O mundo dos high-stakes online é uma comunidade pequena, e devido ao montante de dinheiro em jogo, a maioria dos jogadores é facilmente identificável. Mas nenhum deles fazia ideia de quem era esse sueco atrevido. O rumor mais popular, que ainda precisa ser confirmado, diz que o jogador desconhecido tem 19 anos e ainda vive com os pais.

Mas foi só ao enfrentar Phil Ivey e Patrik Antonius que o sueco começou a mostrar que é humano, afinal. Talvez um pouco autoconfiante demais, Isildur1 enfrentou os dois profissionais simultaneamente em oito mesas diferentes. As partidas épicas foram um dos melhores “momentos pipoca” até agora, com mais de $5 milhões espalhados pelas mesas. Ao final da sessão, Isildur1 havia perdido mais de metade de seus ganhos.

Foi Antonius o maior beneficiário, que, no processo, ganhou o maior pote da história do poker online, mais de $1,35 milhões, que surgiu inocentemente em uma mão de pot-limit Omaha.

Isildur1 aumentou para $3.000 do small blind e Antonius deu reraise para $9.000. Isildur1 reaumentou para $27.000 e Antonius deu five-bet para $81.000. Isildur1 deu o call e os dois viram um flop de 5 4 2. Antonius deu uma continuation bet de $93.000 e Isildur1 deu raise para $435.000, comprometendo-se com o pote. Antonius o colocou all-in com suas últimas $162.474. Isildur1 deu o call, e o showdown teve início.

Antonius mostrous A K K 3, um wheel flopado e duas quedas para flush na última carta, mas Isildur1 tinha um draw muito bom com seu wrap de 9 8 7 6. De acordo com a Calculadora de Odds de Omaha da CardPlayer.com, o pote iria para Antonius 54,5% das vezes, e Isildur1 ganharia nas outras 45,5%. O destino estava do lado do finlandês, pois o turn e o river trouxeram 5 e 9, e o wheel se manteve firme, dando o pote a Antonius.

Antonius creditou sua proeza high-stakes aos limites menores de 2005. “Há muito tempo, os melhores jogadores online tinham que jogar por valores muito baixos, pois as mesas mais caras eram de limit hold’em de $30-$60 e $50-$100”, afirmou. “Isso me permitiu jogar contra os melhores. Eu jogava simplesmente porque queria aprender como eles me derrotavam. Então de repente eu comecei a derrotá-los. Aprendi como eles jogavam. Foi uma lição barata na minha opinião. Hoje em dia, se você quiser jogar contra os melhores, precisará entrar na $1.000-$2.000. Isso torna o aprendizado bem mais caro”.

A carnificina continuou quando Isildur1 jogou contra “Ziigmund” Sahamies e Brian “sbrugby” Townsend. Embora tanto Sahamies quanto Townsend tenham acabado com montantes maiores, Isildur1 suportou o golpe ao continuar a vencer Dwan. O ciclo continuou, com o dinheiro de Dwan indo para outros com Isildur1 atuando como intermediário, mas depois Antonius mudou a dinâmica ao perder $4 milhões.

Embora Galfond tenha se mantido longe desses jogos voláteis até agora, ele opinou sobre a matéria. “Poucas pessoas são capazes de lidar com um estilo como o de Tom em limites altíssimos com estoques tão grandes por muito tempo”, disse ele. “Você precisa se manter no seu melhor jogo ou corre o risco de ser totalmente destruído. Isildur mostrou ser capaz de se manter no seu melhor jogo por muitas horas, em seis mesas, sem dormir muito. Não creio que eu seria capaz disso”.

Dwan sofreu mais até agora, mas ele não acredita que haja uma grande diferença entre suas habilidades e as de seus oponentes. “No momento, nos limites mais altos, ninguém tem uma compreensão de no-limit hold’em ou pot-limit Omaha muito acima da dos demais, o que significa que o melhor jogador e o segundo melhor podem jogar juntos. Você precisa apenas se adaptar a seus oponentes”, afirmou.

O Futuro É Aqui

Apesar da pendência legislativa, a maioria dos jogadores não acha que essas mesas vão acabar em breve. “O futuro é online”, afirmou Caby. “Eu acho que não se pode ignorar o fato de que esses jogos são mais acessíveis, você pode jogar em mais de uma mesa por vez e tem uma diversidade maior de jogadores do mundo inteiro”.

A história de Isildur1 está longe de acabar. O elenco de protagonistas vai continuar mudando à medida que jogadores vêm e vão.

Quando essa edição for encaminhada para impressão, as pontuações certamente terão mudado. Ganhadores terão se tornado perdedores e vice-versa. Tudo vai ter mudado mais uma vez, mas Isildur1 mostrou que qualquer um que tenha coragem de desafiar os melhores pode catalisar ação high-stakes no poker. Para nossa sorte, nossos sofás servem de assentos de primeira fila para toda a ação que está a apenas a alguns cliques de mouse.


O Elenco de Protagonistas
Por Julio Rodriguez

Os dois últimos meses viram enormes fortunas serem ganhas e perdidas por um elenco recorrente de insanos do high-stakes. Eis um olhar mais detalhado sobre os participantes dessa montanha-russa de ação.

Isildur1
Maior Pote Ganho
  $1.127.954,50

Maior Pote Perdido
  $1.356.947


Nós não sabemos muito sobre Isildur1, apenas que ele é da Suécia e gosta de jogar pelo máximo que os demais jogadores aceitarem. Ganhando ou perdendo, ele clama por mais ação, quer isso signifique aumentar os blinds, quer implique em adicionar outra mesa.

Seus oponentes o classificaram como agressivo, mas não a ponto de ruína. Muitos estão impressionados com sua habilidade de permanecer focado em múltiplas mesas durante horas contra o melhor que o mundo do poker tem a oferecer. O que poderia ser uma receita para o desastre para outros, parece ser a zona de conforto de Isildur1.

Tom “durrrr” Dwan
Maior Pote Ganho
 $658.567

Maior Pote Perdido
 $719.941


Dwan não foi a primeira superestrela de cash games online, mas ele foi certamente quem ganhou mais notoriedade. Ele começou a jogar aos 17 anos, e construiu seu bankroll em sit-and-gos de $5. Depois de passar para os cash games, ele jamais olhou para trás, tendo continuado a subir de limites até que não houvesse nenhuma mesa em nenhum site que ele não pudesse jogar.

Sua postura de não rejeitar novos desafiantes resultou no “Desafio Durrrr” (“Durrrr Challenge”), em que ele atualmente joga uma partida de 50.000 mãos contra Patrik Antonius. Sua capacidade de atrair o público conduziu a um contrato com o Full Tilt, do qual ele hoje é membro do time de profissionais.

Patrik Antonius
Maior Pote Ganho
 $1.356.947

Maior Pote Perdido
 $815.975


Antonius é um especialista de cash games heads-up que começou a chamar a atenção no circuito de torneios em 2005, graças a seu sucesso no World Poker Tour. O ex-modelo e hoje profissional do poker então se tornou uma sensação no European Poker Tour. Não demorou para que ele começasse a competir nos maiores cash games do mundo.

Sempre procurando ação, Antonius logo se encontrou jogando nos limites mais altos do Full Tilt Poker, principalmente pot-limit Omaha. Um dos maiores vencedores online, ele foi uma escolha natural para se juntar ao Full Tilt Team.

Phil Ivey
Maior Pote Ganho
 $832.939,50

Maior Pote Perdido
 $1.127.955,50


Ivey é considerado por muitos como um dos melhores jogadores de poker do mundo. Com sete braceletes da World Series of Poker, quase $12 milhões ganhos em torneios e uma aparição na mesa final do main event da WSOP esse ano, Ivey tem um currículo de impressionar.

Mas o montante que ele ganhou em torneios não é nada se comparado aos valores que ele aposta e ganha online. Provando ser capaz de jogar com qualquer um, em qualquer lugar, em qualquer jogo, Ivey logo fez uma tranquila transição da Bobby’s Room para o Full Tilt, de onde ele é atualmente membro do time. Especula-se que Ivey tenha ganhado algo próximo de $5 milhões em cash games apenas em 2009.

Ilari “Ziigmund” Sahamies
Maior Pote Ganho
 $708.987

Maior Pote Perdido
 $559.980


Assim como Antonius, Sahamies é uma lenda finlandesa do poker. Apesar de possuir modestos $400.000 ganhos em torneios, Sahamies fez seu nome ao escalar o ranking dos cash games depois de decidir dar um tempo do seu primeiro amor — o bilhar.

Não demorou muito para que o desbocado profissional começasse a vencer em mesas caras de no-limit hold’em e pot-limit Omaha. Seu sucesso foi tão evidente que ele foi coroado Jogador Online do Ano no Scandinavian Poker Awards em 2008.

Brian “sbrugby” Townsend
Maior Pote Ganho
 $431.191

Maior Pote Perdido
 $549.988


Townsend subiu nos rankings online através de mesas baratas de limit hold’em. Por meio de trabalho duro e dedicação, ele se tornou um dos melhores jogadores de cash games da internet. O ex-aluno da UC Santa Barbara aumentou sua notoriedade quando decidiu abrir mão da maior parte da World Series of Poker 2007 de modo a poder jogar uma série de partidas de heads-up high-stakes contra Sam Farha no Bellagio.

Embora admita sentir dificuldade em se concentrar em algo barato como um evento com buy-in de $10.000, ele obteve certo sucesso em torneios e grandes colocações. Quando não está enfrentando jogadores em limites gigantescos, Townsend gasta seu tempo ensinando jogadores em seu popular site de treinamento.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×