EDIÇÃO 28 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Saindo da Sua Zona de Conforto — Parte II

Mudando seu estilo de poker


Alan Schoonmaker

Leia a parte I - Clique aqui

Como eu sou psicólogo do poker, muitas pessoas me perguntam, geralmente de maneira indireta, “Como eu faço para jogar do jeito que eu gosto, mas conseguindo resultados melhores e subindo para mesas mais caras?”

Minha resposta, obviamente, é: “Não é possível. Se você quiser melhorar seus resultados e subir de nível, você precisa mudar seu estilo e fazer muitas outras coisas desagradáveis e desconfortáveis”. Isto é, você precisa sair de sua zona de conforto. Minha última coluna descreveu de forma geral alguns dos fatores que impedem as pessoas de sair dessa zona:

• Os riscos de experimentar
• Os custos de cometer erros teóricos
• O impacto maior das consequências de curto prazo
• As relações obscuras entre muitas ações e seus efeitos sobre seus resultados

Agora serei mais específico. Digamos que você seja um jogador conservador e vencedor na mesa $4-$8, mas queira subir imediatamente para a $8-$16 e, por fim, para a $15-$30. Para vencer nessas mesas, você deve aplicar mais agressividade e indução ao erro. Você entra numa $8-$16 para experimentar dando mais raises e blefando mais, e eles lhe custam algum dinheiro. Você não se sentiu confortável ao fazer tais jogadas, e se sentiu mal porque elas lhe custaram dinheiro.

Como você pagou um preço imediato, claramente definido e relativamente alto em desconforto e dólares, pode voltar a sua zona de conforto. Você se sente mal agora, enquanto os ganhos futuros são quase abstrações. A dor de perder dólares de verdade é muito maior que o prazer de aumentar seus lucros no longo prazo, especialmente se você não tiver certeza de que as mudanças vão valer à pena. O problema mais difícil ao sair de sua zona de conforto é tirar seu foco das recompensas e punições específicas de curto prazo e colocar nas de longo prazo e incertas.



Resistência à Mudança de Seu Estilo
Essa resistência é extremamente poderosa, pois seu estilo foi criado pelos mesmos fatores que produziram sua personalidade. Você joga de maneira conservadora porque não gosta de riscos e os evita, não apenas na mesa de poker, mas em quase todos os lugares. Você provavelmente tende a ser paciente, dirige com cautela, economiza seu dinheiro e faz muitos seguros.

Por outro lado, apostadores agressivos provavelmente são impacientes, fazem investimentos arriscados, escolhem empregos inseguros mas potencialmente bem remunerados, não gostam de rotinas rígidas, dirigem de maneira agressiva, e assim por diante.

Se você quiser ser um vencedor maior, deve compreender qual é seu estilo, onde ele se adéqua e quando e como modificá-lo. O livro de Barry Tanenbaum, Advanced Limit Hold’em Strategy: Techniques for Tough Games, enfatiza a saída de sua zona de conforto:

“Esse livro vai lhe pedir para fazer jogadas fora de sua atual zona de conforto... Você deve estar preparado para tolerar (ou até mesmo abraçar) essas novas e desconfortáveis circunstâncias de modo a ganhar mais dinheiro no poker” (páginas 44-50).

Eu concordo veementemente com Barry, mas apenas querer sair de sua zona de conforto não significa que você efetivamente sairá. Como não existem pesquisas baseadas em dados sobre como mudar seu estilo de poker, eu tomei emprestados dados de várias investigações sobre programas de dietas e exercícios. Elas fornecem evidências incríveis de que quase ninguém que começa um programa desses consegue mudanças grandes e de longo prazo em seu peso ou condição física.

Muitas pessoas jamais sequer começam. Outros conseguem melhorias significativas durante um curto período, mas logo voltam aos velhos hábitos. A culpa geralmente não é do programa. Ele funcionaria, mas as pessoas não o seguem.

Algumas pessoas crêem que essas pesquisas são irrelevantes, pois “o poker é diferente”. Eles não têm nenhuma evidência que sustente esse posicionamento, embora haja evidências enormes de que uma grande variedade de planos de autodesenvolvimento sejam falhos. Como as pessoas não seguem os programas para perder peso, ficar em forma, parar de fumar, aprender espanhol, obter um diploma, e assim por diante, não ache que princípios diferentes se aplicam ao poker.

Para aumentar suas chances de mudar seu estilo de poker, pergunte-se o seguinte:
• Qual é meu estilo?
• Quanto me custa jogar dessa maneira?
• Por que eu jogo dessa maneira?
Qual é Meu Estilo?
Compare-se cuidadosamente aos jogadores bem sucedidos nos jogos que você pretende vencer. Você provavelmente vai perceber que precisa se tornar:
• Mais tight ou mais loose, a depender de seu estilo atual
• Mais agressivo
• Induzir mais a erro
• Menos emocional
• Todas as alternativas acima (além de outras)

Quanto Me Custa Jogar Dessa Maneira?
A motivação tem importância fundamental e, apesar do que você possa dizer ou pensar, você não tem tanta motivação para mudar seu estilo. Você quer ganhar mais dinheiro, mas quase ninguém realmente quer mudar de estilo.

Para reduzir sua resistência às mudanças, tente determinar os custos específicos do seu estilo. Se você joga online e usa um programa como o Poker Tracker, terá informações muito mais completas e objetivas. Por exemplo, é possível descobrir que não consegue muita ação com suas grandes mãos porque não induz a erro o suficiente. Ou que você é vítima de blefes com frequência porque raramente dá check-raise. Ou que você ganha uma porcentagem relativamente pequena dos potes que disputa até o showdown porque exagera ao tentar formar draws ou não consegue largar mãos boas que claramente são perdedoras. Ou que suas emoções fazem com que você tilte e sofra grandes perdas ocasionais.

Por Que Eu Jogo Dessa Maneira?
Você provavelmente escolheu (talvez sem pensar muito a respeito) o estilo que lhe é natural e confortável. Então a pergunta óbvia é: “Por que você se sente dessa maneira?”

Você pode não saber por que quase todo mundo confunde ou simplifica suas motivações. Praticamente tudo que você faz é resultado de vários motivos e processos de raciocínio, e eles entram em conflito uns com os outros. Seus genes e toda uma vida de experiências fizeram de você o que você é hoje, e seu desejo de pensar o melhor a seu respeito reduz sua objetividade. Se você tiver feedback de um coach, um amigo no poker, um fórum online ou um grupo de discussão, terá uma visão mais precisa.

Não olhe apenas para seu jogo de poker. Busque similaridades entre o poker e suas ações em muitos outros lugares. Por exemplo:

• Sua casa é arrumada ou bagunçada?
• Você interrompe as outras pessoas ou permite que elas lhe interrompam?
• Você é paciente ou impaciente diante da lentidão?
• Você se sente tão desconfortável quando mente a ponto de os outros conseguirem ver no seu rosto?

Esse tipo de questionamento vai lhe ajudar a compreender como sua personalidade afeta seu jogo de poker. Quanto mais seu estilo estiver impregnado de sua personalidade, mais difícil será para você modificá-lo.

Se você se comprometer a trabalhar duro, permanecer focado e obter ajuda de outras pessoas, pode mudar a si mesmo muito, muito lentamente. Se você tentar mudar muito ou muito depressa, é quase certo que irá falhar. Minha próxima coluna vai descrever uma série de passos que você deve dar. Não será divertido ou fácil, mas se você realmente quiser se desenvolver, valerá à pena o tempo e esforço.

Leia a parte III - Clique aqui




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×