EDIÇÃO 28 » FIQUE POR DENTRO

Filosofia do Poker: Poker e Trading


David Apostolico

Eu recebi recentemente um email do Working Class Trader destacando algumas armadilhas comuns de que muitos comerciantes são vítimas. Enquanto as lia, percebi que as estava aplicando ao poker e não ao comércio, então achei conveniente compartilhar com vocês.

1. Você não se esforça o bastante. Você não se compromete em tempo integral de modo a obter lucros no comércio porque o trata como um hobby. O comércio não é um emprego de meio expediente. É um negócio sério. Quer você jogue poker profissionalmente, quer jogue recreativamente, você deve jogar o seu melhor. Isso requer um comprometimento em aprender o máximo que puder sobre o jogo e prestar atenção a tudo que acontece na mesa. Mesmo que você seja um jogador estritamente recreativo, o jogo é muito mais divertido quando se está ganhando.

2. Falta de disciplina e consistência com seu processo. Não há desculpa para isso. Tudo depende de você. Não se desvie do poker sólido. Recomenda-se que você varie seu jogo, mas ele deve sempre ter um propósito. Tenha total controle sobre sua compostura e suas ações, independentemente dos resultados no curto prazo. Mantenha um compromisso de longo prazo em resistir às variações e ser vencedor.

3. Negociar como um apostador inconsequente em vez de como um comerciante. Você está correndo riscos irresponsáveis em vez de pensar em termos de probabilidades e negociar quando tiver uma vantagem. Eu estava jogando um torneio um tempo atrás quando o Jogador A deu um call de 80% de seu estoque com um flush draw, sem ter, nem de longe, as odds corretas para tanto. Quando ele acertou seu flush e seu oponente eliminado questionou como ele foi capaz de dar aquele call, o Jogador A afirmou que “teve um feeling”. Esse tipo de feeling vai lhe levar à falência bem depressa.

4. Comercializar sem ter um sólido plano de jogo. O que você está pensando? Você precisa conhecer seu plano de jogo e executá-lo. Cada ação sua na mesa de poker vai exigir reações de seus oponentes. Não contemplar todas as possibilidades ou não saber o que fazer com base nessas reações é o equivalente a pedir que os outros lhe explorem. Esteja preparado.

5. Você pensa demais sobre tudo. O comércio é um jogo simples — para cima, para baixo, para os lados. Mantenha a simplicidade e ganhe dinheiro. No fundo, o poker é um jogo simples. Você tenta jogar mãos em seus termos. Você constrói um pote quando está na frente e mantém o pote pequeno ou diminui suas perdas quando está vulnerável. Esteja alerta em busca de oportunidades para explorar o jogo fraco e a fraqueza dos outros. Manter a simplicidade é a maneira mais fácil de tirar proveito de todos os erros que os outros vão cometer.

6. Não confiar em si mesmo sobre o que precisa ser feito em seguida. Você gasta muito tempo ouvindo as outras pessoas. Confie em si e execute o que você sabe. Questione 10 jogadores de poker sobre qualquer mão e você terá 10 respostas diferentes. Isso ocorre devido às infinitas possibilidades do jogo, e não é uma crítica ao conhecimento dos outros: pelo contrário, eu recomendo muito que você leia o máximo que puder sobre o jogo e discuta estratégia e mãos específicas com outros jogadores. Mas faça isso de forma crítica, filtrando o que fizer sentido para você. Ao final do dia, esteja confiante em seu jogo, pois apenas você pode tomar as decisões corretas para você. Implementando os cinco primeiros itens dessa lista de maneira consistente, esse último vai fluir naturalmente.

O último livro de David Apostolico — Compita, Jogue, Ganhe — visa ajudar o leitor a encontrar sua máxima competitividade em todos os aspectos da vida. Você pode contatar David em thepokerwriter@aol.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×