EDIÇÃO 27 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Pot-Limit Omaha: Questionário Prático nº 3

Three-bet depois do flop sem o nuts


Jeff Hwang

Essa é uma mão dos primórdios da hoje furiosa mesa $1-$2 com bring-in de $5 (buy-in máximo de $500) do Harrah’s em St. Louis. Os jogadores nos dois blinds — Ali e Vafa — são grandes amigos e pessoas muito boas: eles também são péssimos jogadores de poker, embora talvez não tão ruins quanto finjam ser. Ambos jogam ocasionalmente na mesa de pot-limit Omaha de $5-$10 que é oferecida duas vezes por semana.

Little Mike, um dos maiores jogadores de St. Louis, brinca que, dos 10 jogadores da mesa, Ali é o número “zero” em uma escala de 1 a 10 — com 10 sendo o melhor jogador da mesa e 1 sendo o pior. Vafa diz que não se importa com sua classificação, desde que ela seja mais alta que a de Ali. Este, contudo, está tendo uma ótima sessão, tendo aumentado seu buy-in de $500 para cerca de $5.000. Vafa está no big blind com cerca de $1.100, e quase todo mundo tem entre $500 e $1.000.

No UTG está Steve, um profissional local que tem a reputação de ser especialista em limit hold’em.

1. Você ($1.035) recebe A 9 8 6 sendo o segundo a falar. Steve ($1.000) entra de limp. Você deve dar:
 a. Fold
 b. Call
 c. Raise

Ação: Você dá call. Três jogadores entram de limp depois de você. Ali ($5.000) entra de limp do small blind. Vafa ($1.100) completa do big blind. Há sete jogadores e $35 no pote.
Flop ($35): 9 5 3. Ali aposta $35. Vafa aumenta para $140. Steve dá call, e a ação chega até você.

2. Você deve dar:
 a. Fold
 b. Call
 c. Reraise

Ação: Você dá reraise para $625. Todo mundo dá fold até Ali, que faz o mesmo. Vafa dá call. Steve dá fold.
Turn ($1.460): 3. Vafa dá check.

3. Você deve:
 a. Dar check
 b. Ir all-in com seus últimos $405

Ação: Você vai all-in. Vafa paga.
River ($2.270): 7. Vafa mostra Q 8 7 6 e tem o nut straight. Vocês dividem o pote.
Steve agora está enfurecido, dizendo que deu fold em três pares no flop, com os quais ele teria acertado um full house no turn.

4. Hipoteticamente, caso você tivesse a (suposta) mão de Steve no flop, o que você teria feito diante do raise de Vafa?
 a. Fold
 b. Call
 c. Reraise

Pontuações e Análises

1. a(0), b(10), c(2)

Você tem uma mão muito grande para dar fold. Apesar disso, ela também é um pouco especulativa, então aumentar não é o curso de ação recomendado — principalmente para começar. Entrar de limp é a jogada padrão.

2. a(0), b(5), c(10)

Você tem top pair, o nut flush draw e uma queda para a gaveta, então não deve dar fold. Além disso, nem Ali nem Vafa estão necessariamente tão fortes. Nesse momento, você deve concluir que Steve tem um draw, contra o qual você deve estar à frente com seu par, nut flush draw e gutshot. Você também está à frente de dois pares.

A jogada aqui é dar reraise.

A ideia é tentar afastar uma mão fraca já formada, como dois pares ou trinca baixa ou média, e isolar um jogador com um draw, contra o qual você é um favorito sólido não importa que tipo de pedida ele tenha. Alternativamente, se você se encontrar heads-up contra dois pares, também estará bem, pois tem draws para dois pares maiores também.

O ideal seria que você isolasse um dos jogadores. Mas, com seu nut flush draw e queda para gaveta, três pessoas jogando pelos estoques é bom.

3. a(0), b(10)

O 3 virou um par no bordo, mas você precisa perceber que Vafa tem um draw, pois ele provavelmente teria dado reraise no flop com uma mão formada. Você deve apostar seus últimos $405 all-in e tentar levar o grande pote sem uma disputa ou apostar pelo valor se alguém der call.
4. a(10), b(2), c(0)

Bem, para começo de conversa, eu posso lhe dizer que alguma mão que tenha 9-5-3-X nela não está nos planos. Assim, com apenas dois pares, esse é um fold bastante claro diante de um raise — mesmo contra dois jogadores relativamente loose.

É válido notar que, com o que tinha, numa situação de heads-up, eu era favorito em 3-2 contra os três pares de Steve, supondo que ele tivesse 9-5-4-3 (poderia ser algo mais próximo de 4-3, dependendo de qual fosse a quarta carta de Steve), e ele teria uma queda morta ou quase isso contra uma trinca. Ele também seria azarão em 5-4 com 9-5-4-3 contra A 8 7 6 (uma mão toda de draws). Em outras palavras, ele é um azarão pequeno ou grande contra toda minha gama.

Como se pôde ver, Steve na verdade teria sido um modesto favorito na ação com três oponentes (quase 35% para equidade de 37%). Diante disso, se você fosse jogar por estoques tão altos com apenas dois pares contra dois oponentes, não iria durar muito em pot-limit Omaha. Portanto, Steve tomou a decisão correta ao dar fold mesmo depois de Vafa ter dado call em meu reraise.

Do jeito que a mão aconteceu, eu também era favorito em 2-1 (65,7% – 34%) contr Vafa no flop, e favorito com 72,5% – 27,5% no turn. Então, eu diria, missão cumprida (derrotei os dois pares de Steve), embora tenhamos acabado dividindo o pote.

Jeff Hwang é um jogador semiprofissional e autor de Pot-Limit Omaha Poker: The Big Play Strategy. Ele também é colaborador de longa data do Motley Fool. Você pode visitar seu website no endereço jeffhwang.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×