EDIÇÃO 25 » COLUNA NACIONAL

A reta toda - Fazendo as contas


Christian Kruel

Estava eu fazendo um planejamento novo sobre os MTTs, aliado a minha rotina bem puxada de SNGs que tenho feito no Full Tilt, quando me veio o estalo de que este seria um bom tema para abordar com vocês, pois, hoje em dia, considero disciplina e planejamento uma das suas mais importantes armas.

Apesar de também ser jogador de sit-and-go e de cash games, foi nos torneios multi-table online que eu me tornei conhecido e que conquistei algumas das minhas maiores premiações. No poker live, também foram nos multi-table os outros grandes momentos da minha carreira.

Muitas pessoas acham natural que jogadores como eu disputem apenas MTTs e pensam que esse é o tipo de modalidade online mais tranquila. A ideia que se passa é a de que uma vitória num MTT sustenta mais de um mês de jogo. Também é comum ouvirmos por aí que “fulano ficou quase quatro meses sem fazer mesa final”, ou que “sicrano ficou três meses sem chegar lá, mas cravou um torneio grande agora”. Não vejo cenário mais enganador do que esse!

Quase todo mundo imagina que “jogar a reta toda” de MTTs é o sonho de qualquer um. Diante disso, vou passar um pouco da minha experiência como profissional de MTT online para vocês verem que a realidade de quem está pensando em encarar a “reta toda” é muito mais difícil do que se pode imaginar.
 Tomando por base o site que me patrocina, posso dizer que o Full Tilt oferece um “cardápio” diário com mais ou menos dez torneios garantidos com buy-in acima dos cem dólares: 18k Garantido Double Stack ($100+$9), 50k Garantido Double Stack ($150+$13), 40k Garantido com Rebuy ($100+$9), 30k Garantido Knockout Double Stack ($120+$9), 40k Garantido Turbo 6-max ($200+$16), 33k Garantido com 1 rebuy e 1 add-on ($100+$9), 75k Garantido Double Stack ($150+$13), 30k Garantido Double Stack 6-max ($100+$9), 30k Super Turbo ($100+$7) e Turbo Hundo 20k Garantidos ($100+$9).

Temos ainda, às segundas-feiras, os 300k Garantidos 1k Monday ($1000+$60), e às sextas-feiras, o Friday Night Fight ($535+$35). Aos finais de semana, mais dois torneios com rebuy: 200k Garantidos ($150+$13) e o 85k Garantidos ($100+9). Finalmente, aos domingos, temos o Sunday Mulligan 200k ($200+$16), Sunday Brawl 350k ($240+$16) e o 750k Garantidos ($200+16) que, uma vez por mês, vira o 1kk Garantido ($535+$35).

Vamos ver quanto fica “a conta”? Numa terça-feira, por exemplo, se jogarmos “somente” esses torneios que mencionei, a conta ficaria em torno de $1.760, contando somente um rebuy e um add-on. Nas segundas-feiras, teríamos ainda mais $1.060, e nas sextas-feiras, mais $570. Aos sábados, o valor da “diária”, mais uma vez contando somente um rebuy e um add-on, chegaria aos $2.575. Aos domingos a conta ficaria em $3.263 nos dias de $750k e subiria mais $350 quando tivéssemos o Million.

Parecem números tranquilos? Vejamos... O que significaria um mês sem chegar lá? De cara, $52.770 ($1.759 x 30 dias). Teríamos ainda a diferença do sábado, que chegaria aos $4.080, e do domingo, que vai aos $7.520. Ainda, tomando como base o mês de agosto de 2009, mais $5.300 das segundas-feiras, e $2.280 das sextas-feiras. O total dá $71.950 no vermelho. Qual o bankroll necessário para suportar essa série de derrotas? Essa é a primeira pergunta. A outra é: qual torneio (ou quantos torneios) preciso ganhar para “zerar” um mês cuja conta dá $72k? E para ter lucro? 72k por mês dá mais de $860 mil dólares por ano, sem contar os FTOPS.

E qual o segredo para encarar a reta toda? O segredo é exatamente fazer contrário: fugir da reta toda. Seleção é a chave. Vamos a um exemplo: todas as segundas-feiras temos o 1k Monday, com buy-in de $1.060. Esse torneio possui ótimos qualificatórios em forma de sit-and-go de uma mesa para nove pessoas, dando duas vagas para o evento e deixando o terceiro colocado no zero-a-zero. Com 52 semanas no ano, esse torneio tem custo anual de $55.120, que pode ser reduzido para até $15.000 caso o ingresso seja feito por satélite. Em contrapartida, uma vitória nesse evento pode significar mais de $80k, o que pagaria a reta anual e ainda sobraria.

Observar o custo/benefício de um torneio é importante, mas não é o único critério de seleção. Também devem ser usados outros critérios, como tamanho reduzido do field, número grande de jogadores ruins inscritos, número baixo de regulares, e outros que fatores que ajudem a filtrar apenas os torneios mais interessantes para você. O que se ganha com isso? Em primeiro lugar, uma rotina diária com uma qualidade melhor, já que você vai jogar MTTs durante um determinado período de tempo, com disponibilidade para outras atividades. Além disso, você ganha a possibilidade de explorar melhor as outras opções que o site oferece ao jogador de MTTs, que podem ser praticados em “lotes” e por períodos curtos de tempo, como os sit-and-go turbo, super turbo e os de 18 e 45 jogadores.

Experimente todas as formas de sit-and-go online e encontre aquela que trará os melhores rendimentos para você. Direcione seu esforço e comece a separar uma parte do dia para ela. Use e abuse dos SNGs de 45 jogadores – uma ótima ferramenta para quem gosta de MTTs. A partir dos rendimentos obtidos nas sessões de sit-and-go, passe a selecionar melhor os seus torneios diários e jogue apenas aqueles que trarão melhor benefício. Use a grade do site com inteligência e não com compulsividade.

Logicamente, as opções de escolha são bastante subjetivas, e você pode nem gostar dessas sugestões, mas a mensagem geral (e que repito para mim todo dia) é a de planejamento, disciplina e organização!

Antes de finalizar, gostaria de convidar a todos para ouvirem a entrevista que o Kalil e o Lanza fizeram  comigo para o Podcast da CardPlayer Brasil (cardplayerbrasil.com/podcast), em que eu falei pelos cotovelos! (risos) Grande abraço a todos!




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×