A temporada 2009 do BSOP (Brazilian Series of Poker) começou surpreendendo até os mais empolgados com o poker nacional! Na 1ª etapa, o recorde de público até então foi pulverizado com a presença de 206 competidores que lotaram o bem-estruturado clube H2, em São Paulo. Em uma disputa acirradíssima, captada por filmadoras e câmeras fotográficas, o paulista Marco Duran superou seu conterrâneo Jeff Vieira e levou o título, além da premiação recorde.
Mas na 2ª etapa, as previsões de todos foram superadas. O cenário fez por merecer, pois Balneário Camboriú emprestou suas belezas naturais, sua praia e sol maravilhosos ao belíssimo resort Recanto das Águas, que recebeu em suas dependências nada mais nada menos que 244 jogadores, cravando mais um recorde histórico.
E na disputa por mais de R$60.000 para o campeão, tivemos a presença maciça das maiores estrelas do feltro nacional, que aproveitaram a festa e o local, fazendo da melhor série de torneios de poker do Brasil, um espetáculo digno do que o BSOP representa hoje: estavam lá Caio Pimenta, Felipe Mojave, Rafael Caiaffa, Leandro Brasa, Luis “Mestre” Filipe de Andrade, Léo Bello, Ivan Santana e muitos outros.
No primeiro dia foram jogadas mais de 10 horas de poker de alto nível. Pudemos ver bad beats, belas jogadas e – claro - muitas baralhadas. Dentre algumas mãos, vale destacar a eliminação do campeão da 1ª etapa, Marco Duran.
Os blinds estavam em 75/150 e o carioca Marcos Cerqueira abre raise de 400 fichas no cutoff. Duran, no BB, volta reraise de mais 700 fichas. Cerqueira dá call, e o flop vem 2♣5♥4♥. Duran dá check e Cerqueira aposta 3.000 fichas. Duran dá insta-all-in, colocando mais 6.000 fichas no pote. Cerqueira pensou por cerca de dez minutos e resolveu pagar a aposta, mostrando AQ♣ (!!). Duran por sua vez apresenta “sólidos” Q♦J♦. Nada ajuda o campeão da 1ª etapa, que cai precocemente.
Ao final de 14 níveis de blind, 54 jogadores sobreviveram para o Dia-2, e o baiano Ariel Celestino se destacava como chip leader (220.700 fichas), acompanhado do gaúcho Rafael Pinheiro (219.600 fichas).
No dia seguinte, os competidores voltaram embalados pela expectativa de excelente premiação, e uma jogadora tinha torcida extra, pelo Dia Internacional das Mulheres: Patrícia Comineti (73.700 fichas).
Cabe ressaltar que grande parte do nível do espetáculo foi garantida mais uma vez pela credibilidade e apoio dos patrocinadores oficias do BSOP, notadamente o site BestPoker (bestpoker.com) e a empresa de baralhos COPAG. E premiações extras foram oferecidas para agitar ainda mais o clima de competição do Dia Final.
Os sobreviventes voltaram para a disputa focados em ficar entre os 24 mais bem colocados e entrar na faixa de premiação. O jogador Érico Garcia acabou sendo o bolha do evento, caindo em 25º, após seu TT encontrar o KK do catarinense Edelzito Belo.
A partir disso a competição ficou mais franca, e alguns se destacavam como fortes candidatos ao título da etapa. O destaque maior era o paulista Jeff Vieira que, após cair no heads-up da 1ª etapa, corria por fora para assumir a liderança do ranking de 2009 – mesmo quase sendo eliminado quando sua quadra de damas perdeu para uma quadra de reis, do catarinense Guille.
Algumas horas depois, a catarinense Patrícia Comineti (AKo) eliminou o mineiro Max Dutra (66) na 10ª colocação, após o bordo vir 8♣A♠3♣K♦2♠. A mesa final então foi formada em grande festa, com representantes de São Paulo (Jeff Vieira e Danilo Molina), Santa Catarina (Edelzito Belo, Fabio Quintino e Patrícia Comineti), Paraná (Luciano Lucky e Durval “Vavá”), Rio Grande do Sul (Rafael Pinheiro) e até do Maranhão (Robert Feitosa)!!
Após algumas mãos de estudo o chip leader, o gaúcho Rafael Pinheiro (AQo), abre raise de 52k, e o maranhense Robert Feitosa (99) volta all-in. Após o showdown, o bordo mostrava J8QKQ, e Robert é eliminado na 9º posição.
Várias mãos depois o paranaense Vavá, no cutoff, entra de limp, e o paulista Molina completa o small blind. O catarinense Fábio, no big, dá check, e o flop vem 5♣T♠A♦. Molina (Q♥8♦) dá bet de 37.000 fichas, Fábio larga e Vavá (A♠3♥) manda all-in. Molina dá call e nada o ajuda, saindo do torneio na 8ª colocação.
Poucos minutos depois, a catarinense Patrícia Comineti, que havia perdido quase 90% do seu stack para o paulista Jeff Vieira (Q♥T♥ < 5♣6♣), anuncia all-in, e o também catarinense Edelzito Belo (TT) dá call. A última representante feminina na disputa apresenta KTs e nada no bordo a salva, confirmando sua eliminação na 7ª posição. GG Pati!
Daí para frente destacou-se o bom jogo do gaúcho Rafael Pinheiro, que disparou na liderança ao eliminar três jogadores em sequência: Fábio Quintino (A♠T♠ < A♣K♥), Luciano Lucky (J♣7♣ < A♥J♠) e Edelzito Belo (A♥K♥ < Q♠J♠).
Enquanto isso, os outros dois jogadores restantes entraram em um embate quase fatal. Vavá (8♥8♠) anuncia all-in, e Jeff (7♣7♦) paga a aposta. Nada ajuda Jeff, que fica com o equivalente a menos de um big blind.
A partir desta mão a estrela do paulista Jeff começa a brilhar sem parar! Ele dobra seu stack em praticamente três mãos seguidas, e novamente enfrenta Vavá – mas desta vez é o paranaense quem sofre. Vavá (T♦8♦) anuncia all-in, e Jeff (A♦J♥) dá call. O flop traz um par para Vavá (5♥7♣T♥), mas o turn e river (7♥ e 2♥) dão flush para o paulista, que elimina Vavá na 3ª colocação.
Assim, Jeff Vieira (1.100.000 fichas) chega ao seu 2º heads-up nesta temporada, contra o gaúcho Rafael Pinheiro (2.000.000 fichas). O HU foi emocionante, com ambos os jogadores assumindo a liderança após vários all-ins. Não havia favorito.
Após mais de uma hora de HU, Jeff (K♦Q♣) anuncia all-in e recebe call de Rafael (8♥8♠). O bordo vem foi 6-6-T-K-4, e o paulista Jeff Vieira conquista ¬– com muita raça e vibração – o título de campeão da 2ª etapa do BSOP.
Ele crava com chave de ouro a liderança no ranking da Temporada 2009 e se torna o homem a ser batido na 3ª etapa em Goiânia, dias 18-19 de abril!