EDIÇÃO 21 » ESPECIAIS

Torneio por equipes ABC

No mês de março, algo inédito teve início no calendário da ABC Eventos. E mais do que a realização de um novo torneio, pode ter sido o começo de uma nova ideologia: Poker por Equipes!


Heitor Miguel

Inspirado no Poker Bowl americano, e visando uma competição que privilegiasse a interação entre os jogadores, o Circuito Brasileiro de Equipes foi estruturado com times formados por cinco jogadores. As mesas eram dispostas com um participante de cada time, e as novas fases se sucediam no estilo shootout, com os stacks das equipes sendo cumulativos.

Todas as equipes estavam uniformizadas, aumentando ainda mais a rivalidade e clima de competição, exatamente como a organização havia planejado. Mais uma vez, o clube Dealer Alphaville foi palco de um evento da ABC, além de ter participado do torneio com suas duas equipes oficiais.

Boas Notícias
Uma figura marcante no evento foi o Tio Max. O jogador e organizador de Porto Alegre veio prestigiar o Circuito e anunciar a parceria entre a RS Poker e ABC Eventos. Essa empreitada visa reforçar ainda mais o America’s Poker Cup, circuito internacional idealizado pela ABC Eventos, que se uniu com o Circuito Sudamericano, aumentando o field e tornando possível a existência de prêmiações garantidas.

Desta forma, foram adicionados dois pacotes à premiação do Torneio por Equipes. Cada um dava direito ao buy-in da Segunda Etapa do Torneio Sudamericano, no valor de U$500,00, mais hospedagem, totalmente grátis. Lembrando que o evento será realizado no Casino Acaray, em Abril.

Segue o Jogo
Segundo as palavras do sócio da ABC, Patrick Medeiros, “estamos contentes por lançar mais um circuito diferenciado, cujo objetivo é fazer prevalecer o poker coletivo, divertido e competitivo”. Enquanto isso, o torneio se afunilava. A fase semifinal, composta por três mesas de nove jogadores cada, estava próxima de seu desfecho, quando três jogadores de cada mesa formariam a mesa final.

Uma vez definida a final table, as equipes finalistas chegaram assim representadas: “SP-UDI” (curiosidade: essas três letras são o apelido da cidade de Uberlândia), com Ivan Dutra, Jeff e Marcelo Alfieri; “ABCPOKER.com.br”, com Norson, Heitor e César; “Chip Leader Mary Pop”, com Alan e Edi Korea; “Dealer Aphaville 1”, com Ricky Taki, então na liderança do torneio.

Confira o chip count da mesa final:

Logo no começo da final table aconteceu um pote gigante, quando os blinds estavam em 800-1.600 com antes de 100. César (ABC) dá raise em middle position, mas Rick Taki (DA1) e Norson (ABC) pagam. O flop vem 9TK. César manda all-in de 24.200. Rick pensa bastante e dá call. Norson, por sua vez, depois de pensar muito, anuncia all-in por cima, sendo mais 75.000 para Rick. Detalhe: a mão envolvia os dois chip leaders, sendo que Norson e César eram da mesma equipe. Ricky passa mais de cinco minutos pensando, quando então alguém pede “tempo”. Praticamente no último segundo, Ricky anuncia o call!
No showdown, Ricky apresenta KQ. Enquanto Norson e César mostram A9 e JQ, respectivamente. Corajoso o move do Norson, um semiblefe bem jogado, que deixou toda a pressão sobre o então chip leader, Rick Taki. No turn bateu o 4, e no river, o 5. Só que nada ajuda Norson, e ele é o primeiro eliminado da mesa final. César triplica suas fichas, Rick puxa o pote paralelo.

Logo em seguida, Heitor, da equipe ABCPoker se envolve em outro grande pote. Ivan Dutra abre raise de 5.000 fichas em middle position. Ricky Taki, também em MP, dá call. No big blind, Heitor anuncia all-in de 45.100 fichas. Ivan paga a aposta.

Os dois mostram as cartas e então temos um embate entre AA de Heitor, e AK de Ivan. O bordo final fica com 9TTJ5. Heitor dobra, e Ivan toma a fatiada mas segue vivo no torneio.

O próximo a cair foi Marcelo Alfieri (SP-UDI), que entrou all-in pré-flop contra Edi Korea (CL). Porém, mesmo estando à frente no confronto entre AQ vs. KQ, foi o integrante da equipe do Chip Leader que acertou um flush runner-runner e eliminou Marcelo na oitava colocação.

Em outro all-in pré-flop, César (ABC) derrubou Alan (CL), que conquistou a sétima colocação: Cesar apresenta AJ, enquanto Alan tinha AT. O bordo trouxe 23J87 e assegurou a permanência de Cesar na disputa.

Em uma briga de small blind versus big blind, Rick Taki eliminou Jeff, outro jogador da SP-UDI. Depois de uma guerra de raises e reraises, ambos foram all-in pré-flop. Mas para a tristeza da equipe de Uberlândia, Rick tinha o famoso “American Airlines”, que foi impiedoso ao superar o A5 de Jeff, eliminado na sexta posição.

Nessa altura os blinds estavam em 2k-4k, com antes de 400, e ação era tomada por muitos moves e praticamente nenhum call – o jogo estava duro e muito bem disputado. Foi então que Ivan, chip leader do torneio e último membro da equipe SP UDI, envolveu-se numa mão contra Edi Korea (ABC), também o único de representante de sua equipe. Apesar de haver cinco competidores na disputa, restavam apenas quatro equipes, e três delas ficariam in the money. Em outras palavras, havia chegado o momento da bolha, e a mão que definiu as equipes que ficariam na faixa de premiação foi a seguinte: num flop com A5J, Ivan pede mesa e Korea aposta 35.500. Ivan empurra all-in e recebe insta-call de Korea, que tinha menos fichas. Ambos mostram as cartas, e Korea apresenta AK, enquanto Ivan já tinha flopado dois pares com seu AJ. As duas últimas cartas do bordo não alteram a situação, e Korea, da equipe Chip Leader Mary Pop, fica em quarto lugar no torneio.

Já entre os premiados, César (ABC) completa o small blind e dá de cara com o all-in do chip leader Ivan. O representante da equipe da ABC pensa, mas dá call. No showdown, Ivan mostra A4, enquanto Cesar vira A5. Num surpreendente bordo com K446K, Ivan acerta um full house e elimina um dos dois sobreviventes da equipe ABCPoker.com.br, que matinha viva a esperança de conquistar o primeiro lugar com Heitor Miguel.

Porém, a equipe ABCPoker não conseguiu segurar sua vantagem. Na mão derradeira de Heitor, ele anuncia all-in do button. E o chip leader Ivan – sempre ele – volta all-in por cima no small blind. Para completar o cenário, Rick dá insta-call do big blind.

Nesse showdown triplo, tiramos Heitor com T2, Ricky com KK e Ivan, com A3. Com o ás providencial que virou no bordo, Ivan elimina dois oponentes de uma só vez e garante para a equipe SP-UDI, de Minas Gerais, o titulo de Campeão da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro por Equipes.

Depois de muita comemoração aos gritos de “É Campeão”, a confraternização foi geral. E ABC Eventos mais uma vez mostrou competência e criatividade na organização de torneios.

Parabéns a todos os parti-cipantes, em especial à equipe SP-UDI, grande campeã desse torneio que tem tudo para ser mais um sucesso no competitivo mercado do poker brasileiro.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×