Muitos jogadores chegam aos torneios, não importa qual seja o buy-in, com a mentalidade de que vão ganhar um grande estoque de fichas logo no começo ou então sair depressa. É uma estratégia difícil de ser executada, mas que pode ser bastante eficiente. Nem todo mundo será adepto desse estilo, mas muitos vão tentar. É muito fácil rotular um jogador de maníaco, mas esse é um perigoso plano de ação a se seguir sem distinguir que tipo de maníaco ele é. Embora haja tonalidades de cinza, os jogadores vão cair em um de dois tipos de personalidade diferentes — o Maníaco Decidido e o Maníaco Ingênuo. Ambos os tipos representam desafios únicos, mas felizmente há maneiras de lutar contra eles. Antes, porém, precisamos reconhecer as diferenças entre os dois.
O Maníaco Decidido é um jogador sofisticado que tem método em sua loucura. Ele é agressivo para controlar as situações. Vai usar suas fichas para obter qualquer vantagem que vislumbrar. Se o Maníaco Decidido perceber fraqueza, vai atacar. Se ele tiver posição, vai atacar. Se ninguém impedi-lo, vai continuar a atacar. O Maníaco Decidido vai fazer qualquer coisa que a mesa estiver disposta a permitir. Seu estilo agressivo tem a pretensão de deixar seus oponentes na defensiva. Jogando muitas mãos diferentes, ele será capaz de esconder o verdadeiro valor de suas cartas, o que lhe garante uma grande vantagem tática.
O Maníaco Decidido pode parecer fora de controle, mas não está. Ele está consciente de que os oponentes podem estar esperando para armar contra ele e tirar vantagem de sua agressividade. Muitos jogadores gostam de esperar até que tenham uma mão muito forte para então jogar contra o Maníaco Decidido. O problema com essa estratégia é de duas ordens. Primeiro, o Maníaco Decidido vai facilmente perceber que você tem uma mão forte se vinha jogando timidamente. Depois, isso pode não forçá-lo a deixar a mão.
Permita-me dar outro exemplo. Digamos que, durante duas órbitas do torneio, o Maníaco Decidido tenha passado por cima da mesa e transformado seu estoque inicial de 5.000 em mais de 8.000. Os blinds ainda são de 25-50 quando você recebe um par de damas. Você está sentado duas cadeiras à esquerda de nosso maníaco. Ele aumenta para 200 e você reaumenta para 600. Todo mundo desiste até o Maníaco Decidido, que paga. Ele pode pagar aqui sem nada, por várias razões. Primeiro, quer enviar a mensagem de que não vai ser facilmente amedrontado. Segundo, ele tem uma boa ideia do que você está segurando. Enfim, está confiante de que pode ser capaz de jogar melhor que você depois do flop se sua mão não melhorar. Sabe que você não vai ter ideia do que ele pode estar segurando. Por exemplo, suponha que um ás ou rei apareça no flop e ele aposte alto. E se três cartas de copas surgirem e você não tiver nenhuma?
Quando estou diante de um Maníaco Decidido, gosto de escolher uma mão com a qual eu possa isolá-lo e contra-atacar não importa quais sejam minhas cartas. Faço isso para ter algum controle e enviar uma mensagem. Atiro duas ou três vezes para que ele saiba que eu estou falando sério. A não ser que acerte uma mão forte, isso em geral vai forçá-lo a dar fold enquanto eu ainda estou permitindo que ele se preserve e mostre que não vai desistir fácil. Se eu não ganhar a mão, vai ser mais fácil para mim pegá-lo mais tarde quando eu de fato conseguir uma mão forte.
Vamos comparar isso agora com o Maníaco Ingênuo. Em torneios de buy-in baixo, você encontrará muitos jogadores loose-aggressive que realmente não têm ideia do que estão fazendo. Eles estão jogando paciência e não poker. Se tiverem um par de damas, vão forte até o fim diante de um ás ou rei no bordo e muita ação. Eles vão jogar mãos problemáticas como K-10 e não vão desistir delas se acertarem o flop. O Maníaco Ingênuo dá suas fichas aos outros. Ele é um doador em busca de quem receba.
Muito embora o Maníaco Ingênuo seja facilmente tachado de jogador ruim, você não pode derrotá-lo sem cartas. Como ele joga sem um propósito, será difícil afastá-lo de uma mão. Contra o Maníaco Ingênuo, eu gosto de isolá-lo o máximo possível desde que eu tenha uma mão de força mediana. Não gosto de blefar contra ele e não demoro muito para pegá-lo. Gosto de me dar mais oportunidade de ser o beneficiário daquele estoque do qual ele está desesperadamente tentando se livrar.
Há certa ironia em como você joga contra esses diferentes tipos de maníacos. Muitos jogadores cometem o erro de achar que precisam esperar por uma mão para derrotar o Maníaco Decidido, enquanto tentam jogar melhor que o Maníaco Ingênuo independentemente de suas cartas. De fato, o oposto geralmente também ocorre. No poker, a estratégia correta pode frequentemente não funcionar diante daqueles que não compreendem totalmente as nuances do jogo. ♠
David Apostolico é autor de vários livros de poker, incluindo “Poker e Maquiavel” e “Poker e a Arte da Guerra”. Você pode contatá-lo em thepokerwriter@aol.com.