EDIÇÃO 18 » FIQUE POR DENTRO

Card Player Pro: Raise Blefando em uma Batalha de Blinds


Dani Stern

Nessa coluna, iremos analisar uma mão que aconteceu durante uma sessão de $25-$50 no PokerStars. Meu oponente era um jogador de high-stakes que joga $25-$50 ou mais regularmente e é bastante habilidoso. Nós dois tínhamos cerca de $8.000 em nossos estoques.

A mesa rodou em fold até o small blind, que abriu raise de $150. Sempre que isso acontece, pode-se pagar do big blind com uma gama decente de mãos. Como você está fechando a ação e tem posição depois do flop, essa é uma boa oportunidade para jogar loose-aggressive. Em uma mesa com no máximo seis participantes (shorthanded) é preciso saber quando ser tight e quando mudar de marcha e jogar de forma rápida e loose.

Paguei mais $100 com K 10. O flop veio A J 8. O small blind apostou $200 e eu paguei. Fiz isso por várias razões. Primeiro, porque eu tenho uma chance razoável de ter a melhor mão. Rei raramente é a melhor mão, mas com essa ação e a textura do bordo, ela tem uma chance boa de se dar muito bem. Também posso blefar em uma street posterior se der call aqui, e há sempre a possibilidade de conseguir o nut straight.

A carta do turn foi um 3 de naipe diferente. Meu oponente atirou uma aposta de $555. Diante desse valor, não posso mais dar call. Eu paguei no flop em parte para ter a possibilidade de conseguir uma carta grátis e me aproximar do showdown ou tentar levar o pote. Posso desistir ou aumentar, se achar que consigo fazê-lo largar. Essa é uma oportunidade excelente para dar raise blefando. A razão é que há muitas mãos com as quais ele apostaria pelo valor ou como semiblefe que se tornariam “detectores de blefe” caso eu aumentasse. Isso significa que elas quase nunca derrotam qualquer mão com as quais eu aumentaria pelo valor – elas derrotam apenas mãos que eu teria que são blefes. Mesmo que ele tenha A-K e eu aumente, ele pode ter a plena certeza de que eu jamais daria raise pelo valor com uma mão pior, então resta a ele decidir se eu blefei ou não. Se ele não achar que eu estou blefando e conseguir largar uma mão tão boa quanto A-K aqui, dará fold com grande percentagem das mãos com as quais ele seguiu apostando no turn.

Decidi aumentar para $1.450. Achei que essa quantia faria com que parecesse que eu continuaria a apostar no river com um valor muito alto. Parte do valor de um semiblefe no turn é a habilidade de fazer parecer que você vai apostar de novo no river. Dessa maneira, seu oponente não apenas se depara com o aumento inicial, como também tem que considerar que pode correr o risco de se deparar com outra aposta forte. Ao blefar, é importante sempre levar em conta como a aposta será vista pela ótica do oponente. Certifique-se de que você está representando uma gama realista de mãos. Tente não blefar quando não puder representar com credibilidade uma ampla gama de mãos com valor de aumento.

Nessa jogada em específico, fiquei feliz em ver meu oponente desistir, e ganhei o pote. O raise blefando “atrasado” usado aqui pode facilmente ser usado em demasia. Eu não havia feito isso com meu oponente nenhuma vez, então não esperava que ele me colocasse em um blefe com muita freqüência nessa situação. A dinâmica que você tem com seu oponente é outro fator relevante para se decidir quando executar um blefe. Permanecer afiado e concentrado em todos esses aspectos certamente irá melhorar sua capacidade de blefar.

Para ver Dani Stern comentar e jogar essa mão, acesse Card Player Pro, o site completo de treinamento de poker online, em www.CardPlayer.com/link/ansky6




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×