EDIÇÃO 15 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Pot-Limit Omaha: O Poder do Draw Forte

Quando os estoques estão altos, os draws têm todo o poder


Jeff Hwang

Nota do editor: O que se segue é um excerto editado do livro de Jeff Hwang, “Pot-Limit Omaha Poker: The Big Play Strategy”.

O mero tamanho dos draws em Omaha tem um dramático efeito na dinâmica do jogo. Em no-limit hold’em, um jogador com duas pontas pode ficar relutante para apostar por temer sofrer um aumento de uma quantia que não pode pagar. Mas em pot-limit Omaha (PLO), a combinação entre o tamanho dos draws e as restrições da estrutura pot-limit tornam virtualmente impossível pagar caro para ficar no pote e, assim, você pode apostar com nut-straight draws de 13 cartas ou maiores sem temer um aumento.
Em resumo, você pode “apostar como se possuísse” de praticamente qualquer posição, a qualquer momento.

Embora não haja muitos blefes puros em Omaha, semiblefes têm de sobra. E, quando os estoques estão altos e o dinheiro não está todo all-in no flop, o draw tem todo o poder, em especial quando combinado com vantagem de posição. O resultado é que há ainda menos risco em PLO do que você imagina, pois os draws fortes são capazes de dar fim a muitos potes sem uma disputa, pois ocultam as odds em seu favor.
Digamos que você tenha K Q J 4 sendo o button, por exemplo. Cinco jogadores vêem o flop, que vem 10 9 5, dando a você um nut-straight draw de 13 cartas. Todo mundo pede mesa sua vez de falar e, é claro, você vai apostar o pote. Na verdade, não faz diferença para você quantos jogadores irão pagar — pois quanto mais deles houver, melhores são suas odds para tentar o draw e mais provável que alguém forme uma seqüência fraca se você acertar a sua; por outro lado, se apenas um jogador pagar, você melhora suas chances de ganhar o pote sem disputa em algum momento da mão. E, é claro, se ninguém pagar, a mão será sua de imediato.

A parte interessante é que, tecnicamente, você está por baixo em cerca de 2-1 contra um oponente com uma mão fraca como Q J 5 2, que forma um par de cincos com duas pontas para a seqüência e uma queda para flush de espadas na última carta. Mas se os estoques forem grandes e o dinheiro não estiver all-in no flop, você estará muito à frente, seja blefando e afastando seu oponente em determinado ponto da mão ou formando seu jogo até o river. Porque mesmo que ele pague tanto no flop quanto no turn com as duas pontas apenas (o que é duvidoso), seria difícil para ele pagar somente com um par de cincos quando você apostar novamente no river e ambos não acertarem a mão.

Os draws fortes às vezes têm poder mesmo quando existe ação. Digamos que um oponente aumente pré-flop e você pague com 8-7-6-5, ficando heads-up. O flop vem 10-5-4, trazendo o par do meio e um draw de 13 cartas. Seu oponente aposta, talvez segurando A-A: em geral você pode blefar para afastá-lo da mão com um aumento. Outra alternativa, com uma mão como Q-J-10-7 em um bordo contendo 9-8-2, que lhe dá um nut-straight draw de 16 cartas, você tem uma mão suficiente para fingir a trinca mais alta e aumentar quando se deparar com uma aposta: fazer isso pode lhe permitir blefar com a trinca do meio ou mais baixa ou dois pares, em particular quando os estoques estiverem altos e você estiver enfrentando um jogador competente.

Finalmente, o draw forte tem algo em seu favor que uma mão recém-montada não tem, que é valor implícito quando é formada. Se o draw não bater, o jogador que o segura não paga uma aposta final; mas quando o draw se concretiza, aquele que o segura pode conseguir uma aposta ou mais do jogador com a mão previamente "pronta".

A questão é que, quando se conectam, draws fortes são algumas das mãos mais poderosas do jogo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×