EDIÇÃO 15 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Como Suited Connectors Lhe Custam Dinheiro

Eles são jogados com muita freqüência


Ed Miller

Você está jogando no-limit hold’em de $1-$2 em seu clube local. A mesa roda em fold até você, que entra de limp com 9 7 em posição intermediária,. Outro jogador desiste, e então alguém com um estoque de cerca de $150 aumenta para $10. Todo mundo desiste até você, que paga, sedento para ver o que o flop trará.

Essa história lhe soa familiar? Em caso afirmativo, eu temo ser aquele que lhe trará más notícias. Cartas conexas de mesmo naipe lhe custam dinheiro!

A maioria dos jogadores joga com suited connectors muito freqüentemente... e conexas não tão do mesmo naipe... e do mesmo naipe não tão conexas. Podemos ficar propensos a jogar com quaisquer dessas mãos se estivermos ansiosos para ver alguma ação.

Às vezes suited connectors são bons de se jogar, mas nem sempre é esse o caso, então vale a pena saber quando é propício. Eles são bons de se jogar se seu plano básico com elas for achar uma oportunidade para roubar o pote. Se estiver pensando: “Vou ter sorte, me dar bem no flop e tirar o dinheiro desses idiotas”, eu acho que você está cometendo dois erros. Primeiro, está superestimando a freqüência com que o flop lhe beneficiará muito. É muito pouco provável que ele lhe dê dois pares ou melhor, o que significa que, na maioria das vezes, "se beneficiar muito com o flop" significará conseguir uma queda. Draws podem ser boas mãos, mas muito do valor deles advém da eqüidade de roubar potes.

Segundo, você está superestimando o quanto irá ganhar em média quando o bordo lhe der algo muito bom. Digamos que você tenha 6 5, por exemplo, e o flop traga K J 7. Esse é um flop decente, mas não excelente. Por quê? Porque todo mundo e mais alguém vai perceber se uma terceira carta de copas surgir, e todos ficarão cautelosos, de modo que você raramente irá ganhar um pote monstro acertando um flush. E quando jogar em um grande pote, freqüentemente poderá se deparar com um flush maior. Suas chances de ganhar um grande pote em geral aumentam se você formar uma seqüência em vez de um flush.

A conclusão é que mãos com cartas pequenas (excluindo pares baixos na mão) não são tão bons para ganhar grandes potes. Obviamente elas puxarão potes enormes de vez em quando, mas A-K ganha potes enormes às vezes também. Quando você joga uma mão com cartas baixas, deve pensar: “Talvez eles me deixem entrar no pote e depois roubá-lo”.

Eu jogos muitas mãos no button. Eu evito coisas como J-4, mas em geral jogo com mãos como T8o ou 63s. Eu dou raise pré-flop com elas. Às vezes eu até pago um raise com elas (geralmente apenas se quem aumentou for o único jogador no pote, e seja alguém que eu creia que possa controlar). Meu plano é tentar achar uma oportunidade para roubar o pote pós-flop. Talvez seja simples como aumentar pré-flop, apostar no flop e ganhar. Talvez seja um roubo mais complicado que dependa da leitura de fraquezas. Talvez o flop me dê um draw e eu tente um grande semiblefe. Estar no button dá flexibilidade e me permite formular novos planos ao longo da mão. Mas a maioria dos potes que eu puxo quando jogo com essas mãos, ganho fazendo steal, não conseguindo uma grande mão.

De fato, quando eu acidentalmente acerto um monstro com uma das mãos fracas, geralmente acabo "roubando" o pote do mesmo jeito. Quanto mais o bordo me beneficiar, menos provável é que ele beneficie meu oponente também. Você não pode ganhar um grande pote sem a cooperação de seu oponente.

Eu não toco em nenhuma dessas mãos quando estou fora de posição. E embora 98s seja melhor do que T8o ou 63s, não é tão melhor. Eu geralmente também não jogo com 98s fora de posição. É mais difícil roubar um pote quando você não tem posição. É mais difícil jogar com seu draw quando você não tem posição. É mais difícil ganhar um pote grande quando você não tem posição. Você não ganha dinheiro jogando fora de posição. É simples assim.

Vamos voltar à mão com a qual iniciei esse coluna. Você entra de limp com 97s, um jogador com posição e um estoque de $150 aumenta para $10 e você paga. Essa é uma péssima situação para 9-7 de mesmo naipe. Você está fora de posição, então será difícil roubar o pote. Se por acaso flopar algo, na maioria das vezes não terá nada mais do que um fraco par do meio ou mais baixo. Se flopar uma queda para flush, será pequena, e que pode fazer com que você perca muito para um flush maior. E mesmo que você por acaso acerte uma grande mão e seja pago, ganhará apenas $150 com um investimento de $10. Essa é uma quantia decente, mas não é suficiente para compensar todas as perdas médias e pequenas. Quando você descarta as esperanças e sonhos de flushes e seqüências, tudo que lhe resta é uma mão medíocre fora de posição.

Então, o que se deve fazer com 9 7 em posição intermediária? Eu largaria na primeira oportunidade. Se alguma coisa acontecesse e eu atirasse $2 na primeira rodada, eu definitivamente daria fold diante de um aumento. E então esperaria que o button voltasse para mim antes de pensar novamente em jogar com esses suited connectors pequenos.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×