EDIÇÃO 13 » FIQUE POR DENTRO

Combate Mano a Mano: O Raciocínio Profundo de Dan ‘Rekrul’ Schreiber Percebe um Blefe no River


Craig Tapscott

Quer estudar mãos reais de poker com os mais talentosos jogadores da Internet? Nesta série, a Card Player oferece análise de mãos com os maiores talentos do poker online.


Dois jogadores entram de limp por $20 e Rekrul aumenta para $120 de posição final com Q 9. O small blind paga, um limper desiste e o outro paga.

Flop: K76 (pote de $400)
Villain1 (small blind) e Villain2 pedem mesa.

Craig Tapscott: Eu entendo a punição aos limpers, mas e agora? Você faz uma continuation-bet automática nessa situação?

Dan “Rekrul” Schreiber: No poker ao vivo, você em geral deve ter mais cuidado com a freqüência dessa c-bet, e com certeza deve tomar cuidado com a textura do bordo, especialmente se você for o tipo de jogador que não gosta de atirar mais de uma vez quando blefa (o que o torna um mau jogador). Esse é um flop perfeito para se apostar, pois é provável que eles estejam jogando com cartas baixas ou pares pequenos.
Eu posso facilmente fingir o rei e levar o pote.

Rekrul aposta $320. Vilão 1 paga. Vilão 2 desiste.

CT: Qual é seu plano agora?

DS:
Bem, alguém pode achar que essa não é uma situação ideal, já que eu tenho uma dama e esse cara não parece querer ir embora. Mas a gama de mãos dele talvez inclua um par fraco, com o qual ele está tentando conseguir dois pares ou uma trinca, ou vários straight draws diferentes. É possível que ele tenha um rei fraco com outra carta de mesmo naipe, uma trinca, ou esteja fazendo slowplay com dois pares.

CT: Que cartas podem lhe ajudar a fazer dar certo?

DS:
Se a carta do turn for um ás, rei, valete, 6, 7 ou 2, eu posso atirar uma segunda aposta de mais ou menos $800 e ele certamente irá desistir. As cartas que eu não quero ver aqui são 3, 4, 5, 8, 9 ou 10, pois todas essas possivelmente podem dar a ele dois pares ou uma seqüência.

Turn: A ($1.040)

DS: É a melhor carta possível para mim no turn, pois na rara hipótese de ele realmente ter um rei, irá desistir agora, achando que eu estava fazendo uma continuation-bet no flop com um ás e tive sorte de acertar. Eu estou aqui esperando ele pedir mesa para que eu possa apostar e levar o pote, quando ele de repente…

Vilão 1 aposta $600.

DS: O que ele está tentando representar? É uma carta muito estranha para se apostar quando fui eu quem aumentou pré-flop. Se ele tivesse um rei, certamente pediria mesa: é impossível que ele tenha apenas o ás. Se tivesse, pediria mesa na esperança de me pegar blefando. Portanto, a mão dele foi reduzida a três possibilidades: (1) um straight draw como 5-4 ou 9-8, tentando levar o pote agora porque não montou; (2) A-6 ou A-7, uma mão que acabou de formar dois pares; ou (3) apostando com uma trinca, esperando que eu tenha acertado o ás, e tentando ser pago.

CT: Não é impossível que ele tenha A-A ou K-K e tenha tentado armar contra você pré-flop?

DS:
A-K, A-A e K-K estão todas descartadas porque ele apenas pagou fora de posição com outros jogadores na mão. Ele certamente teria aumentado pré-flop se tivesse alguma dessas mãos.

CT: OK. Quais são as opções que você considerou?

DS:
Eu não gostaria de largar, especialmente quando acho que alguém está fraco. Se eu for all-in, ele vai pagar se tiver dois pares ou uma trinca, e desistirá se tiver um straight draw. Então, empurrar não é uma boa. Se eu apenas pagar, vai parecer que tenho uma grande mão e estou me preparando para levar o pote no river se ele tiver uma mão muito fraca. Além disso, estou me dando espaço para dar fold se ele tiver algo bom.

CT: Alguma outra hipótese?

DS:
O único problema com isso é que eu também estou dando espaço a ele para empurrar all-in blefando no river e levar o pote. Eu tenho apenas uma dama. Outro problema é que, se ele tiver um straight draw, estou dando a ele a chance de formá-lo ou mesmo de conseguir um par, o que derrota minha dama. Mas eu tenho posição, aumentei pré-flop e o bordo faz parecer que eu me beneficiei. Então, eu tenho o poder.

Mas eu vou empurrar no river se ele pedir mesa, assim ele terá de largar seu par se conseguir. Portanto, eu estou impossibilitado de melhorar ou contra oito outs. Se eu tivesse uma leitura melhor do cara, teria decidido exatamente o que achava que ele tinha e empurraria all-in ou desistiria.

Eu não estou tentando parecer esperto dizendo que joguei um grande pote com uma dama, mas acho que essa mão demonstra muitas coisas fundamentais sobre a intricada natureza do poker em cada street. Então é 50-50, ou eu ganho o pote ou perco. Há $1.040 no pote e ele está apostando $600. Isso dá quase 3-1 sobre meu dinheiro, e se eu estiver errado... e daí? Eu vou aprender algo sobre o estilo desse cara que me vai me possibilitar lucrar no futuro. E ele vai achar que eu sou um louco idiota que paga com uma dama, então há muitos fatores para além do jogo aqui também.

Rekrul paga $600.
River: K (pote de $2.240)
Vilão 1 empurra all-in com $1,035.

CT: Opa. Isso não pode ser bom.

DS:
Uau! Eu acabei de deixar ele me dominar! Hmm… talvez não. Esse river limita a gama de mãos dele ainda mais. Se ele tiver mesmo 7-6, A-6 ou A-7, essa é a pior carta do river possível para ele, pois vai encobrir sua mão. Empurrar aqui com A-7 ou A-6 é absolutamente horrível, em particular porque esse cara não sabe como eu jogo. Se ele empurra, mãos que o derrotam vão pagar, e eu descartarei as mãos que ele derrota (em regra). Mas 99% dos jogadores ao vivo pedem mesa com A-6 ou A-7 nessa situação, e o 1% que empurra é composto de idiotas ou gênios que perceberam que eu tenho apenas uma dama e estão empurrando pelo valor [risos].

CT: Então, com que mãos ele pode empurrar aqui?

DS:
A gama dele para empurrar pode ser de duas vertentes: (1) um blefe com 5-4, 9-8, 10-9 e assim por diante — straight draws não-formados; e (2) uma trinca que acabou de se tornar um full house. Mas o fato de apenas duas trincas serem possíveis com esse bordo (6-6 e 7-7) torna isso um pouco menos provável.

CT: Algum outro fator/leitura veio à sua mente, embora você tenha acabado de se sentar nessa mesa?

DS:
Para ser honesto, eu não tinha certeza do que ele tinha. Eu ainda achava que podia ser tanto um blefe quanto um monstro. Outro fator que contribuiu foi o fato de ele ter uma belíssima namorada ou esposa de bobeira por lá, o que significava que ele era rico e não temia dinheiro. Quando as pessoas não têm medo de dinheiro, elas criam coragem e jogam um poker adequado e talentoso com blefes. Havia $2.240 no pote e ele apostou pouco mais de $1.000. Eu tinha odds de mais de 3-1, o que é mais do que necessário para dar call nessa situação. Eu paguei depois de pensar durante cinco segundos, e ele imediatamente descartou sua mão (o que significou que ele tinha um straight draw que não bateu). Eu mostrei Q-9 e todo mundo ficou de queixo porque eu achava que tinha sido uma situação simples.

Rekrul ganha o pote de $4.310.

Daniel Schreiber é um dos mais temidos jogadores de high-stakes cash-game online e ao vivo. Em 2007, ganhou seu primeiro bracelete da World Series of Poker ao vencer o evento Heads-up no-limit hold’em de $5.000, levando $425.594.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×