Eu sou um profissional de multi-table tournaments e forneço vídeos de treinamento para o Card Player Pro, produzido pela PokerSavvy Plus. Nesta coluna, irei discutir um importante conceito que acredito que muitos jogadores de torneio abordam de modo incorreto: gerenciamento de bankroll.
O gerenciamento de bankroll em um MTT pode ser um tópico desconfortável, devido ao grande número de concepções erradas. Existem regras fixas para cash games, mas, devido às variações entre os eventos e aos pagamentos muito altos, fica mais difícil definir o que é mais apropriado.
Muitas pessoas que são bem-conhecidas no circuito de torneios não possuem um bankroll adequado. Nesse ponto, o consenso geral é que você precisa ter na faixa de 100 vezes seu buy-in médio para jogar seriamente um MTT (isto é, se você computar um grande volume de jogo ou fizer deles o destino principal de sua renda). Portanto, se você espera jogar em eventos ao vivo por nada menos que $10,000, deve ter um bankroll de pelo menos $1 milhão e, considerando as despesas associadas a jogar nesses torneios, o número real é consideravelmente maior.
Jogos online são mais fáceis de se computar porque não possuem custos adicionais. Se você estiver jogando em uma gama de buy-ins online variável, pode descobrir seu “buy-in médio” buscando seu nome em www.officialpokerrankings.com. Usar esse conceito lhe permite jogar razoavelmente em torneios com buy-ins que são um pouco maiores do que você costuma jogar. Por exemplo, se seu buy-in médio for de $50 com um bankroll de $5,000, e você quiser jogar no Sunday Million todo fim de semana, não há problema ou risco adicional algum nisso. Entenda, porém, que torneios com muitos inscritos trazem um maior grau de variação, então, se a maioria dos torneios que você joga tem mais de 1.000 participantes, deve-se aumentar um pouco o valor de 100 vezes seu buy-in médio, já que suas melhores colocações serão bem menos freqüentes.
A maior porção de meu bankroll que eu ficaria confortável vendo comprometido a um torneio seria de 5%, mas alguns jogadores gostam de arriscar mais do que eu. Contudo, a maior parte das pessoas não compreende quão importante é o gerenciamento de bankroll no poker. Nós ouvimos com freqüência sobre aqueles que tentaram a sorte e se deram bem, mas, para cada um deles, há centenas, se não milhares, que fizeram a mesma coisa e gastaram uma fatia considerável de seu bankroll quando foram eliminados. Se você quiser chegar ao alto escalão dos MTT, é mais importante incorporar volume, aumentar sua habilidade e construir um bankroll lentamente do que correr muitos riscos, na esperança de subir alto e depressa.
Por fim, se você tiver sorte suficiente para ganhar uma vaga no Main Event da WSOP em um satélite, e tiver a opção de tirar os $10.000 quando não tiver dinheiro suficiente, prefira o dinheiro, a não ser que haja um grande valor sentimental ou enquanto experiência para você. Eu posso lhe assegurar que, na maioria das vezes, quando a poeira do Evento Principal baixar, você vai preferir ter ficado com os $10.000 e os adicionado ao seu bankroll para aumentar a flexibilidade, ou gastá-los em alguma coisa útil. A outra opção se você ganhar uma vaga é vender grande parte de sua ação, o que, se você encontrar compradores, nunca é uma má idéia. ♠
Para assistir a vídeos de treinamento MTT de Tony “Bond18” Dunst, acesse o site completo de treinamento online de poker, em www.CardPlayer.com/pro