EDIÇÃO 103 » MISCELÂNEA

Explicando Poker como se eu tivesse cinco: Delayed Continuation Bet


Equipe Card Player
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: DELAYED CONTINUATION BET
 
Tamém conhecido como delayed c-bet, em bom português, seria uma “c-bet tardia”. Ela ocorre quando o agressor pré-flop opta por não fazer a c-bet tradicional, apostando no flop, mas aposta nas streets posteriores, geralmente, para enganara o adversário.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO ANOS
Quando você aumenta pré-flop e é pago, você prefere pedir mesa no flop e apostar no turn ou no river.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
Falando cruamente, digamos que um jogador aumenta pré-flop e é pago por um outro com 9-9. O flop vem A-8-4, o jogador com 9-9 pede mesa, aquele que aumentou aposta e puxa o pote. No ABC do poker, o cara que apostou provavelmente tem o Ás, certo? 
 
Mas com o passar dos anos, vários jogadores perceberam que para vencer o pote não era necessário ter o Ás. Eles poderiam fazer c-bets padrão e fazer os Noves desistirem, mesmo segurando uma mão como K-Q. O resultado é que a c-bet caiu no lugar comum, com o agressor fazendo acertando o flop ou não. Era uma jogada com expectativa positiva, ou seja, no longo prazo, lucrativa.
 
No entanto, os jogadores começaram a se ajustar. Sabendo que duas cartas não pareadas só acertam o flop 33% das vezes, cerca de 67% das vezes a c-bet seria um blefe. E se eles estão blefando tanto, isso os torna exploráveis. 
 
Esse é um dos motivos que levaram os jogadores a preferirem a delayed c-bet. Se você aumenta pré-flop com K-Q e o big blind paga com 9-9, fazer uma c-bet no bordo A-8-4 pode até funcionar, mas se seu oponente é bom, ele vai pagar ou até mesmo dar raise, colocando-o em uma situação difícil. Em vez disso, você pode esperar seu adversário pedir mesa no turn e então apostar.
 
Não apenas seu adversário irá pensar que a delayed c-bet é forte, mas ao pedir mesa duas vezes, o range de mãos dele fica ainda mais restrito, dificultando assim representar uma mão forte.
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×